quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Foz sedia 1º Congresso Mercosul de Saúde


Foz do Iguaçu será sede do 1º Congresso Mercosul de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho que acontece entre os dias 28 e 30 de abril Rafain Expocenter. Promovido pela Adetec (Associação do Desenvolvimento Tecnológico de Londrina), o congresso tem o apoio institucional da Itaipu Binacional, Sistema FIEP e apoio científico da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e da UEL (Universidade Estadual de Londrina). 

O congresso será lançado na próxima segunda-feira, 22, durante um workshop, no auditório de Treinamento da Itaipu Binacional a partir das 14h. O workshop terá como tema “Políticas em Saúde Ocupacional - Humanização no Ambiente do Trabalho”. 

A abordagem do assunto será feita pelos palestrantes, Paulo Gomes Toledo Filho, médico do trabalho, pelo auditor Sérgio Silveira de Barros, engenheiro de segurança do Ministério do Trabalho e Emprego, em Curitiba (PR), por David Bueno, do CEST/Paraná e Joel de Lima, do Grupo de Trabalho da Itaipu Saúde/Brasil. 

As inscrições para o workshop estão abertas e são gratuitas. Os interessados devem preencher ficha de inscrição ou enviar os dados pessoais, RG e CPF, profissão, empresa e e-mail para: qualivida@adetec.org.br. As vagas são limitadas. Contatos via telefone podem ser feitos pelo número (43) 3338.9882, com Cirene. Mais informaçõeswww.congressoqvida.com.br

(Ascom/Adetec) 

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Gestão antienvelhecimento


A Qualidade de Vida deve ser nossa meta diária, nos projetos de QVT são poucas as empresa que tem no seu programa a Gestão do antienvelhecimento dos colaboradores, este texto do site 50Mais trata sobre esta gestão  e como ela pode ser desenvolvida na Qualidade de Vida.
Leia e Reflita.. Como seria se sua empresa implantasse a Gestão do antienvelhecimento na sua empresa?
Abs,
Flávia Boni


Gestão antienvelhecimento
Os seis pilares da vida saudável e longa
Por Maria Fernanda Schardong
12/02/2010  
 
Nos Estados Unidos já existe há tempos e, no Brasil, a recomendação de cuidar do corpo e da mente com a mesma atenção e dedicação com a qual cuidamos de nossa carreira profissional está ganhando popularidade. É a Gestão Antienvelhecimento. O programa, estruturado em seis medidas básicas, promete o que todo mundo quer: uma vida mais saudável e longa.
O foco da Anti- Aging Medicine, como é chamada pelos americanos, está em prevenir, tratar e reverter as disfunções relacionadas ao envelhecimento, e baseia-se em cuidados médicos das mais diversas especialidades. Muito mais do que prevenir doenças, busca garantir que o processo de envelhecimento seja o mais produtivo possível.
Na Academia Brasileira de Medicina Antienvelhecimento (ABMAE), não se fala de outra coisa. “Trata-se da Medicina Preventiva dos novos tempos. O programa proporciona uma maior longevidade, qualidade de vida e produtividade durante os anos que virão. Podemos ver os resultados na melhoria da saúde em geral, do humor, da lucidez e rapidez mental, melhora da textura da pele, da vida sexual e do sistema imune. Sem contar os benefícios estéticos, como a retonificação do corpo, redução do acúmulo de gordura e o ganho de massa muscular”, afirma Edith Horibe, presidente da entidade.
Para garantir que as promessas tão animadoras do programa sejam bem sucedidas, o programa da ABMAE promete bem estar mental e espiritual, através de técnicas e orientações da física quântica e meditação; otimização hormonal; suplementação nutricional; alimentação antienvelhecimento com alimentos funcionais; exercícios físicos regulares e tratamentos estéticos.
“Todos os seis pilares que compõe o programa são de extrema importância, no entanto, considero como um dos principais, o bem estar da mente, pois é lá que tudo começa”, defende Edith. Com a cabeça tranqüila, a próxima recomendação é o cuidado com a alimentação. “Esse é um dos pontos fundamentais, pois, mesmo com uma alimentação balanceada, pesquisas mostram que grande parte da população tem uma ingestão insuficiente de micronutrientes. Como resultado, as doenças degenerativas relacionadas à dieta e deficiência nutricional são as grandes causas de morte ao redor do mundo”, afirma.
Para quem acredita que a preocupação com o envelhecimento pode ser adiada, a médica alerta que quanto antes começarem os cuidados com a saúde, maiores serão os benefícios. “A importância de saber lidar com o processo de envelhecimento é exatamente prevenir, para que se tenha saúde, qualidade de vida e produtividade até o fim da vida. Dessa maneira, indicamos o programa para todas as faixas etárias e, principalmente, a partir dos 50. Entretanto, quanto antes melhor”, finaliza Horibe.
http://www.maisde50.com.br/editoria_conteudo2.asp?conteudo_id=7754