sábado, 23 de maio de 2009

MANDAMENTOS DE QUALIDADE DO DIA A DIA

Por Soeli Lima Soareshi
  • Ao acordar, não permita que algo que saiu errado ontem seja o primeiro tema do dia. No máximo, comente seus planos no sentido de tornar seu trabalho cada vez mais produtivo. Pensar positivo é qualidade.
  • Ao entrar no prédio de sua empresa, cumprimente cada um que lhe dirige o olhar, mesmo não sendo colega de sua área. Ser educado é qualidade.
  • Seja metódico ao abrir seu armário, ligar seu terminal e disponibilizar os recursos ao seu redor. Comece relembrando as notícias do dia anterior. Ser organizado é qualidade.
  • FONTE: http://www.motivaonline.com.br/

ALIMENTAÇÃO

Rei dos frutos
O abacaxi facilita a digestão, fortalece o esqueleto, protege o coração, afasta o risco de câncer, ajuda a controlar o peso e manda a fome para bem longe
por Pamela Leme
Fotos JUCA VIEIRA /

O alimento é importante na prevenção de doenças crônicas

São apenas 48 calorias em 100 gramas do alimento

No jargão brasileiro, o abacaxi costuma ser utilizado para representar algo que não apresenta bom resultado, devido ao seu aspecto espinhoso. Mas os índios é que estão certos por se referirem ao fruto como “ananás”, ou “fruta excelente” na língua deles, pois, além de saborosa e suculenta, a fruta vem carregada de propriedades nutricionais.

Para começar, conta com uma enzima natural chamada bromelina, que facilita a digestão de carnes, peixes e aves. “Muitas pessoas têm dificuldade para digerir alimentos proteicos por conta da deficiência dessa enzima”, explica a nutricionista funcional Lucyanna Kalluf, de São Paulo.

A substância, localizada em maior quantidade no talo da fruta, não chega a ser um substituto dos sucos gástricos, como muita gente pensa. Mas pode fazer maravilhas entre pessoas com insuficiência gástrica (ou seja, baixa produção do suco).

De olho na balança 
Riquíssimo em fibras, o abacaxi (Ananas comosus) também faz com que o funcionamento do intestino seja regularizado, assim, a prisão de ventre não dá as caras. Essas substâncias também são importantes para espantar a fome e evitar ataques gulosos à geladeira.

“Para combater a obesidade é preciso enfatizar a importância de uma dieta equilibrada, que contenha todos os alimentos e nutrientes – proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais, fibras e água”, alerta a especialista em nutrição clínica Eneida Ramos, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

“As frutas, de maneira geral, são importantes em uma dieta de controle de peso, por diminuírem a vontade de comer doces, uma vez que são alternativas menos calóricas como sobremesas”, ressalta. Sem contar que 100 gramas de abacaxi tem apenas 48 calorias.

Em parceria com a bromelina, as fibras podem ser armas contra o excesso de peso. Especialistas da Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha, notaram em um estudo que o suco do abacaxi torna a passagem dos alimentos pelo estômago mais lenta e produz a sensação de saciedade, fazendo com que se coma menos.

Os estudiosos averiguaram ainda que a fruta favorece a filtração e a eliminação de água pelo corpo ao fragmentar as proteínas e separar o tecido celular. Em outras palavras, seu efeito diurético é mais uma vantagem para quem quer ficar em paz com a balança.

Faxina por dentro 
Originário da América Central, o abacaxi é uma espécie de purificador do organismo. À bromelina, atribui-se o efeito de eliminar toxinas pela urina. Assim, dá um alívio e tanto aos problemas de rim, bexiga e próstata. É notável também o poder antioxidante do alimento.

“Essa substância reduz a acidez do sangue, desintoxicando o organismo e fazendo com que as toxinas sejam facilmente excretadas. Vale dizer que a fruta tem vários ácidos, como o cítrico e o málico, que no metabolismo também exercem ação alcalinizante do sangue”, explica Lucyanna.

Isso tudo sem falar que o abacaxi é uma das principais fontes de vitamina C, por isso é considerada antioxidante, composto que protege o sistema biológico, já que atua no combate aos radicais livres e evita o estresse oxidativo, resultado da maior geração de radicais livres e/ou diminuição das defesas antioxidantes do corpo”, aponta Eneida.

De acordo com ela, o estresse oxidativo exerce papel fundamental no desenvolvimento de doenças crônicas (câncer, diabetes, hipertensão, aterosclerose, doenças do coração) e envelhecimento.

Por isso, o consumo regular de frutas e legumes ricos em vitamina C é importante na prevenção desses males. Outras frutas cítricas como caju acerola, laranja, limão e goiaba também são boas fontes de vitamina C, conhecida como antiviral e antibacteriano, além de ser nutriente importante para afastar infecções e ajudar na cicatrização dos tecidos.

Rico em cálcio e manganês, o abacaxi ajuda na manutenção óssea

Bate, coração! 
Lembra das fibras? Elas também exercem papel no controle da pressão arterial, já que seu consumo favorece a redução da hipertensão e do aumento das taxas de colesterol. “Além disso, a bromelina é hipotensora e vasoreguladora, ou seja, promove o relaxamento vascular e também serve para controlar a pressão”, salienta Lucyanna.

Ainda em relação às fibras, a nutricionista do Einstein lembra de um dado importante: “Elas contribuem na regularização da função intestinal, toxinas que podem auxiliar no desenvolvimento de câncer intestinal.”

É sabido que dietas ricas em fibras têm propriedades preventivas na aparição de certas doenças relacionadas a alguns tipos de câncer, como o de cólon, o retal e o de mama.

Curiosidades  Veja três dicas para aproveitar o alimento ao máximo

• O abacaxi também tem múltiplas funções, portanto use a criatividade e empregue a fruta nas mais variadas receitas. Você sabia, por exemplo, que é um excelente amaciante de carnes?

• A casca do abacaxi, se bem lavada, também pode (e deve) ser utilizada em sucos. É simples: liquidificase a fruta inteira (casca, polpa) e coa-se o suco. O valor nutritivo aumenta, já que o aproveitamento dos nutrientes é integral.

• Comprar um abacaxi é moleza: basta verificar as folhas da coroa. O alimento está no ponto quando elas se soltam com facilidade. Também é possível perceber o ponto pressionando os dedos na fruta, se estiver muito firme/duro é sinal de que ainda está verde.

Fonte: Eneida Ramos, nutricionista do Hospital Israelita Albert Einstein

Anticâncer Pesquisadores australianos do Instituto de Queensland publicaram em um estudo que as folhas de abacaxi contêm duas moléculas que permitiriam a produção de um novo medicamento contra o câncer. Adivinha de onde vêm essas moléculas? Da bromelina, que segundo eles, tem a capacidade de bloquear o crescimento de um amplo leque de tumores.

Uma das moléculas, a CCZ, estimularia o sistema imunológico a destruir as células cancerígenas, enquanto a outra, CCS, bloquearia a proteína conhecida como Ras, que costuma ser deficiente em 30% dos cânceres.

Bom para os ossos  Muita gente desconhece esse potencial, mas o abacaxi é ótimo alimento para prevenir a osteoporose e as fraturas ósseas, devido ao alto teor de manganês. Esse mineral, juntamente com o cálcio (também presente na fruta), é essencial para a manutenção e integridade do tecido ósseo. Sem contar que o fruto apresenta boas quantidades de vitamina A, também relacionada à manutenção do esqueleto. Esse nutriente ainda atua na visão (evita a cegueira noturna), na divisão e diferenciação celular, e pesquisas recentes tentam desvendar se essa vitamina pode mandar tumores para bem longe.

Fotos shutterstock

Outras vantagens  No abacaxi também se encontra vitaminas do complexo B, aquele grupo de oito vitaminas que atuam na decomposição química de carboidratos em glicose (isto é, fornece energia para o organismo) e das gorduras e proteínas (que ajudam no funcionamento normal do sistema nervoso), no tônus muscular, no estômago e no trato intestinal, bem como pele, cabelo, olhos, boca e fígado.

O fruto ainda vem lotado de fósforo, que auxilia, junto com o cálcio, na formação de energia para o corpo. Inclusive, por ser fonte de carboidratos, o abacaxi fornece glicose para as células. “Se acrescentar ao suco de abacaxi beterraba, maçã, couve ou gengibre, seu poder energético será ainda maior”, indica Eneida.

Aliás, uma dica: indivíduos com diabetes podem consumir o abacaxi, desde que com moderação. “Todas as frutas são fontes de frutose, que é um tipo de açúcar, por isso a quantidade deve ser controlada para esses pacientes. Uma fatia grande de abacaxi tem alto índice glicêmico [66]. Na dieta para diabéticos é recomendável ingerir o alimento cru, e evitar o suco, já que na bebida a concentração é ainda maior”, garante a nutricionista.

Composição nutricional do abacaxi

Valores para 100 gramas do alimento cru Fonte: Banco de Dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos

Como Consumir  O aproveitamento do abacaxi não se limita ao seu consumo in natura, que por ser digestivo é excelente como sobremesa. É muito apreciado na forma de suco puro ou combinado com outras frutas, também em saladas de frutas, compotas, recheios de bolos, em preparações salgadas, como carnes e farofas. “Uma opção ótima e refrescante é enriquecer saladas com pedaços de abacaxi”, recomenda Eneida.

Para quem compra o alimento na rua, as especialistas sugerem adquirir o produto por inteiro, e não em rodelas ou em pedaços. O ideal é lavar ainda com casca e descascar e, só depois, consumir.

Note também se a fruta não está exposta ao sol e ao vento, mas conservada em uma caixa térmica de isopor. A poeira que ela recebe junto com os micro-organismos pode implicar em problemas para os consumidores, como disenteria e dores intestinais.

Abacaxi refrescante

Ingredientes 1 abacaxi gelado 1 colher (sopa) de raspas de limão 1 colher (sopa) de hortelã picada 1 pote de iogurte natural 1 envelope de adoçante em pó

Preparo Descasque o abacaxi e corte-o em seis fatias grossas. Reserve. À parte, misture o iogurte, o adoçante, a hortelã e as raspas de limão. Espalhe o molho de iogurte por cima do abacaxi e sirva a seguir.

Rendimento Seis porções

Fonte: Nestlé

Mousse de abacaxi

Ingredientes 1 abacaxi médio descascado e cortado em cubinhos 4 copos de água 2 colheres (sopa) de açúcar 2 caixinhas de gelatina sabor abacaxi 1 lata de leite condensado 1 lata de creme de leite sem soro

Preparo  Coloque o abacaxi para cozinhar com a água e o açúcar e deixe por uns 3 minutos. Após levantar fervura, separeo da água em que foi fervido. Coloque o abacaxi em um refratário grande. Com a água em que ele foi cozido, dissolva as gelatinas e bata no liquidificador com o leite condensado e o creme de leite. Despeje a mistura sobre o abacaxi e leve à geladeira até adquirir um ponto mais consistente.

Rendimento Dez porções

Fonte: Lucyanna Kalluf, farmacêutica e nutricionista de São Paulo

“Suchá” antioxidante de abacaxi e chá verde

Ingredientes 1 rodela de abacaxi 4 folhas de hortelã 1 kiwi 1 folha de alface 1 xícara (chá) de chá verde 1 colher (chá) de mel (opcional) 1 cubo de gelo

Preparo Faça a infusão da erva seca (2 colheres de chá para 1 xícara de água fervente) ao longo de 3 minutos. Em seguida, misture tudo no liquidificador, bata e coe antes de beber.

Rendimento Um copo

Fonte: Lucyanna Kalluf, farmacêutica e nutricionista de São Paulo

Bolo light de abacaxi

Ingredientes 7 colheres (sopa) de azeite 2 claras de ovos em neve 2 gemas ½ xícara (chá) de leite desnatado 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento químico em pó 3 fatias de abacaxi ½ xícara (chá) de geleia de abacaxi diet

Preparo  Na tigela da batedeira, coloque o azeite de oliva (reserve 1 colher) e as gemas. Bata por 5 minutos. Junte o leite, aos poucos, sem parar de bater. Adicione a farinha à massa, aos poucos, misturando com uma colher (espátula ou fouet), mas sem bater. Incorpore delicadamente as claras e o fermento, até a massa ficar homogênea. Unte uma assadeira com o azeite reservado e espalhe o abacaxi picado em pedaços pequenos. Despeje a massa. Leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, para assar por 30 minutos ou até que, enfiando um palito, este saia limpo. Retire do forno e reserve. Para a cobertura, coloque a geleia em uma panela e adicione ½ xícara (chá) de água (120 ml). Misture, leve ao fogo e cozinhe, sem parar de mexer, por 3 minutos. Retire e regue o bolo ainda quente. Sirva gelado.

Rendimento  Dez porções

FONTE: http://revistavidanatural.uol.com.br/saude-alimentos/25/artigo134895-3.asp

sexta-feira, 22 de maio de 2009

BNDES estuda linha especial para empresa sustentável

21 de Maio de 2009 | 19:10
A possibilidade de oferecer taxas de juros diferenciadas para empresas com maior grau de responsabilidade ambiental e o desenvolvimento de "produtos financeiros verdes" são alguns dos objetivos perseguidos pela reestruturação da área de meio ambiente dentro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A nova modelagem de operação ganhou forma há cerca de dois meses, quando o departamento de meio ambiente - antes inserido na área de planejamento do banco - passou a atuar com total autonomia, sob o status de área. "Quem conhece bem o BNDES sabe o quanto é difícil se criar uma nova área em sua estrutura", afirmou o diretor de Mercado de Capitais, Meio Ambiente e Capital Empreendedor do BNDES, Eduardo Rath Fingerl. 
Para tocar as novas atribuições, definidas no final do ano passado, que vão da padronização de exigências ao desenvolvimento de produtos financeiros para o setor, a equipe, antes de 15 pessoas, teve seu contingente multiplicado por cinco. Uma das frentes que estão sendo colocadas em prática pelo banco tem por objetivo aprimorar e padronizar as exigências feitas para a liberação de crédito, o que, no futuro, poderia permitir cobrança diferenciada de taxas de juros de acordo com o comprometimento socioambiental dos projetos a serem financiados. Para este aprimoramento, o BNDES vai produzir 68 manuais setoriais, que servirão de referência para as exigências a serem cumpridas pelas empresas. "A partir deste manual, as exigências do banco serão muito mais criteriosas e específicas", acrescentou o superintendente da área de Meio Ambiente, Sérgio Werguelin. 
Os três primeiros guias a serem entregues aos técnicos do banco serão voltados para o setor sucroalcooleiro, pecuária e cultivo de soja, três atividades apontadas como as mais danosas ao meio ambiente. "As análises para enquadramento continuarão sendo feitas pela equipe da área de planejamento, mas poderemos prestar consultoria se necessário A nova área, na verdade, terá mais atribuições e, para isso, trabalhará por meio de três frentes", explicou Rath Fingerl. Outra vertente da nova área cuidará da criação de dois fundos de private equity (capital privado), que terão por objetivo incentivar projetos que gerem créditos de carbono. "Cada fundo receberá R$ 100 milhões do BNDES. Foram escolhidos dois gestores de mercado com experiência nesta área - BRZ, do grupo GP Investimentos, e La Tour Capital -, que terão de formar fundos de, no mínimo, R$ 250 milhões, e, no máximo, R$ 400 milhões", detalhou Sérgio Werguelin. O terceiro braço de atuação da nova área cuidará da gestão do Fundo Amazônia, iniciativa do governo federal que tem por objetivo reduzir o desmatamento na floresta. O primeiro aporte, no valor de US$ 100 milhões, foi feito pelo governo da Noruega, que se comprometeu em desembolsar até US$ 1 bilhão. "O banco foi eleito gestor do fundo e pode investir até 20% em biomas fora do País.
A ideia é buscar outros investidores, tanto públicos, quanto privados. Se tudo der certo, podemos nos tornar o segundo maior fundo ambiental do mundo, atrás apenas da instituição liderada pelo Bill Gates, que tem recursos de US$ 30 bilhões", aposta Werguelin.
Agência ESTADO
FONTE:

Turbine sua memória em 28 dias

Lapsos e esquecimentos estão se tornando muito frequentes na sua vida? Saiba que eles podem ser evitados com novos hábitos e exercícios. Siga o calendário que Viva Saúde preparou e comemore muitos ganhos para o seu cérebro!
Por Rita Trevisan

É de se esperar que, com o passar dos anos, algumas de nossas habilidades se tornem menos funcionais e a memória não escapa a esse processo.

"Durante o envelhecimento, a pessoa começa a usar a memória com um pouco menos de velocidade e com menos eficiência para detalhes, embora o conjunto fique preservado", explica o psiquiatra Orestes Forlenza, do Instituto de Psiquiatria do hospital das clínicas (hc) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Porém o que se vê na atualidade são cada vez mais pessoas jovens queixando-se de lapsos que chegam a atrapalhar a vida prática. A explicação para tantas dificuldades está, sem dúvida, no estilo de vida moderno. "todos lidamos com um problema de mau gerenciamento de informações por sobrecarga. Além de estarmos em contato com várias fontes de conhecimento ao mesmo tempo, como elas competem entre si, não conseguimos dar a cada uma delas a atenção necessária para que sejam devidamente armazenadas. O resultado é que uma ou mais acabam passando despercebidas", esclarece Forlenza.

COMO FUNCIONA
Mas, para entender o que nos leva a tantas falhas no processo de memorização, é preciso conhecer esse nosso arquivo de dados pessoal. Em primeiro lugar, vale saber que ele depende de uma série de estruturas que ficam em diferentes regiões cerebrais e que operam conectadas entre si. "como numa orquestra, precisamos contar com o bom funcionamento de todos os instrumentos e com a afinação entre eles", compara o psiquiatra.

Desde que tomamos contato com um novo conhecimento, ele obrigatoriamente deve seguir uma sequência de passos até virar o que chamamos de memória. O primeiro deles é o estágio da atenção, em que os cinco sentidos captam os detalhes, enviando uma mensagem ao cérebro.

Depois, ocorre a codificação, momento em que algumas informações são descartadas e outras, não. A terceira etapa diz respeito ao armazenamento do novo conhecimento em áreas específicas do nosso cérebro, de acordo com a natureza dessa informação - uma vez que ela será associada a outras já existentes. Por fim, temos o momento de resgate da informação, em que acessamos os dados guardados na memória.

CURTO OU LONGO PRAZO
Em seu livro Deu branco, a doutora em ciências Ana Alvarez, resume todas essas funções, esclarecendo-nos sobre a memória: "É a capacidade de aprender coisas novas, relacionálas com informações já guardadas e tirar novas conclusões, das quais nos lembraremos depois".

e longo prazo. "Se pedimos a alguém que nos explique o melhor caminho para chegar a um lugar e não tivermos a intenção de voltar lá, o conhecimento será descartado tão logo consigamos cumprir o objetivo.

Porém, quando se trata de uma informação importante, que precisará ser resgatada, ela será transformada em memória de longa duração e ali ficará retida por um período maior", explica Orestes Forlenza.

Comece já o seu treinamento
A boa notícia é que é possível interferir nesse mecanismo que permite arquivar nossas lembranças, evitando falhas em todas as etapas do processo. Pequenas mudanças no estilo de vida e treinamentos diários poderão fazer toda a diferença. Com a ajuda de especialistas no assunto, a vivaSaúde elencou 28 hábitos para você adotar, dia após dia, e conseguir mais eficiência no armazenamento das novas informações.

DIA 1 
ADOTE UMA ALIMENTAÇÃO MAIS SAUDÁVEL E EQUILIBRADA
como a memória depende do bom funcionamento de várias estruturas cerebrais, os cuidados com a dieta devem estar orientados no sentido de evitar o desenvolvimento de doenças como a pressão alta, o diabetes e as alterações do colesterol. "São problemas que, evoluindo progressivamente, poderão levar a lesões cerebrais importantes", alerta Paulo henrique Ferreira bertolucci, chefe do setor de neurologia do comportamento da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ele também recomenda a ingestão de alimentos ricos em ômega 3, como o salmão.

"Funcionam como antioxidantes e, portanto, reduzem as taxas de lesões de neurônios", explica.

DIA 2 
MOVIMENTE- SE
O hábito faz bem à saúde de um modo geral, prevenindo as complicações decorrentes da obesidade e os males diretamente relacionados a ela - entre eles o acidente vascular cerebral (Avc). Mas os benefícios da atividade física regular vão além. "Ela não só melhora a circulação cerebral como também inibe a deposição de uma proteína que caracteriza o aparecimento da doença de Alzheimer", diz bertolucci.

DIA 3
EXERCITE A MENTE
A memória é o tipo de habilidade que, quanto mais usamos, mais cresce. "Gosto de fazer uma analogia entre a memória e qualquer músculo do corpo. É preciso colocá-la em movimento para não vê-la atrofiar", adverte bertolucci. Estratégias simples podem ajudar. "Ao se deitar, tente relembrar todas as suas atividades e os acontecimentos mais importantes do dia. Mas faça o exercício de trás para a frente, como se estivesse rebobinando uma fita, desde o momento em que se deitou até a hora em que se levantou da cama, pela manhã", indica a pesquisadora Ana Alvarez. A cada dia, vá exigindo mais detalhes da sua memória.

Qual era mesmo a cor da roupa da amiga com quem você almoçou? É possível lembrar exatamente a frase que utilizou para dizer ao seu chefe que havia concluído mais uma tarefa importante? continue aumentando o grau de dificuldade e estará treinando para enfrentar desafios futuros.

DIA 4 
DESCUBRA QUAIS SÃO SUAS DIFICULDADES
Ao notar que esqueceu alguma coisa importante, em vez de se lamentar, pergunte-se: "Onde foi que eu errei?". você conseguirá descobrir em que momento do processo de armazenamento da informação houve a falha. Será que prestou pouca atenção no momento em que recebeu aquela incumbência? Estava fazendo mais de uma coisa ao mesmo tempo? Ou achou que a informação não fosse tão valiosa, num primeiro momento? Essas reflexões breves podem ajudá-lo a definir estratégias para evitar novos problemas.

DIA 5
DIINVISTA EM UMA BOA NOITE DE SONO
Enquanto descansamos, o cérebro continua trabalhando a todo vapor e uma de suas funções, nesse período, é justamente a de consolidar a memória, armazenando as informações recebidas ao longo do dia. Daí a importância de dormir o suficiente todas as noites, zelando pela qualidade das horas que permanece em repouso."A transformação da memória de curto prazo numa memória de longa duração depende de um processamento do cérebro que ocorre enquanto dormimos. Então, se a pessoa tiver problemas psiquiátricos, distúrbios do sono ou um estilo de vida que a obrigue a dormir pouco, certamente terá seu processo de memorização comprometido", alerta o psiquiatra Orestes Forlenza.

DIA 6
TOME CUIDADO COM ALGUNS REMÉDIOS
Ansiolíticos, tranquilizantes e alguns antidepressivos podem levar a esquecimentos temporários. Mas quem toma remédios desse tipo e percebe grandes lapsos na memória poderá valer-se de uma boa conversa com o médico que o acompanha. A alternativa é estudar, com ele, a possibilidade de substituir o medicamento, desde que isso não prejudique, obviamente, o tratamento do problema de base.

DIA 7
TENHA ATIVIDADES INTELECTUAIS VARIADAS
Ler, ir ao cinema, fazer um curso de línguas. Esses são alguns exemplos de atitudes que ajudam a manter a mente - e a memória - em perfeita forma. "As atividades intelectuais permitem estabelecer uma melhor reserva cognitiva, pois provocam uma maior concentração de ligações entre os neurônios no cérebro (sinapses)", afirma bertolucci.

DIA 8 
CONTROLE O ESTRESSE 
Todos estamos expostos a algum nível de estresse no dia-a-dia e é impossível blindar-se contra esse tipo de reação. no entanto, quando o excesso de tensão se torna um problema crônico, o equilíbrio químico do cérebro poderá ser prejudicado e tanto nossa atenção quanto a memória sairão perdendo. "O estresse está associado a uma série de modificações metabólicas, uma vez que provoca a liberação de cortisol. O excesso desse hormônio, por sua vez, é nocivo para o hipocampo, uma das estruturas cerebrais mais importantes para a memória", alerta Forlenza.

DIA 9  SURPREENDA-SE Você anda fazendo grande parte das suas atividades como se estivesse no "piloto automático"? Mau sinal. Afinal, quando nos deparamos com uma nova situação, os cinco sentidos ficam mais aguçados e o nível de atenção aumenta. Por isso, é interessante estabelecer algumas quebras na rotina. "Podemos experimentar fazer compras em um shopping que ainda não conhecemos ou mudar o caminho para o trabalho. toda novidade colocará nossas mentes em estado de alerta", indica Ana Alvarez.

DIA 10  TREINE SEU PODER DE CONCENTRAÇÃO "Muitas pessoas, especialmente as mais jovens, se queixam de problemas na memória, mas, na verdade, têm dificuldades é com a atenção. Simplesmente porque, se não estão devidamente concentradas no momento em que tomam contato com um novo conhecimento, ele não chegará sequer a ser armazenado. Assim, se tornará impossível resgatá-lo quando precisarem dele mais tarde", avisa o neurologista Paulo henrique bertolucci. Então, para melhorar sua atenção, o primeiro passo é aumentar sua capacidade de resistência às interferências externas. quando estiver trab alhando no computador, por exemplo, tente evitar a consulta aos e-mails a cada cinco minutos. também faça o possível para não desviar a atenção para os comentários dos colegas da mesa ao lado. Assim, aumentará muito a sua produtividade.

Estabelecer prazos para a entrega de cada uma das tarefas diárias pode funcionar como um estímulo a mais para esse esforço de permanecer focado em uma única coisa de cada vez.

DIA 11  PRATIQUE AS MEMORIZAÇÕES crie desafios divertidos para treinar sua mente. você pode tentar, por exemplo, memorizar a lista de produtos que comprará no supermercado.

comece com quatro ou cinco itens e vá aumentando toda semana. também vale tentar memorizar o nome de duas pessoas novas a cada dia - mesmo que você não as conheça: o nome do apresentador do telejornal ou da artista principal da novela das oito podem figurar nessa relação.

DIA 12  HORA DO LAZER  Momentos de descanso são fundamentais para reduzir os níveis de estresse, evitar transtornos de ansiedade e quadros de depressão que influenciam negativamente nossa capacidade de gerenciar e memorizar novas informações. Por isso, é fundamental destacar algumas horas todos os dias para fazer algo que lhe dê prazer.

DIA 13  ESCREVA LISTAS  Está tendo dificuldade de lembrar o que foi comprar e se dá conta de que esqueceu algum item importante apenas quando volta para casa?

Ou anda negligenciando tarefas importantes? A saída é apelar para as listas. vale escrever todos os compromissos do dia, antes de sair de casa. Anotar o que está faltando na despensa, antes de ir ao supermercado, também funciona. Pense bem: quase todas as suas obrigações podem ser colocadas em listas. E o simples fato de descrevê-las de uma forma bem organizada já é uma estratégia para memorizá-las.

DIA 14  FAÇA EXERCÍCIOS DE RELAXAMENTO A dica de Ana Alvarez é tentar alguns minutos de meditação diários. "Um instrutor especializado nos pediria para sentar confortavelmente, fechar os olhos e não pensar em mais nada. Porém, para a maioria das pessoas, é quase impossível esvaziar a mente sem treinamento específico. Então, eu sugiro apenas que a pessoa tente se concentrar na respiração, por alguns minutos". O exercício, quando bem feito, faz o corpo desacelerar, dando uma trégua para o cérebro, que também diminuirá um pouco sua atividade.

DIA 15 TENHA AMIGOS Aceite os convites dos seus amigos ou familiares para sair, fique mais aberto para conhecer pessoas novas, troque informações com velho conhecidos. Pessoas que têm boa memória não por acaso são aquelas que estão sempre bem informadas.

Mas isso requer disponibilidade para a interação com os outros", explica o neurologista Paulo henrique bertolucci.

DIA 16  ORGANIZE A VIDA Use uma agenda para anotar compromissos diários, tente manter sua casa e seu local de trabalho em ordem, tendo o cuidado de guardar os objetos que costuma perder - óculos, celulares etc. - sempre nos mesmos lugares. também vale a pena fazer um esforço para planejar gastos e demais compromissos da vida pessoal.

"Assim, você libera espaço na mente para utilizar na memorização de novos conhecimentos", explica Ana.

DIA 17  ASSOCIE, PARA LEMBRAR MAIS O nome de pessoas conhecidas vive fugindo à mente? Pois, da próxima vez que for apresentado a alguém, tente estabelecer relações entre o nome e as características físicas da pessoa. "Imagine que você está sendo apresentado a uma pessoa que se chama Glória e que tem pescoço longo. você pode associar o pescoço longo com uma girafa, que também começa com G, a primeira letra da pessoa que acabou de conhecer. Esse raciocínio ajudará a lembrar o nome, quando precisar resgatar a informação", ensina bertolucci.

DIA 18  ESCOLHA PASSATEMPOS QUE DESAFIAM A MENTE Uma simples palavra-cruzada pode se tornar uma atividade capaz de refinar sua capacidade de atenção. Mas, para isso, não bastará tomar contato com o novo vocabulário. "O ideal, para memorizar, é tentar inserir as palavras aprendidas em frases de uso corrente", sugere Ana.

DIA 19  APRENDA SEMPRE Encarar aulas de dança de salão, matricular-se num curso rápido de pintura ou aventurar-se por conta própria para descobrir como funciona um novo programa de computador podem render muitos benefícios, além dos óbvios. "Desenvolver novas habilidades é uma estratégia válida para promover estimulação global das capacidades cognitivas", explica Orestes Forlenza.

DIA 20  REFORCE AS INFORMAÇÕES Seu grande desafio é lembrar se deu ou não o remédio ao seu filho? Uma boa opção para evitar novas falhas é estabelecer maneiras de memorizar o cumprimento dessas atividades, o que pode ser feito a partir de afirmações simples, capazes de estabelecer uma espécie de diálogo interno com você mesmo. "Podemos dizer a nós mesmos algo como 'a tarefa foi cumprida, o remédio foi dado' logo depois de executar a ação. Outra estratégia é focalizar a atenção na expressão da criança, para poder lembrá-la mais tarde, se estivermos em dúvida", explica Ana Alvarez.

DIA 21  DIA 21 EVITE O EXCESSO DE ÁLCOOL E AS DROGAS A ação desses componentes sobre os processos de atenção e memória é indiscutível. O uso prolongado pode levar a sérias perturbações mentais.

DIA 22  USE SITUAÇÕES COTIDIANAS PARA RELEMBRAR FATOS Sua grande dificuldade é resgatar acontecimentos passados, recentes ou nem tanto? tente estimular sua mente, de modo que ela possa se tornar um arquivo mais confiável e eficiente. Mesmo vendo tv, você pode tentar um exercício simples. "Se está assistindo ao noticiário, tente recontar a si mesmo a última notícia que ouviu. E a penúltima. E ainda a que veio antes desta. vá se desafiando para lembrar cada vez mais", indica Ana Alvarez.

Dia 23  CRIE CENAS NOVAS crie cenas novas Imagine que você deseja guardar o maior número possível de informações sobre uma pessoa que acabou de conhecer. Uma maneira eficiente de fazer isso é relacionar a figura com os dados que já tem sobre ela, formando uma imagem mental. Suponhamos que seu chefe o apresentou a uma colega nova. Nessa primeir

Dia 24  FIQUE ATENTO AOS DETALHES Guardar caminhos ou fisionomias não é o seu forte? Tente desenvolver essa capacidade com exercícios de observação. Até mesmo assistindo a uma novela você pode colocar o treino em prática. "Observe bem o cenário, prestando atenção aos detalhes que estão do lado esquerdo e do lado direito. Depois, feche os olhos e tente recordar os objetos e os locais onde eles estavam", sugere Ana.

Dia 25  VERBALIZE Se a ideia é guardar o endereço da casa de um amigo, repita essa informação para si mesmo algumas vezes, tentando associá-la com outra palavra. Se a rua chama-se João Borges, associe Borges a algo parecido, como Bosques. Por fim, forme uma frase, do tipo "João mora nos bosques".

Dia 26  TESTE SUA REAÇÃO Para otimizar os benefícios de um jogo, uma partida de paciência no computador, por exemplo, trabalhe com limites de tempo. Se conseguiu ganhar o jogo em 15 minutos desta vez, desafie-se a resolver o próximo em 14 minutos. Assim, a atividade não será tão automática e os benefícios para a mente serão maiores.

Dia 27  BUSQUE RESPOSTAS Mesmo quando a memória falha, você pode contar com mecanismos exteriores para chegar à informação. Assim, se já fez de tudo para lembrar o nome de uma conhecida, ligue para uma amiga em comum e tire a dúvida. "A cada informação que temos dificuldade de resgatar, estão associadas pelo menos mais quatro. Se não insistirmos, provavelmente ficará ainda mais difícil acessar não só aquela como outras que fazem parte da mesma cadeia associativa", alerta Ana.

Dia 28  SEJA GENEROSO Deu aquele branco? Tente não se subestimar por isso, afinal, todo mundo já passou por uma situação semelhante. "Procure ser generoso consigo mesmo e mantenha a tranquilidade. Se for o caso, diga ao seu interlocutor que acabou de ter uma ideia diferente e peça que repita o que disse, para que você possa analisar o ponto de vista apresentado.

Ou simplesmente use o bom humor para avisar: 'Sabe de uma coisa? Esqueci o que estava dizendo'. O mais importante é não se deixar abalar", explica Ana Alvarez.

Para os leitores que chegaram até aqui, lançamos um desafio: tente se lembrar dos exemplos que abriram essa matéria. Aí está mais uma forma de testar e provocar a sua memória. Invente também suas próprias estratégias!

Quando é hora de pedir ajuda? Se as falhas de memória estão se repetindo continuadamente e se começam a trazer consequências sérias para o dia-a-dia profissional e pessoal, impedindo a realização de tarefas importantes, o melhor a fazer é buscar ajuda especializada. Além de afastar a possibilidade de doenças mais graves, como a doença de Alzheimer, o médico poderá oferecer ao paciente um tratamento personalizado. "Ainda não existem medicamentos para turbinar a memória, mas conseguimos bons resultados com treinamentos individualizados, por meio de exercícios específicos para cada caso", explica o neurologista Paulo Henrique Bertolucci.

FONTE: http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/73/artigo132201-3.asp

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Banho consciente

Ducha de praia ecológica pode economizar até um milhão de litros de água potável por dia

Várias campanhas de conscientização sobre o uso desenfreado da água, que tentam minimizar os efeitos devastadores do desperdício deste bem para o meio ambiente, podem ser vistas em diversos veículos de comunicação.

Mas a questão está longe de ser resolvida. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa consome cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene. No Brasil, esse número pode chegar a 200 litros diários.

Pelo menos nas regiões litorâneas, o problema pode diminuir de forma considerável. O empreendedor Armando Fantini criou a Ducha de Praia Refresh Brasil, que filtra a água da areia da praia com sistema de bomba manual e oferece banhos de baixa salinidade, livre de bactérias, já que possui sistema de cloração que elimina microorganismos e coliformes.

A eficácia da novidade pode ser comprovada através de análises da empresa Precisions Labs, que realizou estudos físicos, químicos e bacteriológicos e comprovou que o produto fornece água com um Ph mais neutro, com até 90% menos salinidade e com 99% menos bactérias e coliformes que a água do mar.

Recentemente, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), que adotou a ducha como bandeira para sua Campanha "Poupe água. Poupe a natureza", também rea lizou testes da mesma ordem.

Ao contrário das duchas tradicionais, a Refresh dispensa manutenção, água potável, energia elétrica e vigilância sanitária. Para desenvolver o projeto, o empresário investiu até agora R$ 300 mil. Ele conta que já vendeu 100 duchas para campings, restaurantes e bares à beira mar em locais como Ubatuba, Riviera de São Lourenço, Vitória, Fernando de Noronha, entre outros.

A economia de água potável pode chegar a um milhão de litros por dia nas praias da costa brasileira, segundo projeção de Fantini. "O Brasil tem oito mil quilômetros de praias. A média da extensão de cada uma é de 3,9 mil metros. Se cada uma instalar uma ducha a cada 50 metros, a economia de água limpa pode chegar a um milhão de litros por dia", calcula.

O interessante é que Fantini sempre teve medo do mar e, a partir do projeto, teve de freqüentar algumas praias. Com isso, veio a oportunidade de patrocinar uma canoísta e, hoje em dia, participa de campeonatos em diversas cidades e aproveita as viagens para divulgar o produto. "Uno o útil ao agradável", finaliza.

FONTE: http://carreiraenegocios.uol.com.br/gestao-motivacao/11/66ducha-de-praia-sustentavel-pode-gerar-uma-economia-de-um-131640-1.asp

O que é Reiki - Curso

O conhecimento de que uma energia invisível flui através de todas as criaturas vivas e está conectada à saúde é parte da sabedoria de muitas culturas antigas.

Reiki é uma energia que contribui para a saúde, relaxando e aliviando o stress, ativando os centros de auto cura e favorecendo o sono e a digestão entre tantos outros benefícios. O aprendizado de Reiki antes ou durante a gravidez tem se mostrado extremamente benéfico tanto para a mãe quanto para a criança.

Reiki é uma técnica de harmonização energética que, além de auxiliar na saúde física, melhorando a qualidade de vida, pode promover desenvolvimento pessoal e espiritual. É um sistema holístico que integra corpo, mente e alma permitindo a ampliação da consciencia e a abertura de novos caminhos no processo de autoconhecimento. É um método científico, natural e completo de energização por meio da imposição das mãos, que auxilia no tratamento de qualquer desequilíbrio físico, mental, emocional ou espiritual.

    Ajuda a eliminar as dores e o stress diário, ativando todas as glândulas e órgãos, bem como o sistema nervoso e o imunológico. Pode ser usado em conjunto com qualquer técnica de tratamento médico, psicológico ou farmacológico e não tem contra indicação. É totalmente seguro. Não destroi nervos ou tecidos. Inofensivo e sem efeitos colaterais.

    Diminui os efeitos colaterais de tratamentos como quimioterapia e radioterapia e  potencializa a ação positiva dos medicamentos. Auxilia em  casos de depressão, psicose e esquizofrenia e síndrome do pânico.

    A  energia não é manipulativa, o praticante simplesmente  posiciona as mãos e a  energia flui na intensidade e na qualidade determinada por  quem recebe. Não há  necessidade de conhecimentos de medicina nem informações sobre possíveis  deficiências do receptor, é fácil de aprender. É um relaxamento curador em todos  os níveis, um presente divino para o crescimento do ser  humano.

    Não  tem nenhuma ligação com religião ou seita. Reiki é  amor, harmonia e cura que vêm  do Universo. Para se beneficiar desses benefícios não há necessidade de  acreditar na energia Reiki, nem fazer qualquer tipo de esforço, basta relaxar e  receber.

    Apesar  disso Reiki não é substituto para a medicina tradicional, mas complemento para  tratamentos tradicionais sem contra indicações. A ciencia moderna também já comprovou a existencia dessa “energia vital” por meio de experimentos científicos, e a medicina pesquisa sua influência no funcionamento do sistema imunológico e no processo de cura de varios distúrbios.

Quanto mais a ciencia avança, mais se faz necessáriorepensar e estudar o homem como um todo e as teorias energéticas vem conquistando espaço na classe médica, mesmo que ainda não oficialmente vinculadas à Medicinatradicional. Vários hospitais de renome oferecem aplicações de Reiki como parte de seus tratamentos, inclusive o Hospital Albert Einstein em São Paulo.     Caro amigo, estarei ministrando um curso de Reiki Nível I, nos dias 30 e 31 de maio. Se estiver interessado, entre em contato comigo.

Obrigado e um abraço do Mario

 

Curso  de Reiki - Nível I

Data: 30 e 31 de maio das 9:00 as 18:00 h

Investimento: R$ 270,00 (parcelavel sem juros)

 

 Informações e inscrição: Tel: 3815-5042 ou E-mail: marioborger@gmail.com                        www.br.rai-reiki.com Orientador: Mario Borger

Mestre Orientador Reiki Nível IV senior pela RAI (Reiki Association International)

Meditante pela Sociedade Internacional de Meditação

Meditante pelo método Silva Mind Control

Numerólogo pela ABRAN - Associação Brasileira de Numerologia

Engenheiro Eletrônico pela USP

Pós Graduação em Administração de Empresas pela FGV
Fonte: Carmelina 

terça-feira, 19 de maio de 2009

ECOBAGS - Hortifruti incentiva uso de sacola retornável

Uma atitude ecologicamente correta e muito comum em países como França e Alemanha começa a ganhar força no Brasil. São as “ecobags”, sacolas que os clientes levam para o mercado ou para a feira e, assim, evitam a utilização dos sacos plásticos para carregar suas compras para casa. Para incentivar essa prática, a Hortifruti, maior rede de hortifrutigranjeiros do país, acaba de lançar um modelo de ecobag, que pode ser adquirida por apenas R$ 5,99 (R$ 4,99 para os clientes do Cartão natural, cartão de crédito da empresa).

A bolsa, que conta com estampa exclusiva de fruta, já está virando febre entre as clientes da Hortifruti. O modelo foi criado pela MP Publicidade. “Iniciamos essa campanha com sacolas feitas com lonas reaproveitadas dos banners e faixas de ofertas de nossa rede. Porém, a procura era tanta que não conseguimos atender a demanda. Como o objetivo é evitar o uso excessivo de sacolas plásticas decidimos produzir um modelo em maior escala”, explica Fernanda Hertel, Diretora de Marketing da Hortifruti. A venda das "ecobags" faz parte de uma preocupação sócio-ambiental permanente da Hortifruti, já que uma sacola plástica comum demora até 450 anos para se desintegrar.

Inicialmente, a empresa colocou à venda 30 mil sacolas. “Esperamos que a campanha desperte a consciência dos brasileiros para diminuir a circulação de um dos vilões da degradação ambiental. Quando as pessoas levam em conta a questão do meio ambiente, passam a praticar o consumo sustentável em tudo o que fazem seu dia-a-dia", completa Fernanda.

FONTE: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=77792

segunda-feira, 18 de maio de 2009

O Portal Verde Global foi lançado

Seg, 18 Mai, 12h40

NOVA YORK, 18 de maio /PRNewswire/ -- Um portal verde global, www.EcoSeed.org, foi oficialmente lançado hoje pela Global Content & Research Ltd. depois de um curto período de lançamento beta. O website é exclusivamente dedicado a servir a comunidade "verde" em evolução no mundo todo e fornecerá acesso mundial a notícias verdes globais, negócios verdes, finanças verdes e muitos outros assuntos

importantes.

(Logo: http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20090518/NY17098LOGO )

 

Ao fazer o anúncio, o Sr. S. Herman, fundador e CEO, declarou, "O lançamento de EcoSeed pretende oferecer acesso global à Internet de fonte única para usuários que desejam explorar a revolução 'verde' internacional em expansão. O lançamento foi feito oportunamente para atender a necessidade de uma fonte única de Internet, responsável e robusta, para notícias, oportunidades de negócio, finanças, comentários, informações e interação social 'verdes' para um público mundial." Ele também observou que, "Esta é apenas a primeira fase de desenvolvimento do website EcoSeed, que foi construído por uma excelente equipe de profissionais do mundo todo, que reúnem uma variedade global de nacionalidades e experiências neste projeto."O Sr. Arnel Reyes, Diretor de Tecnologia da Informação, informou que o lançamento foi o primeiro passo de um compromisso de EcoSeed de manter uma vantagem tecnológica no fornecimento de informação 'verde'. Ele expressou a intenção da Global de lançar importantes adições ao website em futuro próximo, sem revelar detalhes específicos.Ao descrever o website, o Sr. Herman forneceu os seguintes detalhes:As partes interativas do portal abrangem uma vasta gama de assuntos "verdes", incluindo a cobertura de notícias internacionais nas áreas de tecnologia sustentável e negócios e comércio ecologicamente amigáveis, assim como notícias financeiras, incluindo ações e acompanhamento de mercado verde. O site também contém uma ampla variedade de conteúdo atualizado amigável ao meio ambiente em áreas específicas como biocombustíveis, pilhas de combustível, veículos elétricos, energia das ondas, energia solar, energia do vento, biomassa e energia geotérmica. O portal também cobre em detalhes tópicos internacionais, como créditos de carbono, mudança climática e construção, computação e políticas verdes. Os usuários terão acesso a editoriais oportunos e relevantes de alguns dos especialistas mundiais em assuntos verdes, incluindo energia renovável. O website contém uma coleção de documentos de pesquisa, estudos de mercado e relatórios sobre os últimos acontecimentos em assuntos relacionados com ecologia.Uma página de web exclusiva do EcoSeed fornece um mercado global onde fabricantes e provedores de serviços verdes podem encontrar compradores e pessoas à procura de mercadorias e serviços para todos os níveis de usuários, tudo disponível através da página da web "Marketplace" do website. Com mais de 100.000 empresas e profissionais verdes do mundo todo já no diretório da Global, o "Marketplace" de EcoSeed pretendia ser o site da Internet no qual se pode encontrar qualquer produto ou serviço verde de qualquer parte do mundo. Homens de negócios preocupados com a ecologia podem promover seus serviços e mercadorias e negociar diretamente com seu mercado alvo dentro do website para ajudar a expandir sua base de clientes. Indivíduos preocupados com o meio ambiente em busca de soluções ecologicamente amigáveis para sua casa ou empresa podem procurar e interagir com esses fornecedores. A Global acredita que este é o primeiro mercado on-line verde em escala global.Uma página especial foi dedicada a redes sociais "verdes", com consultores, fabricantes, distribuidores e empreendedores entusiastas da ecologia com uma plataforma para seus interesses ecológicos. Os membros também podem encontrar conselhos, fazer consultas, blog, ou procurar parceiros para benchmarking, compartilhamento e redes sociais no mundo todo.Para mais informações conecte-se a www.EcoSeed.orgFONTE Global Content & Research Ltd.18/05/2009CONTATO: Linha Direta de Relações Públicas - EUA, +1-914-410-6730, publicrelation@ecoseed.org

Web site:

http://www.EcoSeed.oRG

FONTE: http://br.noticias.yahoo.com/s/18052009/24/economia-negocios-portal-verde-global-lancado.html

A intuição como competência gerencial

Líderes intuitivos, gerentes com uma boa capacidade de olhar para frente e “sentir” as tendências. Leia mais!
Vocês já pensaram a respeito da rapidez com que as coisas mudam? A pessoa mais velha do mundo, uma senhora japonesa com 118 anos, viu a invenção do automóvel, do avião, da bomba atômica, viu a sociedade transformar-se radical e profundamente em um espaço de apenas 100 anos, sendo ainda que nos últimos anos a velocidade de mudança vem aumentando progressivamente. E onde isso nos leva, em termos de competências comportamentais requeridas no trabalho?
Em 1910, ou seja, em um passado recentíssimo se considerado todo o período coberto pela História, as qualidades mais prezadas e reconhecidas nas pessoas eram relacionadas com previsibilidade, disciplina, submissão, lealdade, estabilidade e manutenção do “status quo”. Isso era perfeitamente compreensível na época, uma vez que:
1 – Havia muito poucos telefones
2 – Não existiam aviões
3 – Não existia fax
4 -_Não havia televisão
5 – Não existia Internet
A diferença entre o mundo do século 19 e do início do século 20 era imensa, se comparada com o mesmo período de tempo anterior (séc. 18 para o 19), mas ínfima, se comparada com as transformações que ocorreram dentro da primeira metade do século 20.
Este processo de aceleração em progressão geométrica assumiu proporções inimagináveis a partir de 1950. Bill Gates preconizou que nos próximos 10 anos iremos experimentar um salto tecnológico de magnitude muito, muito maior do que os saltos que já tivemos (novamente a progressão geométrica).
A sociedade está se transformando e essa mudança contínua e cada vez mais acelerada certamente cobra um preço às pessoas. Saímos de uma época em que as características de estabilidade davam o tom comportamental e ingressamos em uma nova era em que a audácia, a capacidade de correr riscos, a adaptabilidade e a flexibilidade passam a ser mais e mais requeridas.
Entretanto, o perfil das pessoas não mudou. Elas continuam tendo as mesmas características de sempre, o que é paradoxal, porque são elas as responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico que transformou e continuará a transformar a sociedade. A rapidez com que isso acontece é algo a se pensar porque o ser humano tem limitações quanto à sua capacidade de assimilar mudanças radicais no estilo de vida em sociedade. O homem resiste à mudança. Sempre resistiu.
Assim, caímos em um paradoxo. Há um limite para a aceleração no processo de mudanças? Alguém já disse que o limite para mudanças profundas na sociedade e no modo de vida, está no espaço de uma geração pelo menos, para que essas mudanças se solidifiquem. Isso significa um período de 25 anos aproximadamente. Teoricamente, a Humanidade não conseguirá assimilar mudanças radicais em períodos mais curtos que isso.
Atualmente, há uma nítida sensação de que estamos no máximo de nossa capacidade de assimilar mudanças enquanto sociedade. O volume de informações novas, de tecnologias, de conceitos a serem aprendidos, reciclados, atualizados, é absolutamente enorme! Há alguns especialistas em gerenciamento que acreditam inclusive que o desenvolvimento da intuição como característica gerencial torna-se importantíssimo nesse início de milênio. E porque a intuição? Porque é praticamente impossível a um ser humano estar sintonizado em todas as áreas de conhecimento e informação.
Líderes intuitivos, gerentes com uma boa capacidade de olhar para a frente e “sentir” o caminho, as tendências, tomar decisões em cima de um mix de informações e intuição são muito considerados, principalmente quando acertam. O uso da intuição, como instrumento de gerenciamento é certamente polêmico, mas faz-se necessário e o aprendizado passa pelo velho método da tentativa e erro. Uma característica de muitas organizações hoje é a de encorajar que as pessoas cometam erros tomando decisões. Algo como “ações não são puníveis, mas omissões sim”. 
Trata-se de uma política de risco calculado, e um dos objetivos é o de desenvolver a intuição, visto que em situações de pressão (que se tornam cada vez mais freqüentes na rotina profissional) o indivíduo muitas vezes só terá esse recurso para lançar mão. Isso exige muita autoconfiança e grande capacidade de adaptação, como já foi dito.
De qualquer modo impõe-se hoje uma necessidade muito clara: mais do que nunca, o reconhecimento da necessidade de mudança e adaptação é necessário para fazer frente aos desafios do nosso cotidiano cada vez mais vertiginoso. Quanto mais clara esta necessidade estiver tanto para as pessoas como para as organizações, mais preparadas elas poderão estar para conviver e se sobressair nesse novo ambiente. 
Por Edson Rodriguez (consultor em Gestão de Pessoas e Orientação Profissional, coacher gerencial, autor dos livros “Conseguindo Resultados através de Pessoas”, “Futebol para Executivos” e “Por que alguns vendedores vendem mais que os outros?”. É sócio e Diretor da Your Life do Brasil(www.yourlife.com.br), empresa voltada à orientação profissional via Web, além de sócio e Vice Presidente da Thomas Brasil (www.thomasbrasil.com.br)
FONTE: HSM Online, 06/05/2009

domingo, 17 de maio de 2009

A International Paper está entre as empresas mais éticas do mundo

A International Paper é eleita, pela terceira vez consecutiva, a empresa mais ética em seu setor, pelo instituto norte-americano Ethisphere. O reconhecimento avalia a relação entre padrões éticos e bom desempenho operacional da companhia.

A International Paper (IP) foi novamente reconhecida pelo instituto americano Ethisphere como a empresa mais ética do seu setor. Segundo a publicação, a posição foi conquistada em conseqüência do comprometimento da IP em traduzir seu discurso ético em iniciativas e práticas corporativas. Os avanços conceituais representados nesse discurso e os benefícios refletidos nas comunidades onde a empresa atua serviram como referência. "Na International Paper, fazemos a coisa certa pelas razões certas e isso se reflete em nosso comprometimento em atuarmos de forma ética". Disse John Faraci, presidente mundial da IP. "Esse reconhecimento reflete nossa crença de que a maneira como conduzimos nossos negócios é tão importante quanto os resultados que obtemos", completou.

Editores e pesquisadores do Instituto Ethisphere, analisaram mais de 10.000 empresas para determinar os finalistas de 2009. O processo incluiu avaliações sobre código de ética, casos de infrações litigiosas e regulatórias, investimentos em inovações e práticas sustentáveis de negócios, atividades para a melhoria da cidadania corporativa, relação com fornecedores e clientes, entre outros aspectos.

"A International Paper tem provado ser líder em sustentação dos mais altos padrões éticos, tornando-se verdadeiro modelo em nossa indústria. A concorrência para a premiação da empresa mais ética do mundo deste ano foi acirrada e nós parabenizamos a IP por alcançar o primeiro lugar", disse Alex Brigham, diretor Executivo do Instituto Ethisphere.

Sobre a IP - A International Paper, fundada em 1898, é uma empresa produtora de papéis não revestidos e embalagens, com atuação global em mercados na América do Norte, Europa, Rússia, América Latina, Ásia e norte da África. Seus negócios também incluem a Xpedx, a maior distribuidora de papéis para impressão, suprimentos e equipamentos gráficos da América do Norte. Com sede nos Estados Unidos, a International Paper emprega aproximadamente 61.500 pessoas em mais de 20 países, e atende clientes em todo o mundo. Em 2008, o total de vendas da companhia foi cerca de US$ 25 bilhões. No Brasil, a International Paper emprega 2.551 profissionais e possui três fábricas: duas no Estado de São Paulo e uma no Mato Grosso do Sul. Seus produtos, as linhas de papéis para imprimir e escrever Chamex e Chamequinho e a linha gráfica de papéis Chambril, são produzidos a partir de florestas 100% plantadas e renováveis, certificadas pelo Cerflor, sistema brasileiro de certificação florestal gerenciado pelo Inmetro e reconhecido internacionalmente pelo PEFC (Program for Endorsement on Forestry Certification).

Para saber mais sobre a International Paper, seus produtos e seu compromisso com a sustentabilidade econômica, social e ambiental: www.internationalpaper.com.br.

Fonte: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=77509