sexta-feira, 4 de dezembro de 2009


Olá, gostei muito ..o que a ong Banco de Alimentos está fazendo para dar continuidade aos seus projetos.
Você que vai dar presentes , você que trabalha em empresas ou mesmo você que pode ajudar.
Veja abaixo na integra.
Abs,

Neste Natal comemore ajudando a ONG Banco de Alimentos!

Nossos assistidos agradecem!


Presenteando com um Kit “Damas do Vinho” da Vinea, você estará ajudando a alimentar 1 pessoa assistida pela ONG Banco de Alimentos por 1 ano. São cerca de 1.080 refeições complementadas pela ONG.
Ajude a divulgar esta iniciativa!

Feliz Natal!

damasdovinhofinal - damasdovinhofinal
http://blog.bancodealimentos.org.br/


Jovens relacionam aspectos profissionais com melhor qualidade de vida


Atualmente estou ministrando aulas para jovens ,  suas perspectivas são enormes em relação ao futuro, este texto abaixo  mostra um pouco sobre as prioridades.
Abs.



O emprego também está na lista das prioridades para os jovens, mas em terceiro lugar, com 18% de respostas em pesquisa
Jovens relacionam aspectos profissionais com melhor qualidade de vida
SÃO PAULO - Uma pesquisa realizada pela Unep (United Nations Environment Programme), a pedido do Instituto Akatu, revelou que os jovens consideram os aspectos profissionais fundamentais para ter uma boa qualidade de vida.
Para 33% dos jovens entrevistados, os aspectos profissionais (bom emprego, ter próprio negócio, estar trabalhando) são os aspectos mais importantes para se viver bem. Em segundo lugar, estão os aspectos pessoais, que envolvem saúde, qualidade de vida, entre outros, com 28% das respostas. A estabilidade financeira ocupa a terceira colocação, com 24%.
Prioridades
O emprego também está na lista das prioridades dos jovens. Nesta categoria, melhorar suas condições econômicas, a exemplo do emprego, é o terceiro fator mais importante para 18% dos entrevistados. Em primeiro lugar, está combater o crime (32%) e, em segundo lugar, está reduzir e erradicar a pobreza (27%).
A pesquisa foi aplicada do dia 6 ao dia 14 de abril deste ano. Foram feitas mil entrevistas com jovens e adultos com idade entre 18 e 35 anos de todas as classes socioeconômicas, moradores de nove regiões metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Belém, Recife, Salvador e Fortaleza, além do Distrito Federal.
Perfil dos entrevistados
Entre os jovens e adultos entrevistados, 17% estudavam e 71% trabalhavam, sendo que 54% trabalhavam em período integral e 17%, em meio período.
Os participantes da pesquisam que disseram receber salário representaram 69% e 26% disseram ter apoio financeiro da família.
Em relação às despesas, 59% tinham como principal gasto familiar alimentação e bebidas e 32%, aluguel, energia e água.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Total de idosos será próximo ao de jovens em 2030, diz pesquisa


Essa matéria, vai especialmente para os meus alunos do SENAC, PASA 05 -Comunicação.

Bjs
Flávia Boni



Pessoas com 65 anos ou mais eram 4,01% dos brasileiros em 1980.
Em 2050, eles devem ser 22,71% do total.
Da Agência Estado


    A participação dos idosos na população brasileira será quase igual à dos jovens em 2030, segundo mostra a pesquisa Tábuas de Mortalidade, divulgada nesta terça-feira (1º) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 1980, as crianças de 0 a 14 anos correspondiam a 38,24% da população e, em 2009, elas já diminuíram sua representação para 26,04%. Já o contingente com 65 anos ou mais de idade pulou de 4,01% para 6,67% no mesmo período. Em 2050, o primeiro grupo representará 13,15%, ao passo que a população idosa ultrapassará os 22,71% da população total, segundo a pesquisa.

A idade mediana (exatamente a faixa do meio entre os 50% mais novos e os 50% mais velhos) da população também vem crescendo e deverá praticamente duplicar entre 1980 e 2035, ao passar de 20,20 anos para 39,90 anos, podendo alcançar os 46,20 anos, em 2050. De acordo com a pesquisa, outro indicador que mostra o processo de envelhecimento da população brasileira é o índice de envelhecimento (divisão do número de idosos pelo de crianças). Entre 2035 e 2040 a população idosa (65 anos ou mais) poderá alcançar um patamar 18% superior ao das crianças (0 a 14 anos) e, em 2050, esta relação poderá ser de 172,7 idosos para cada 100 crianças.

Os técnicos do IBGE comentam no documento de divulgação da pesquisa que "mantidas as tendências dos parâmetros demográficos implícitas na projeção da população do Brasil, o país percorrerá velozmente um caminho rumo a um perfil demográfico cada vez mais envelhecido, fenômeno que, sem sombra de dúvidas, implicará em adequações nas políticas sociais, particularmente aquelas voltadas para atender as crescentes demandas nas áreas da saúde, previdência e assistência social".

Os técnicos do instituto destacam também que "é importante apontar" que, atualmente, a população com idade de ingresso no mercado de trabalho (15 a 24 anos) passa pelo máximo de 34 milhões de pessoas, cifra que deverá permanecer relativamente estável até 2020, quando então tenderá a diminuir.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A experiência

Boa noite!
Semana passada passei por uma situação que me fez refletir sobre todos os problemas e como é difícil ser uma pessoas que tem necessidades especiais.
Não vou relatar o nome para preservar a pessoa que fez perceber o quão difícil é viver diariamente com as ruas de São Paulo e o pré conceito das pessoas.
Ajudei uma moça com deficiência visual  para passar pelos  buracos da região central de são paulo, mas precisamente próximo ao Largo Paissandú.
Eu estava de óculos escuros , portanto as pessoas que nos viam também acharam que eu era deficiente visual, o que me deixou surpresa foram os olhares e as murmúrios sobre as "duas ceguinhas", nossa fiquei realmente triste em pensar  e sentir por alguns minutos tudo isso.
Pois bem , realmente senti na pele que a Cidade de São Paulo , não está adequada aos portadores de qualquer deficiência e as pessoas com mais idade, pois impossível andar sem tropeçar e o pior algumas pessoas não estão preparadas para lidar com a diversidade em todos os sentidos e como ainda temos preconceito.
Esta moça me presenteou com uma experiência que mudou o meu jeito de ver e sentir este mundo que parecia tão distante.
Bjs,
Flávia Boni

Musicoterapia melhora a qualidade de vida e a pressão arterial de indivíduos hipertensos

A hipertensão arterial é uma doença muito comum, afetando cerca de 25% dos adultos brasileiros, com consequências para o aparelho cardiocirculatório, pois suas complicações elevam as taxas de complicações e morte cardiovascular. Um recente estudo brasileiro demonstrou que a musicoterapia melhora a qualidade de vida e a pressão arterial de indivíduos hipertensos.

Controlar a pressão arterial diminui complicações e pode preservar a qualidade de vida dos pacientes. Estudos mostram os efeitos positivos da música como auxiliar no tratamento de diversas patologias. Um estudo teve como como objetivo avaliar o efeito da musicoterapia na qualidade de vida e no controle da pressão arterial de pacientes hipertensos.

Realizou-se um ensaio clínico controlado que avaliou 50 pacientes de ambos os sexos, maiores que 50 anos, portadores de hipertensão arterial leve, em uso de medicação, matriculados em um serviço multiprofissional para tratamento da hipertensão arterial. Divididos em grupos experimental (GE) e controle (GC).

O GE, além do tratamento convencional, participou de sessões musicoterápicas semanais por doze semanas. O GC permaneceu sob o tratamento padrão do serviço. Antes e após a intervenção foi aplicado nos dois grupos o questionário SF-36 para avaliar a qualidade de vida e verificada a pressão arterial. A voz, importante elemento da comunicação, reflexo do estado físico, psíquico e emocional, foi o principal recurso utilizado.

Os grupos eram inicialmente semelhantes quanto a sexo, idade, escolaridade e qualidade de vida avaliada. Na comparação inicial e final dos pacientes do GE observamos melhora significativa na qualidade de vida e no controle da pressão arterial.

Os autores do estudo concluíram que a musicoterapia contribuiu para a melhora da qualidade de vida e do controle da pressão arterial, sinalizando que essa atividade pode representar um reforço no tratamento de hipertensos.

Fonte: Arquivos Brasileiros de Cardiologia.