sábado, 18 de julho de 2009

Sustentabilidade não é modismo, diz consultor

17/07 - 08:25 - Agência Estado

São Paulo, 16 - As discussões a respeito da sustentabilidade na Europa são uma realidade já implantada e sem volta. A opinião é do professor Jean-Yves Carfantan, sócio-diretor da AgroBrasConsult, que ministrou palestra hoje durante workshop promovido pela consultoria Beef Point.

"Isso não é um modismo. Os varejistas europeus casaram definitivamente com a causa da sustentabilidade e não voltarão mais atrás", disse Carfantan. O consultor disse que as principais redes de varejo na Europa reformularam suas estruturas e incluíram em suas políticas internas o objetivo de contribuir para promover a sustentabilidade. De acordo com Carfantan, as mudanças nas empresas foram tão grandes que o próprio relacionamento entre supermercado e consumidor foi modificado, de forma que as redes atuem como "professores". "A ideia que existe é a de educar o consumidor, disponibilizando para ele produtos que emitam menos carbono, sejam provenientes de regiões que não provoquem o desmatamento, entre outras coisas", disse o consultor. Segundo Carfantan, a primeira mudança na relação com os fornecedores foi em relação às marcas próprias das redes. Ele lembra que, no caso do Carrefour, 50% do faturamento da empresa na Europa é proveniente das marcas próprias, o que demonstra o peso do negócio. O professor lembra, no entanto, que a cobrança por práticas sustentáveis de seus fornecedores não é uma ameaça, mas uma realidade. "Nesse cenário, quem tiver uma posição proativa terá mais oportunidades de negócios", afirma. Apesar de o Brasil ter se esforçado para passar uma imagem de país preocupado com o meio ambiente e com práticas sustentáveis, o consultor disse que, na Europa, a imagem brasileira não é das melhores. Segundo ele, os europeus consideram o Brasil um país reativo e passível de inseguranças. "Falta comunicação para o Brasil. Mesmo as dificuldades da legislação, as limitações para atender às demandas. O Brasil precisa melhorar sua imagem no exterior e para isso precisa investir em comunicação", disse Carfantan.

fonte:

http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2009/07/17/sustentabilidade+nao+e+modismo+diz+consultor+7346007.html

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Reconheça alguns problemas de saúde pelas unhas

A cor base da unha de indivíduos saudáveis deve ser rosa claro. As que são brancas ou esbranquiçadas, podem sugerir anemia ou alguma doença hepática.
Unhas brancas com ponta escura pode ser um sinal de envelhecimento, mas também pode ser sinal de insuficiência cardíaca congestiva, diabetes ou doença hepática.
Problemas renais são suspeitos em condição conhecida como meia-e-meia haste, em que a parte inferior da unha é branca, mas uma parcela para a ponta da unha é rosa.
Unhas azuladas podem indicar falta de oxigênio, sinal de uma pessoa pode estar sofrendo do pulmão.
Unhas verdes podem sugerir infecção por Pseudomonas aeruginosa, uma bactéria que é comum no meio ambiente. Problemas respiratórios como pólipos nasais e sinusite crônica - podem desencadear a síndrome das unhas amarelas, considerada rara.
Unhas espessas, disformes e turvas são geralmente sinal de infecção por fungo. Quanto mais cedo forem tratadas, melhor. É difícil de tratar.
A preocupação deve ocorrer se alguém desenvolve uma nova pigmentação nas unhas, assim como um novo sinal sobre a pele. Neste caso é melhor procurar um dermatologista para ver se é um melanoma ou se é apenas uma batida
Se notar uma mudança nas suas unhas, é razoável que vá verificá-la, mas não se preocupe sobre isso. Há muitas coisas que acontecem nas unhas que não têm nada a ver com quaisquer condições citadas no texto. Fotos podem ser acessadas no site da Clínica Mayo, dos EUA:
http://www.mayoclinic.com/health/nails/WO00055
FONTE:

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Como conquistar o bem-estar e a qualidade de vida

14/7/2009

O grande desafio em relação ao nosso estilo de vida é identificar as áreas em que podemos melhorar, para que tenhamos uma existência mais plena e satisfatória. Esforço e determinação são essenciais para atingi-lo com sucesso e só você pode gerenciar tudo isso. Mas não tente modificar tudo de uma só vez, pois, em geral, é difícil mudar os hábitos, e uma transformação de modo permanente só é alcançada se nos dedicarmos com sinceridade e persistência a adquirir novas maneiras de agir.

Muitas vezes, mesmo sabendo a importância de conquistar uma boa qualidade de vida, é um pouco difícil descobrir quis caminhos seguir para alcançar esse objetivo. Para ajudá-lo veja algumas sugestões fundamentais para atingir o bem-estar:

1. Tente se dedicar com determinação a obter sucesso nas áreas social, afetiva, profissional e da saúde física. Lembre-se de que não adianta ter um excelente cargo e estar doente, ou não ter tempo para se dedicar a alguém especial;

2. Faça todo esforço possível para integrar os vários aspectos de seu eu: físico, emocional, mental e espiritual. É fundamental você tentar estar bem consigo mesmo em todas as dimensões;

3. Procure informações sobre os hábitos que estão associados a uma boa qualidade de vida. Quem não tem o conhecimento pode deixar de fazer algo, às vezes até simples, que ajudaria no seu bem-estar;

4. A vida é cheia de momentos de decisão; por isso, favoreça aqueles que possam contribuir para o bem-estar. Há pessoas que parecem colecionar somente opções erradas. Tente fazer com que todas as suas resoluções o aproximem cada vez mais da meta de excelência, que é a de ser uma pessoa integrada, bem–sucedida e feliz;

5. Estabeleça relações de respeito e colaboração com familiares, amigos, colegas e chefes. Pesquisas indicam que o principal fator anti-estresse é o apoio interpessoal. A construção gradual de um “network” também é de grande importância;

6. Participe ativamente de todas as decisões quanto a qualquer problema de saúde que venha a ter. Quem adota uma postura passiva frente aquilo que é importante em sua vida pode acabar vítima de decisões externas que não traduzem sua vontade. Temos de ser donos de nosso destino; portanto, é importante participar ativamente de planos que nos envolvem;

7. Entenda que a doença e a saúde são pólos de uma mesma dimensão e tente se posicionar sempre do lado da saúde, com medidas preventivas de autocuidado;

8. Aprenda a identificar o que o estressa e tenha coragem de se afastar das situações de tensão das quais seja possível se desligar. Também é importante aprender a lidar com tudo aquilo que, embora estressante, seja essencial em sua vida.

Fonte: Welness - Seu guia de bem-estar e qualidade de vida. Autores: Alberto Ogata e Ricardo de Marchi.

http://www.rhcentral.com.br/howto/howto.asp?cod_howto=106

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Leve uma garrafa de água

Postado em Dicas - Você EcoD em 10/07/2009 às 07h00
por Redação EcoD

Use a mesma garrafa ao invés de comprar uma nova cada vez que tiver sede

Foto:Stock

Beber bastante água é fundamental para manter a saúde em dia. Mas comprar garrafinhas plásticas de água cada vez que bate uma sede significa muito lixo gerado desnecessariamente. Por isso, antes de sair de casa, pegue um squize ou outra garrafa reutilizável e leve-a com você.

Assim, toda que você chegar em algum lugar onde poder se reabastecer, basta colocar mais água e pronto. Menos lixo e menos dinheiro gasto para manter-se hidratado.

E se um dia você esquecer de levar a sua própria garrafinha e precisar comprar uma descartável, ao menos reaproveite-a outras vezes ao longo do dia.

http://www.ecodesenvolvimento.org.br/voceecod/leve-uma-garrafa-de-agua

Divulgação

Olá este Blog tem como objetivo auxiliar as pessoas a entenderem sobre QVT e Sustentabilidade Organizacional.
Caso vc tenha alguma dúvida ou necessite de auxilio ,favor entrar em contato através das postagens.
Aguardo
Abraços
Flávia Boni