sexta-feira, 5 de junho de 2009

Uma nova régua para medir valores e riquezas dos países

por Lucas Toyama
Uma sociedade que utiliza a bússola errada não se encontrará nunca. Foi essa a metáfora utilizada por Anne Louette, idealizadora e organizadora de “Compêndio de Indicadores de Sustentabilidade de Nações”, para defender sua tese de que o PIB (Produto Interno Bruto) obsolesceu e não deveria ser utilizado como indicador. O PIB é a soma de todas os bens e serviços que são gerados numa região, de acordo com seu valor monetário.“O PIB não computa aspectos importantíssimos, como os sócio-ambientais. Estamos medindo de forma errada e, portanto, refletindo de maneira equivocada”, afirmou a pesquisadora durante o lançamento da obra, no dia 2 de junho, em São Paulo.
O projeto foi concebido para dar algumas respostas a essa inquietação. Ele contempla um amplo espectro, identificando novos modelos, métricas, indicadores e metodologias (são 25 ao total, veja lista em Box) empregados nessa mudança de paradigma que se faz necessária, visando à gestão das sociedades humanas para uma sustentabilidade de longo prazo. O BIP 40 – Baromêtre des Inegalités et de la Pauvreté -, por exemplo, contempla seis dimensões para medir a riqueza de uma nação: emprego e trabalho; renda; saúde; educação; moradia; e justiça.
“A proposta é apresentar padrões sustentáveis de desenvolvimento que considerem aspectos ambientais, econômicos, sociais, éticos e culturais”, diz Anne. “Esses novos indicadores devem medir o que faz a vida valer a pena de ser vivida”, complementa.
Esse prazer pela vida, continua, certamente está relacionado a muito outros aspectos além do econômico. Afinal, o crescimento econômico está alinhado com o bem estar até certo ponto. Depois dele, inicia-se um projeto antropofágico consubstanciado pela perda de qualidade de vida, poluição, desmatamento, estresse, trânsito entre tantos outros obstáculos enfrentados diariamente por aqueles que auxiliam a roda da economia girar indiscriminadamente. Assim, cria-se a certeza de que é urgente questionar a legitimidade da afirmação de que o crescimento produtivo amplia o consumo que, por sua vez, eleva o sentimento de felicidade das pessoas.
Aliás, as pessoas estão felizes? Para tentar responder a essa questão, foi criado o FIB (Felicidade Interna Bruta), índice que abarca nove dimensões como bem estar psicológico, uso de tempo, vitalidade da comunidade, cultura, saúde, educação, diversidade do meio ambiente, padrão de vida e governança. “Saber medir felicidade é tarefa difícil, mas fundamental para que possamos gerenciá-la”, diz Anne.
Insanidade mental
Para Ladislau Dowbor, doutor em ciências econômicas, é inacreditável legitimar um indicador que acena positivamente quando se aumenta o consumo de gás carbônico, amplia-se o consumo de papel, contamina-se a água, intensificam-se as desigualdades sociais. “Crescer por crescer é a lógica das células cancerígenas”, afirma. Para ele, o PIB é insuficiente e tecnicamente absurdo por se elevar de forma diretamente proporcional ao crescimento da destruição. “Uma árvore em pé não diz nada para o PIB, mas uma árvore derrubada significa que a economia está aquecida. Por outro lado, o PIB reduz quando diminui o consumo e fabricação de medicamentos”, exemplifica. Ou seja, por essa ótica, o PIB estaria comprometido, apesar de a sociedade estar mais saudável.
O economista mostra-se preocupado com a resolução dessas questões porque dois terços da população não tem voz. A parcela que tem endossa o paradigma atual e não apresenta disposição para reverter a sangria da natureza, o adoecimento das pessoas e as inesgotáveis fontes de problemas que serão herdados pelas próximas gerações. Existe loucura maior que essa?
Sociedade atrofiada
As pessoas não imaginam mais, não sonham mais, têm medo e perderam a criatividade. No entanto, produzem como nunca. Não pensam, mas dão resultados. É isso realmente que se deseja?
Esse é o principal questionamento de Rosa Alegria, futurista e pesquisadora de tendências. “A civilização carece de sentido. Há um claro conflito entre a inteligência humana e a destruição que dela deriva. Criamos tudo, mas estamos infelizes. Para que tudo isso?”, indaga.
Rosa defende que, no mundo organizacional, programas de qualidade de vida serão inócuos se não vierem acompanhados de uma completa reconfiguração de mentes. O ser humano precisa ser visto de maneira integral. Só em sua integralidade é que ele pode ser feliz. “Para isso, ao conceito do triple bottom line, além das esferas econômica, social e ambiental é preciso adicionar uma quarta dimensão, que dê conta de mensurar o bem estar e a felicidade do ser humano”, diz.
Época de mudanças ou mudança de época?
A humanidade atravessa um momento de alterações substanciais. Trata-se de uma mudança em que a centralidade da vida, que esteve focada no material e tangível, deslocou-se para o intangível. E então, atributos como conhecimento, cultura e criatividade ganham importância dentro desse cenário. “Diferentemente da água, por exemplo, esses recursos intangíveis não apenas não se esgotam, somo são os únicos que se renovam e se multiplicam com o uso”, afirma Lala Deheinzelin, especialista em Economia Criativa. “Se eu divido com você uma maçã, temos metade cada. Se divido com você meu conhecimento, temos o triplo: o meu, o seu e o aquele que resultou dessa interação”, exemplifica.
Segundo Lala, numa perspectiva histórica, é bem capaz que, lá na frente, as pessoas olhem para os períodos atuais e questionem a loucura que está tudo por aqui, mais ou menos da mesma forma que, hoje, olha-se para os tempos da Inquisição e não se entendem exatamente as regras que regiam aquele momento. “É urgente que se pare e observe o que está acontecendo”, diz.
A artista defende que a mudança de paradigma, do tangível para o intangível, constituindo, assim, a chamada Economia Criativa, deve se dar por um motivo claro. A estrutura atual, alicerçada no tangível, é finita, inelástica. Ao se basear na quantidade, prioriza a escassez e cria um ambiente de disputa. O modelo que emerge do conhecimento, da cultura e da criatividade, por sua vez, trabalha com o intangível, recurso infinito e, portanto, elástico. Ao privilegiar a qualidade, em detrimento da quantidade, possibilita a economia da abundância, estimulando a cooperação, e não a destruição maciça.
Lala explica ainda que a Economia Criativa olha para o desenvolvimento segundo um conceito que difere substancialmente do de crescimento econômico. Ela contempla a multidisciplinaridade, integra a macroeconomia de escala com a microeconomia de nicho, gera mercado e inclusão social, possui forte interface com o terceiro setor e com a economia solidária e utiliza intensa e democraticamente a tecnologia.
“É necessário que seja colocados em prática indicadores que de fato mereçam esse nome, por incluírem as riquezas e a diversidade natural e cultural; os pilares das relações profissionais e pessoais: ética autoestima, solidariedade e confiança; e fatores que garantam qualidade de vida num sentido mais amplo”, diz. Só assim, continua, o homem parará de medir litros com régua.
Confira a lista dos 25 indicadores e índices de sustentabilidade de nações que compõem o compêndio.
1. Os princípios de Bellagio
2. IDH + IPH + IDG + MPG
3. GNH – Gross National Happiness
4. BIP 40 – Baromêtre des Inegalités et de la Pauvreté
5. BCN – Balanço Contábil das Nações
6. BS – Barometer os Sustainability
7. Calvert-Henderson Quality of Life Indicators
8. DNA Brasil
9. DS – Dashboard of Sustainability
10. EF – Ecological Footprint
11. EPI – Environmental Performance Index
12. ESI – Environmental Sustainability Index
13. EVI – Environmental Vulnerability Index
14. GPI – Genuine Progress Indicator (IPR)
15. GSI – World Bank’s Genuine Saving Indicator
16. HPI – Happy Planet Index
17. IDS – Indicadores de Desenvolvimento Sustentável IBGE
18. IEWB – Index of Economic Well-being
19. IPRS – Índice Paulista de RS
20. Isew – Index os Sustainable Economic Welfare
21. ISH – Index Social Health
22. LPI – Living Planet Index
23. RCI – Responsible Competitiveness Index
24. SF – Social Footprint
25. WN – The Well-being of Nations
fonte:http://www.canalrh.com.br/Mundos/treinamento_artigo.asp?ace_news={21C574DB-4201-437C-8538-64FCDA264

Coca-Cola apresenta balanço sustentável

Agência Estado
O Sistema Coca-Cola Brasil comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, apresentando o balanço das atividades desenvolvidas no campo da sustentabilidade, alinhadas com a plataforma Viva Positivamente. A plataforma reúne princípios, valores e áreas de atuação prioritárias para que a operação do Sistema Coca-Cola Brasil continue avançando de forma sustentável.

Um dos destaques, segundo a empresa, é o uso eficiente e racional da água. Hoje, o sistema Coca-Cola Brasil utiliza 2,08 litros de água para cada litro de bebida produzido, incluindo o litro que vai dentro da embalagem, um dos melhores índices da indústria do mundo. O Sistema Coca-Cola Brasil segue uma política mundial para recursos hídricos baseada em três "Rs": Reduzir a água usada na produção de bebidas; Reciclar essa água; e Reabastecer as comunidades e a natureza.
Nos 16 fabricantes de Coca-Cola no Brasil, além de Minute Maid Mais, Del Valle e Leão Junior, o Programa Água Limpa trata, entre outras coisas, da qualidade da água que é devolvida à natureza pelos fabricantes e da economia na utilização desse bem cada vez mais escasso no planeta.
Outra ação importante, segundo o balanço da empresa, é a construção de "fábricas verdes". Em 2008, foram iniciados dois empreendimentos nessa linha: uma fábrica da Leão Junior na Grande Curitiba e outra de fabricação de refrigerantes em Maceió. Os edifícios e os equipamentos dessas unidades utilizarão com a máxima eficiência recursos naturais, como ventilação, luminosidade, terreno e água, resultando em prédios inteligentes e sustentáveis. (Agência Envolverde)

Você sabe como descartar o óleo de cozinha usado

Hoje conversaremos um pouco sobre um tema importante: O que fazer com o óleo que sobra?Por falta de conhecimento, muita gente descarta o óleo de cozinha usado na pia, no ralo, e até no vaso sanitário. A questão é que independente do local onde esteja sendo descartado, isso em breve provocará no mínimo um entupimento, enfim, é dor de cabeça na certa.
Bife à milanesa, pastel, batata frita... São muitas as frituras gostosas que vão à mesa de nossa família. O resultado é que, na maioria das vezes, o produto é jogado na pia, no ralo, ou mesmo no lixo comum, como todo mundo sabe e vê.
Esse despejo indevido de óleo na rede de esgotos ou nos lixões custa caro: contamina a água e o solo e facilita a ocorrência de enchentes.
Segundo especialistas, quando o óleo segue para a rede de esgotos, encarece o tratamento dos resíduos em até 45%.
Mas o que fazer então? A melhor alternativa é procurar alguma empresa ou entidade que reaproveite o produto. Nesse caso, basta armazenar o óleo já frio em uma garrafa PET ou qualquer outro frasco com tampa e fazer a doação. Não é necessário coar.
Esse óleo usado é transformado em resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais, biodiesel, produtos de agropecuária e matéria-prima para fabricação de outros produtos.
Quando jogado diretamente na pia ou no vaso sanitário, além de ir parar diretamente nos rios e nos mares, o óleo pode entupir as tubulações de sua casa ou da rede publica. Cada litro de óleo contamina até 20 mil litros de água. São fatores que encarecem o tratamento da água para o consumo humano.
Prejuízos do óleo de fritura ao meio ambiente:
• Impermeabilização do solo, contribuindo para aumento de enchentes;
• Prejuízo à oxigenação da água dos rios, causando danos à fauna aquática;
• Mau cheiro e poluição;
• Entupimento das tubulações.
Para evitar que o óleo de cozinha usado seja lançado na rede de esgoto, várias cidades em todo o Brasil têm criado métodos de reciclagem.
Veja a seg24) Visconde do Herval – Rua Visconde do Herval, 945.
Postos com horários diversificados:
25) Sede do DMLU
Avenida Azenha, 631, Bairro Azenha
Atendimento: Segunda - Sexta: 8h às 18h
26) Comando Ambiental da Brigada Militar
Avenida Bento Gonçalves, 3.850, Bairro Partenon
Atendimento: todos os dias da semana, inclusive, domingos e feriados: 8h às 20h
27) Departamento de Esgotos Pluviais - DEP
Rua Washington Luís, 215, Bairro Centro
Atendimento: Segunda - Sexta: 8h às 18h
28) Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Monte Cristo
Rua Carlos Superti, 84 - Bairro Vila Nova
Atendimento: Segunda - Sexta
Horário: 7h30min às 12h e 13h30min às 22h
29) Escola Estadual de Ensino Fundamental Paulina Moresco
Rua Thomé de Souza, 160 - Bairro Campo Novo
Atendimento: Segunda - Sexta: 8h às 17h
30) Instituto São Judas Tadeu
Rua Dom Diogo de Souza, 100 - Bairro Cristo Redentor
Atendimento: Segunda - Sexta
Horário: 7h30min às 12h e 13h30min às 18h
31) Secretaria Municipal de Obras e Viação
Avenida Borges de Medeiros, 2244 - Bairro Cidade Baixa
Atendimento: Segunda - Sexta
Horário: 8h30min às 12h e 14h às 17h
32) FASC - Centro Regional Norte
Rua Paulo Gomes de Oliveira, 200 - Bairro:Sarandi
Atendimento: Segunda - Sexta
Horário: 8h às 12h e 13h às 17h
33) FASC - Módulo Farrapos
Rua Maria Trindade, 115- Bairro:Navegantes
Atendimento: Segunda - Sexta-feira
Horário: 9h às 17h30 min
Sudeste
Espírito Santo Cariacica Politintas
Rod BR 262, Km 4 – Campo Grande (27) 3246-3201 falecom1@politintas.com.br
Guarapari Politintas
Av Gov Jones dos Santos Neves, 2964, loja 1, Muquiçaba (27) 3221-2222 falecom7@politintas.com.br
Vila Velha Politintas
Avenida Carlos Lindenberg, 2340 - Lojas 12 e 13 (27) 3340-5711 falecom2@politintas.com.br
Vila Velha Politintas
Rua Luciano das Neves, 1152 – Centro (27) 3289-1200 falecom5@politintas.com.br
Serra Politintas
Rua São José, 304 – Jardim Limoeiro (27) 3228-3499 falecom3@politintas.com.br
Vitória Politintas
Avenida Leitão da Silva, 931 – Gurigica (27) 3325-4541 falecom4@politintas.com.br

Minas Gerais ViçosaRebusca - Ação Social Evangélica Viçosense Av. P. H. Rolfs, 275

centro (31) 3891 3307

Rio de Janeiro Volta Redonda Prefeitura de Volta Redonda (Programa Ecoóleo) Rua Vereador Francisco Evangelista Delgado, 1355 – São Cristóvão (24) 3339-4226 http://www.portalvr.com/projetos/ecooleo.php Rio de Janeiro e Grande Rio

Disque-Óleo (21) 2260 3326 contato@disqueoleo.com.br Rio de Janeiro Secretaria de Meio Ambiente do Rio / Refinaria Manguinhos/ UFRJ Cidade Universitária (21) 2598-9242 (informações sobre outros postos na cidade) prove.rj@gmail.com www.ambiente.rj.gov.br/pages/sup_clim_carb/carbono_projetos/carbono_proj_prove.html JW Dias Comércio de Óleo Vegetal e Gordura R Sta Hilaire, 26 - Bonsucesso (21) 2290-5517 Maricá Instituto Ambiental Reciclar Rua 116, lote 4 quadra 163 - Cordeirinho (21) 2648-3758iar.org.br São Paulo Grande São Paulo Biobrás Rua Cel. Souza Franco, 240 - sala 6 (Mogi das Cruzes) (11) 4799-8199 www.biobras.org.br ONG Trevo (11) 3531-2116 / 6161-3867 www.trevo.org.br São Paulo e ABCD Instituto Lótus (11)3499-7384 www.oleodafraternidade.org.br

Instituto Triângulo Rua João Ribeiro, 348, Campestre - Santo André (11) 4991-1112 www.triangulo.org.br São Paulo Instituto Viva Melhor de Responsabilidade Socioambiental do Hospital Bandeirantes. - Hospital Bandeirantes (prédio administrativo): Rua Galvão Bueno, 430. - Associação Comercial de SP: Rua Galvão Bueno, 83. - Associação Cultural e Assistencial da Liberdade: Avenida Liberdade, 365. - Fundação Orsa: Rua Barão de Iguape, 900. (11) 3345-2260 Parque Municipal São Domingos Rua Pedro Sernagiotti, 125 - Parque São Domingos (11) 3831-7083 Pão de Açúcar Borba Gato Av. Santo Amaro, 5460 Pão de açúcar Brooklin Av. Santo Amaro, 3271 Pão de Açúcar Ricardo Jafet Rua Prof. Serafim Orlandi, 299 Pão de Açúcar Carneiro da Cunha Rua Carneiro da Cunha, s/nº Pão de Açúcar Portal Rua Marechal Hastinfilo de Moura, 30 Pão de Açúcar Real Parque Av. Major Sylvio de Magalhães Padilha, 13000 Pão de Açúcar Pedroso Rua Pedroso, 215 Pão de Açúcar Santo AmaroAv. Santo Amaro, 4530 0800-7-732-732 http://www.grupopaodeacucar.com.br/meioambiente/default_area.asp?idNoticia=6655&cod_area=13

Associação Nossa Escola Rua Marques de Praia Grande, 115 - Vila Prudente (11) 6965-9259 www.anossaescola.org.br Santos Federação Bandeirante do Brasil - Núcleo Santos Rua Jurubatuba, 157 http://movimentobandeirante.blogspot.com/ São Vicente Secretaria de Saúde São Vicente Rua Martim Afonso, 214 - Centro (13) 3569-5700 Prefeitura Municipal de São Vicente Todas as creches e escolas municipais http://www.saovicente.sp.gov.br Indaiatuba Prefeitura de Indaiatuba (Projeto Biodiesel Urbano) 0800 7722195 www.indaiatuba.sp.gov.br Campinas Cidade dos Meninos / Apro-Cima Praça XV de Novembro, 18 Cambuí Rua Regente Feijó, 1483 (19) 3201-3020 www.cidadedosmeninos-sp.org.br Santana do Parnaíba Avemare (Associação Vila Esperança de Materiais Recicláveis) / Instituto Tamboré Rua João Santana Leite, 417 (11) 4154-4190 contato@avemare.org.br Diadema BIOAUTO IND;COM Av. Álvares Cabral, 680 (11) 4043-2125 www.bioauto.com.br São José do Rio Preto Microlins Franchising Rua Antônio de Godoy, 3277 - Centro (17) 3212 1530 Santo André COOP Av. Industrial, 2001 - Bairro Campestre http://www.coop-sp.com.br

Sorocaba COOP Rua Padre Madureira, 255 - Bairro Árvore Grande http://www.coop-sp.com.br COOP Av. Itavuvu, 3799 - Bairro Itavuvu http://www.coop-sp.com.br Lorena Semear (Secretaria do Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Social) todas as escolas municipais;Centro Unisal; Colégio São Joaquim; a FATEA; EEL-USP; ACIAL; Associação dos Engenheiros; Obelix Distribuidora de Água (12) 31853518 http://www.lorena.sp.gov.br/semear/noticia.php?acao=1&id=1236 Itapecerica ADRA – Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais Rua Felipe Carrillo Puerto, 96 - Próximo à 47ª Distrito Policial na Estrada de Itapecerica. (11) 5823-4993 Pirassununga FOCINHOS & CIA PET SHOP / Lirium R. José Bonifácio, 1540 Bairro do Rosário (19) 3562-6767 Aparecida Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Aparecida e APAE – Aparecida Rua Chico Palma, s/nº (próximo à Farmácia Popular e Estação de Trem) 0800-7700.793 ou (12) 3105-4469 Itu COMAREI - Cooperativa de Recicláveis (11) 4025-2590 www.itu.com.br/comarei Taubaté Barretti Soluções Av. Padre Fischer, 1523 - Bairro Parque São Luiz (12) 3622.4348 barretti@hotmail.com

O importante é não descartar esse óleo de cozinha usado no meio ambiente de forma inconseqüente.
Já que hoje temos a informação, nos resta agora saber o que fazer com ela. Para que o nosso planeta seja um pouco menos mal tratado, porque não mudamos alguns hábitos?
Eu não acredito que isso seja responsabilidade exclusiva de governo, ONGs, e outras entidades que cuidam do planeta e sim, responsabilidade de cada um de nós. Cada um tem que fazer a sua parte.
Então não custa nada despejar o óleo de cozinha usado na garrafa PET e entregar nas entidades que descartam e utilizam adequadamente esse material.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Faça Algo Todo Dia

Dicas para combater as mudanças climáticas

Em 2009, o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente é: Seu planeta precisa de você! Unidos para combater as mudanças climáticas.

Frequentemente, não sabemos como agir frente a problemas ambientais e, por isto, o Dia Mundial do Meio Ambiente este ano nos estimula a adotar pequenas atitudes diárias e mudanças de hábito para contribuir com a proteção do meio ambiente.Todos nós podemos fazer nossa parte usando menos recursos e agindo mais.

Faça hoje o seu compromisso com o dia do meio ambiente, mas não deixe que esse dia seja o único. Se tornar verde não é assim tão difícil como você poderá notar pelas dicas fáceis que apresentamos abaixo. Por isso, tente incorporar essas medidas no seu dia-a-dia e convença outras pessoas a fazer o mesmo. Se envolva!

EM CASA:

-Todos sabemos (mas às vezes nos esquecemos) que podemos economizar água de maneiras simples, como não deixando a torneira ligada ao fazer a barba, lavar o rosto ou escovar os dentes.

- Reutilize a água usada na lavagem de roupas para a limpeza de calçadas, de quintais ou mesmo para lavar seu carro.

- Usar um barbeador elétrico ou lâmina de barbear com lâminas substituíveis, em vez de descartáveis, ajuda muito na redução de resíduos.

-Use toalhas para secar o seu rosto e mãos ao invés de lenços de papel que são descartáveis. Além disso, pendure suas toalhas para secar, para que possam ser reutilizadas várias vezes.

- Prefira fraldas de pano em lugar das descartáveis que ficam anos acumuladas em lixões.

-Compre bebidas em garrafas reutilizáveis, ao invés de porções únicas em embalagens descartáveis.

-Ao embrulhar o seu lanche, opte por embalagens reutilizáveis para armazenamento dos alimentos, em lugar de folhas de alumínio ou saquinhos de plástico.

-Ao sair de casa, não se esqueça de desligar todas as luzes e aparelhos eletrônicos; desligue também carregadores pois estes continuam a consumir mesmo se não estiverem mais carregando. Poupar energia ajuda a reduzir a poluição do ar.

- Ao comprar aparelhos eletrodomésticos, verifique nas especificações técnicas se são eficientes no consumo de energia.

-E plante uma árvore!

NA RUA:

-Não vá a lugar nenhum sem a sua sacola de pano, de modo que você possa simplesmente dizer "não" ao plástico sempre que for fazer compras.

-Por mais radical que pareça, a forma mais fácil de reduzir suas emissões de de carbono é minimizar o uso de automóveis. Ao invés de dirigir, tente andar de bicicleta, caminhar, pegar carona, usar transportes públicos etc.

-Se você não tem outra opção senão dirigir para o trabalho, procure por carros de maior eficiência de combustível e mantenha os pneus regulados na pressão correta para reduzir o consumo do seu carro.

- Agora, se você está entre a maioria dos motoristas que passam horas presos no trânsito, considere desligar o motor se for ficar parado por um período longo.

-Para os apressadinhos, lembre-se que dirigir agressivamente aumenta o consumo de combustível e as emissões de gases de efeito estufa. Por isso, se você quiser contribuir com o meio ambiente, acelere gradualmente e tente manter uma velocidade constante.

-E plante uma árvore!

NO TRABALHO:

-Você tem o hábito de beber café? Usar uma caneca lavável é uma alternativa ecológica aos copos plásticos ou isopores não-biodegradáveis.

-Deixe um copo de vidro e uma garrafa reutilizável no local de trabalho para diminuir a quantidade de copos plásticos ou de garrafinhas de água. 80% de garrafas de plástico são recicláveis, mas apenas 20% são efetivamente recicladas.

-Quando precisar de folhas para rascunho, use o verso daqueles documentos antigos que você não precisará mais.

-Se não existir um sistema de reciclagem no escritório, inicie um! Reciclagem de lixo contribui efetivamente para a redução de emissões de carbono. E estima-se que 75% do que é jogado no lixo pode ser reciclado, embora atualmente a reciclagem seja de apenas 25%.

-Quando for imprimir, imprima frente e verso.

-A maioria dos acessórios de computadores como cartuchos de tinta, CDs e DVDs são feitos de materiais que poderiam ser reutilizados. Os cabos e alto-falantes são bastante padronizados, o que significa que eles podem ser reutilizados em vários modelos de computadores.

-Reduza as emissões de carbono do seu escritório, formatando computadores, monitores, impressoras, copiadoras, alto-falantes e outros equipamentos no seu modo econômico e desligando-os ao final do dia.

-Desligue todas as luzes desnecessárias, especialmente nos escritórios e salas de conferência, banheiros e áreas que não estão sendo utilizadas.

-Se você está em busca de algo para personalizar o seu escritório, escolha plantas de interior. Essas plantas são boas para o ambiente, pois removem poluentes presentes no ar.

- E plante uma árvore!

APÓS UM LONGO DIA:

-Nos dias de calor, experimente abrir as janelas e usar roupas leves ao invés de ligar o ar-condicionado.

-Não coloque lâmpadas ou televisores perto do seu ar-condicionado, uma vez que este irá identificar o calor proveniente desses aparelhos e, por isso, trabalhará mais tempo que necessário.

-Quando cozinhar, faça com que o tamanho da panela corresponda ao tamanho da boca do fogão, assim reduzirá o gasto energético.

- Ah! E plante uma árvore!

Em GERAL:

- Se você plantou árvores, faça o registro e ajude a alcançar a meta da Campanha 7 bilhões de árvores do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Visite o site www.unep.org/billiontreecampaign/portuguese para maiores informações.

-Doe o que não quiser ou não precisar mais, ao invés de jogar fora.

-Recicle, Reduza e Reutilize!

Fonte:http://www.ipc-undp.org/dmma/facaalgo.htm

quarta-feira, 3 de junho de 2009

O que fazem as empresas para atender a “Lei de Cotas”?

Veja alguns exemplos de iniciativas que visam qualificar portadores de deficiência para que eles estejam aptos a atuarem no mercado de trabalho 
Por Toni Mello 
Atualmente, o debate entre vários setores da sociedade sobre a questão das cotas vem trazendo luz aos pró e contras dessas iniciativas. Já existem universidades com cotas para candidatos negros e outras estudam adotar a prática. Lançou-se agora a discussão sobre as cotas, na educação, para pessoas portadoras de deficiência. Acendendo ainda mais o debate em torno do tema. 
Mas, uma cota já é regra. A Lei Federal nº 8.213/1991, decretada em 1991, obriga as empresas com 100 ou mais funcionários a preencherem seus postos de trabalho com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência habilitadas – esse percentual varia de 2% a 5%, de acordo com o número de empregados. 
Diante desse quadro, as empresas se viram em meio a uma questão: como completar essa demanda com profissionais preparados. Por isso, muitas empresas e organizações optaram por oferecer qualificação. Veja alguns exemplos: 
Norsa/Coca-Cola 
Está lançando o programa APITE – Ação para Inclusão no Trabalho e Esporte, que prevê que 100 pessoas participem de cursos profissionalizantes. O programa é uma parceria com o SESI e o SENAI e terá a duração de até dois anos. Após este período os aprendizes poderão ser efetivados. "Vamos apoiar a capacitação e ao mesmo tempo incentivar os deficientes que não se enquadrem em funções técnicas, a ter uma atividade que possa, no futuro, se tornar uma profissão", disse Wellington Maciel, Diretor de RH da Norsa/Coca-Cola. 
CNEC Engenharia 
A CNEC Engenharia, empresa do grupo Camargo Corrêa, em parceria com os institutos Camargo Corrêa e Paradigma, lançou o Projeto Preparar para Incluir, curso de qualificação profissional que vai beneficiar 80 moradores com deficiência da capital paulista. Com duração de oito meses, o curso é destinado aos jovens com idade entre 16 e 29 anos. Estão previstas aulas de comportamento, português, matemática, informática, gestão de pequenos negócios e orientação para o desenvolvimento. Parte dos treinamentos práticos será conduzida por funcionários voluntários, que vão complementar as capacitações técnicas. “Além de contribuir internamente, o projeto tem como objetivo capacitar deficientes para o mercado, uma vez que prepara quatro vezes mais do que a legislação exige para a empresa como um todo”, diz José Ayres de Campos, diretor-superintendente da CNEC. 
Brasscom 
A Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) e a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida do Município de São Paulo assinaram acordo para levar informações sobre a inserção social de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e capacitar mão de obra para atuar na área de Tecnologia da Informação (TI). A iniciativa, que acontece no Estado de São Paulo, está prevista para durar cinco anos e cumprir a meta de 80% do que determina a Lei. “É uma oportunidade de inserir novamente essa pessoa na sociedade por meio do trabalho, além de diminuir um ônus para a sociedade, pois torna esse cidadão ativo sob todos os aspectos”, argumenta Sérgio Sgobbi, diretor executivo da Brasscom. 
Febraban 
A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) em conjunto com a Prefeitura de São Paulo lançaram, no ano passado, o Programa Febraban de Capacitação Profissional e Inclusão de Pessoas com Deficiência no Setor Bancário. O programa veio com o objetivo de contratar 529 pessoas com deficiência física, auditiva ou visual. Os selecionados ganharam a oportunidade de terem qualificação profissional com cursos comportamentais e de qualificação técnica para os cargos iniciais dos bancos, além de curso supletivo para os candidatos sem o ensino médio completo. “Não é apenas cumprir a Lei de Cotas. Queremos é promover a real inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho por meio do setor bancário”, disse Mário Sergio Vasconcelos, diretor de relações institucionais da Febraban. 
Projeto Sem Barreiras no Trabalho 
Trata-se de um curso de orientação aos profissionais da área de RH, com informações sobre os principais elementos que influenciam no processo de inclusão profissional de pessoas com deficiência. Para isso, foi desenvolvido um livro com orientações sobre os princípios de acessibilidade arquitetônica e noções de ergonomia, soluções em tecnologia assistiva de suporte lógico e físico, diretrizes técnicas e mecanismos de avaliação e validação de ambientes virtuais. Há também as principais leis, decretos, normas técnicas e recomendações internacionais. Essa é uma iniciativa da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida do Município de São Paulo. 
Faça o download do livro –   http://www9.prefeitura.sp.gov.br/forms/sembarreiras

Cine Marabá

Vale a pena ir ...isto é respeito pela história. Flávia
Avenida Ipiranga, 757 Ipiranga - - (11) 3223-7001
EDITORIAL
Inaugurado em 15 de maio de 1945, o Cine Marabá foi por décadas um local de concentração cultural e sofisticação no centro da capital paulista. Reformado em maio de 2009 com projeto de Ruy Ohtake, o cinema foi reinaugurado pela PlayArte e recebeu o nome de Multiplex PlayArte Marabá.
A empresa transformou a área em uma das maiores salas de cinema do Brasil, sem perder o charme histórico. São cinco: três no formato stadium e duas convencionais. Os projetores e poltronas são importados, o som é Dolby Digital e a capacidade é de 1022 lugares (sala 1 - 430, sala 2 - 122, sala 3 - 133, sala 4 - 161 e sala 5 - 176).
O Multiplex ainda está equipado, na sala 1, com projeção digital 3D e TVs de LCD, com exibição de trailers no hall e três lanchonetes. Além da reforma, o Cine Marabá passou por um processo de restauro, que manteve vários elementos intactos do prédio como a fachada, o piso de parquê e as cores das colunas.
Foto: Calebe Simões
FONTE:

Dia Mundial do Meio Ambiente: seu planeta precisa de você

Nesta sexta-feira, 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data cataliza a atenção e a ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental, focando nos seguintes objetivos:
- Mostrar o lado humano das questões ambientais;
- Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
- Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
- Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem de um futuro mais seguro e mais próspero.
Com o tema “Seu planeta precisa de você: Unidos contra as mudanças climáticas”, o ano de 2009 tem o México como sede mundial das comemorações, o que reflete o engajamento dos países da América Latina e do Caribe na luta contra as mudanças climáticas e na transição para uma sociedade de baixo carbono. O México é um dos países que mais contribuíram com a campanha “7 Bilhões de Árvores”, desenvolvida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
Para parte das comemorações, o Pnuma preparou o hotsite Dia Mundial do Meio Ambiente, com dicas e informações de como cada um de nós pode colaborar para um meio ambiente mais saudável, garantindo assim uma melhor qualidade de vida.

terça-feira, 2 de junho de 2009

5º Encontro Mensal dos Associados da ABQV

 ABQV  - 30 de Junho de 2009
Auditório Hospital Santa Catarina - Av. Paulista, 200 - São Paulo - SP
8h30 Recepção
8h45 Abertura - palavra do presidente da ABQV - Alberto Ogata
9h00 Abordagem da dependência química na empresa. Passos para um programa de sucesso.  
Dr. Laco - Luiz Alberto Chaves Oliveira - médico, especialista em dependência química, tendo atuado como diretor clínico e assessor técnico em várias organizações  públicas e privadas. Diretor Clínico do Centro de Tratamento - Clínica Vitória (Embu das Artes), Membro do Corpo Técnico da Associação Parceria contra as Drogas. Presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas e Álcool de São Paulo. Coordenador de Atenção às Drogas da Cidade de São Paulo. Professor da Disciplina de Dependência Química do MBA Gestão em Programas de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida (S. Camilo/ABRAMGE/ABQV). Membro do Conselho Fiscal da ABQV.
10h00 Intervalo Saudável - Lançamento do Livro DROGAS NO AMBIENTE DE TRABALHO
10h30 Case - ALCOA POÇOS DE CALDAS - Vencedora do Prêmio Nacional de Qualidade 
de Vida 2008 - PNQV – Modalidade Programa Global
Lucio Mario Alves - médico, especialista em saúde ocupacional e medicina do trabalho, Membro Titular da ANMT e gestor de saúde ocupacional, assistencial e de qualidade de vida da ALCOA POÇOS DE CALDAS desde 2006.
OS PARTICIPANTES DESSE ENCONTRO MENSAL ABQV RECEBERÃO, GRATUITAMENTE,
UM EXEMPLAR DO LIVRO "DROGAS NO AMBIENTE DE TRABALHO"DE LUIZ ALBERTO CHAVES OLIVEIRA
INSCRIÇÕES
ASSOCIADOS - gratuita
NÃO ASSOCIADOS - R$50,00
A ABQV é conveniada com o estacionamento do Flat Santa Catarina -Rua Leôncio de Carvalho, 98
INFORMAÇÕES:
Tel: 11 3266-6497
E-mail: abqv@abqv.org.br
Site:www.abqv.org.br

Sucos desintoxicantes com sementes

Estes sucos devem ser ingeridos em jejum, logo ao despertar pela manhã, que é o momento ideal para realizar tratamentos de desintoxicação e vitalização. 
É preciso consumi-los imediatamente após seu preparo e, por suas funções de desintoxicar e vitalizar o organismo; não devem conter açúcar ou adoçantes artificiais.
Para as pessoas que ainda sentem muita necessidade de adoçar seus alimentos, a sugestão é usar frutas mais doces ou frutas secas (uva, ameixa, tâmara, banana, etc.) na composição dos sucos.
Os sucos desintoxicantes também podem ser ingeridos no intervalo de refeições ou como lanche, principalmente quando há necessidade de um rápido restabelecimento do sistema imunológic ou limpeza. 
Nesse caso, a quantidade de semente deverá ser dividida entre as diversas tomas do dia, ou então usar toda a dose diária no primeiro suco (em jejum).

Quantidade de sucos desintoxicantes/dia

Tratamento

Indicação

Desintoxicação diária e preventiva

1 suco em jejum (250 ml)

Desintoxicação diária e manutenção pós tratamento intensivo

1 suco em jejum + 1 suco à tarde  (250 ml)

Desintoxicação intensiva para ativar o sistema imunológico

1 suco em jejum + 2 sucos (nos intervalos das refeições) (250 ml)

Desintoxicação intensiva para ativação rápida do sistema imunológico

1 suco em jejum + 1 suco a cada 2 horas (150 ml)

Fonte: TRUCOM, C. Alimentação Desintoxicante. São Paulo: Alaúde, 2004.

Suco de luz do sol

Ingredientes: 1 pepino pequeno; 1 maçã; 1 xícara de hortelã; 1 cenoura; ¼ de xícara de semente de linhaça germinada; suco de ½ limão. Preparo: coloque o pepino e a maçã no liqüidificador. Bata com a ajuda de um socador para auxiliar a extrair o líquido de dentro das hortaliças. Acrescente as sementes germinadas, a hortelã e a cenoura, variando as hortaliças sempre que possível e privilegiando as de produção orgânica. Coe e sirva imediatamente. Uva com hortelã (rejuvenescedor e digestivo) Ingredientes: 1 xícara de uva sem as sementes (deixar a pele); 1/2 maço de hortelã (talos e folhas); 1 colher de sobremesa de sementes de linhaça; 1 copo de água mineral. Preparo: bata tudo no liqüidificador e sirva imediatamente. Maçã & pepino (intestinos e rins) Ingredientes: 2 maçãs médias; 1 pepino inteiro com casca; 1 colher de sobremesa de sementes de linhaça; suco fresco de 1 limão. Preparo: bata tudo no liqüidificador e sirva imediatamente. Manga, tangerina & gengibre (sistema imune e pulmões) Ingredientes: 1 manga descascada e picada; suco de 2 tangerinas; suco de 1 limão; 1 colher de sobremesa de sementes de linhaça; 1 a 2 rodelas de gengibre. Preparo: bata tudo no liqüidificador e sirva imediatamente. Creme de maçã & linhaça (intestinos, hormônios e cérebro) Ingredientes: 2 maçãs (sem cascas e sementes); 1 colher de sopa de semente de linhaça e suco fresco de 1 limão. Preparo: bata os ingredientes e sirva imediatamente. Cenoura, laranja & brócolis (constipação e gestação) Gestantes precisam ingerir muitas raízes como a cenoura e sementes como a linhaça. Tais alimentos irão ajudá-la a manter sua saúde e promover a perfeita formação do bebê. Ingredientes: 1 xícara de flores + folhas de brócolis; 2 cenouras (ou 1 beterraba); 2 laranjas; 1 limão; 2 ameixas secas; 1 colher de sobremesa de sementes de linhaça. Preparo: passe pela centrífuga as laranjas, o limão, em seguida o brócolis e por último as cenouras. Transfira o suco obtido para o liqüidificador e bata com as ameixas e a semente de linhaça. Sirva imediatamente. Suco de maçã, cenoura e semente de linhaça (gestação, pele e memória) Ingredientes: suco de 2 maçãs + 2 cenouras, extraído na centrífuga; 1 colher de sobremesa de semente de linhaça pré-hidratada (à noite) em ½ copo de água. Preparo: bata todos os ingredientes no liqüidificador. Opcional coar.

Opções de semente  (fresca e crua)

Dose diária  (adultos)

Linhaça, girassol e gergelim

1 colher sopa

Nozes e Castanha do Pará

3 unidades

Abóbora com casca

2 colheres sopa

 

Conceição Trucom - texto extraído do livro A importância da Linhaça na saúde – Editora Alaúde.  Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para o bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autor

FONTE:

http://www.docelimao.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=221:sucos-desintoxicantes-com-sementes&catid=29:linhaca-sementes&Itemid=44

A importância da Linhaça na saúde

A semente da linhaça deve ser classificada como um alimento biogênico (bio = vida + gênico = gerador), um "gerador" de vida, portanto, um agente revitalizante, que acorda a vida, desperta a vida!

De origem vegetal, a semente da linhaça contém no seu lado "oculto ou metafísico" informações nutricionais alquímicas para todos os nossos corpos (físico, emocional, mental e etérico). Mas, como tudo aqui na Terra, nós só conseguimos registrar e assimilar aquilo que estamos prontos para receber e perceber.

Então, com muita sabedoria, a semente da linhaça nos ajuda na desintoxicação de todos estes corpos, para tornar possível, ou melhor, ampliar, a nossa capacidade de assimilação de todo o seu enorme potencial "nutricional" - o físico e o metafísico.

Bem, então, para começar, precisamos saber um pouco mais sobre as suas fibras. Isto porque conhecer sobre as fibras da linhaça, tanto na quantidade quanto na qualidade, vai nos explicar sobre o potencial de despertar a vida que a linhaça tem.

Com forte poder desintoxicante e laxante, tais fibras irão favorecer a eliminação de nossos venenos e toxinas, uma condição básica para que o organismo fique liberado de energias mais densas, abrindo espaços novos para acessarmos o mais sutil, o menos denso. Afinal, desintoxicar-se é uma atitude 100% espiritual.

As fibras da Linhaça

Todos os alimentos de origem vegetal contêm variados teores de fibras dietéticas. E aí começam as vantagens do consumo destes alimentos, porque as fibras são um paradoxo: não alimentam, mas são essenciais à saúde.

Existem dois tipos de fibras: as solúveis em água (hidrossolúveis) e as insolúveis em água.

As fibras hidrossolúveis são as pectinas, gomas, mucilagens e algumas hemiceluloses. Elas retardam o esvaziamento gástrico e o tempo de trânsito intestinal e absorvem a glicose e o colesterol, dificultando a sua liberação na corrente sangüínea.

As fibras insolúveis em água são a celulose, a lignina, a hemicelulose e os amidos resistentes (AR). São pouco fermentáveis, apresentam um efeito esponja no trato gastrointestinal, conferindo maior volume e fluidez ao bolo fecal, reduzindo o tempo do trânsito intestinal.

A indicação nutricional é o consumo de ambos os tipos de fibras, solúveis e insolúveis, que por mecanismos diferentes e integrados, regulam o tempo de trânsito intestinal, aumentam o volume das evacuações, auxiliam no controle da glicemia, na redução dos triglicerídeos e colesterol sangüíneo e no tratamento da obesidade.

As fibras alimentares são conhecidas pelos seus efeitos benéficos na prevenção e tratamento de várias doenças. E o Instituto Nacional do Câncer dos EUA recomenda o consumo de 25-30 gramas de fibras/dia.

Mas, fibras provenientes de uma semente como a da linhaça, com sua informação genética de "gerar vida", certamente apresentam um conteúdo valioso de informações no plano oculto, que irá interferir de forma multiplicada em processos de transformação e expansão da consciência.

As fibras dietéticas contidas na semente de linhaça respondem no total por cerca de 28% do seu peso seco.

A fração de fibras insolúveis é a mais significativa - 17 a 22% - e consiste de amidos resistentes (AR), celulose e ligninas.

Já a fração de fibras solúveis em água - 6 a 11% - é basicamente composta por gomas, mucilagens e pectinas.

Principais propriedades das fibras solúveis da Linhaça: PECTINAS, GOMAS E MUCILAGENS.

  • Retardam o tempo de esvaziamento gástrico, dificultando picos glicêmicos;
  • Proporcionam substrato fermentável para bactérias do cólon;
  • Reduzem a concentração plasmática de colesterol;
  • Melhoram a tolerância à glicose e;
  • Fixam os ácidos biliares.

Principais propriedades das fibras insolúveis da Linhaça: CELULOSE, LIGNINAS E AMIDO RESISTENTE.

  • Retém água nas fezes, portanto aumentando a fluidez fecal;
  • Aumentam o volume e peso das fezes;
  • Favorecem a peristalse dos intestinos;
  • Reduzem o tempo de trânsito das fezes;
  • Aumentam o número de evacuações;
  • Reduzem a pressão intraluminal e;
  • Em excesso pode aumentar a excreção de zinco, cálcio, magnésio, fósforo e ferro.

Portanto, nada de excesso, mas muito bom senso na hora de consumir alimentos saudáveis como a semente de linhaça. O ideal é 1 colher de sopa/dia para adultos e 1 colher de sobremesa/dia para crianças até 12 anos.

Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, o bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autora.

Recomenda-se a leitura na íntegra do livro A importância da Linhaça na saúde - editora Alaúde, que rica em informação e receitas, irá te proporcionar o consumo da linhaça com responsabilidade e consciência.

FONTE: