quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Boas notícias: Empresas investem na qualidade de vida dos colaboradores

Olá!
Olha que boa noticia, esta noticia é do MS NOTÍCIAS, descreve sobre como as empresas estão investido e melhorando sua qualidade.
Abs,
Flávia Boni




Empresas investem na qualidade de vida dos colaboradores


Atualmente as empresas vêm mudando a mentalidade em relação ao bem-estar dos colaboradores. Várias pesquisas já mostraram que o incentivo à qualidade de vida motiva as pessoas e consequentemente faz com que elas produzam mais e melhor.

Distribuição de alimentos saudáveis, ginástica laboral e outras ações, são algumas práticas aplicadas pelas empresas. Esta nova forma de tratar os colaboradores é recente no Brasil, mas nos Estados Unidos isso já vem sendo trabalhado há muito tempo.


Uma estatística mostra que a cervejaria americana, The Coors Brewing Company, obteve economia de US$ 6,15 por US$ 1 investido num programa corporativo de capacitação física.


Segundo o educador físico e tutor do Portal Educação, Diesi Souza Ventura, os colaboradores sabem que uma vida ativa trará benefícios, mas não conseguem sair da mesmice. “Um fato interessante é que as empresas têm investido na qualidade de vida das pessoas”, acrescenta o tutor.

07/01/2010 - 13:56

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O estresse pode se revelar na voz

A QVT pode ser verificada de diversas formas, o nosso corpo fala!!
Muitas vezes não escutamos os seus alertas, este texto fala sobre o estresse e que pode ser revelado pela voz, será que você percebe está mudança na sua voz? Ou de algum colega de trabalho?
Pois bem , os sinais estão ao nosso redor , escute mais, observe mais.
Boa leitura!!
Deixe seu comentário.
Um 2010 Dourado para você!!
Abs,
Flávia Boni





O estresse pode se revelar na voz Por Ronaldo dos Reis Américo* As doenças ligadas à rouquidão nem sempre têm causas físicas. Situações de estresse podem provocar aumento da tensão muscular ou mesmo fadiga da musculatura das pregas vocais.
O sistema límbico, que controla o emocional, pode interferir na regulação dos sistemas motores.

Desta forma, o emocional pode provocar disfunção motora das pregas vocais gerando rouquidão e até afonia. No geral, esta relação não é percebida. Um exemplo é o caso de pessoas que, quando irritadas, perdem a voz.

Para definir se a rouquidão tem relação com estresse é fundamental que seja realizado um exame otorrinolaringológico completo buscando possíveis desordens orgânicas que promovam a disfonia. Esta avaliação pode ser complementada com o exame de Laringoscopia, que é de grande valia para a observação do aspecto visual da mucosa, movimentação e características vibratórias das pregas vocais. Durante todo esse processo é observado a possibilidade de sinais de estresse, ansiedade exacerbada, insatisfações, ou outras possíveis manifestações de alterações ou distúrbios que possam estar ocorrendo na esfera psíquica.

O tratamento para a rouquidão causada pelo estresse deve ser dirigido para a causa, sendo assim, mudanças comportamentais que possam melhorar a qualidade de vida são importantes ferramentas, para que o indivíduo reencontre seu equilíbrio vocal. Hábitos de vida saudáveis e a prática de atividades físicas ajudam a controlar o nível de estresse e são recomendáveis.

Para que a voz se mantenha saudável, é importante cuidar da saúde geral do corpo, beber muito líquido, não gritar, não realizar esforço vocal enquanto apresentar infecções de via aérea superior como gripes e resfriados, evitar fumo, álcool, drogas e poluição.

Em alguns casos específicos, de maior dificuldade de tratamento pode ser necessário aliar outras formas de terapia, como atendimento fonoterapêutico, psicológico e por vezes tratamento medicamentoso.

(*) Ronaldo dos Reis Américo é otorrinolaringologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.