sábado, 21 de novembro de 2009

Qualidade de Vida no Trabalho e as mudanças na minha vida.

Hoje quero compartilhar e escrever sobre as mudanças que a minha inserção na área de Qualidade de Vida no Trabalho fez na minha vida profissional e pessoal.
Parei para repensar muitos aspectos na minha vida e realmente vale a pena.
Já faz 1 ano e 2 meses, mas aparece muito tempo, minha mente expandiu para o SER HUMANO e suas possibilidades.
Estou  aqui cercada por livros, papeis e artigos fazendo minha monografia ...
Pois bem ...fico por aqui.
Abs,
Flávia Boni

OS 5 PILARES DA PROMOÇÃO DA SAÚDE


Pessoal que acompanha o BLOG , dia 27 tem Fórum.
Vale a pena conferir.
Abs,
Flávia Boni


6º FÓRUM BRASILEIRO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
Data 27 de Novembro de 2009
Secretaria de Estado da Saúde
Auditório José Ademar - Av. Dr. Arnaldo, 351 - São Paulo - SP


Inscrição serão aceitas até dia 25 de Novembro de 2009)
Taxa de Inscrição: Isenta para Associados da ABPS
Condição especial para não Associados:
Associe-se e ganhe 25% de desconto para pessoa física e 10% para pessoas jurídicas
Maiores informações ligue:
Maiores informações: 11  3867.4900


quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Postura do chefe traz riscos à saúde do funcionário, diz instituto britânico

Nick Triggle
Da BBC News

Estresse e ansiedade no trabalho causam prejuízo bilionário

Um instituto da Grã-Bretanha emitiu uma série de recomendações aos empregadores do país a fim de proteger a saúde mental dos funcionários e, assim, diminuir o prejuízo causado por problemas como estresse e ansiedade no ambiente de trabalho.


De acordo com o National Institute for Health and Clinical Excellence (Nice), a postura negativa dos chefes representa o maior risco à saúde mental dos trabalhadores.


O Nice, entidade que avalia remédios e ajuda a definir as diretrizes da saúde na Grã-Bretanha, disse que doenças mentais associadas ao trabalho custam ao país o equivalente a mais de US$ 46 bilhões por ano.


Mais de 13 milhões de dias de trabalho são perdidos por ano na Grã-Bretanha por causa de estresse, ansiedade e depressão.


Entretanto, o instituto disse que medidas simples como um comentário positivo do chefe após um trabalho bem feito, horários de trabalho mais flexíveis e mais dias de folga como recompensa por bom desempenho poderiam reduzir em um terço o prejuízo.



Treinamento

O Nice recomendou também que os empregadores britânicos invistam em treinamento para gerentes e chefes e em aconselhamento para funcionários a fim de ajudá-los no desenvolvimento de suas carreiras.



Para convencer as empresas britânicas a agir, o Nice criou uma espécie de fórmula que mostra ao empregador quanto ele pode economizar se der mais apoio ao seu funcionário.



As Consequências do EstresseYasmin, de 37 anos, da cidade de Wokingham, em Berkshire, na Inglaterra, trabalhava como contadora para uma grande empresa do setor financeiro.



Ela não tinha antecedentes de problemas mentais, mas o estresse fez com que ficasse quase quatro anos sem trabalhar



Yasmin tomou quase 30 antidepressivos diferentes até encontrar uma combinação que funcionasse para ela.



"Perdi meu amor próprio e minha autoconfiança. Me sentia inútil."

Segundo a fórmula, uma empresa com cerca de mil empregados economizaria mais de US$ 400 mil por ano.


O especialista em psicologia do trabalho Cary Cooper, da Lancaster University, em Lancaster, no norte da Inglaterra, ajudou a redigir as recomendações do Nice.



"Você não pode superestimar a importância de se dizer 'muito bem!' a um funcionário, mas frequentemente isso não acontece", disse Cooper.



"O chefe diz quando você está fazendo algo errado, mas não quando você está acertando."



Prioridade
Segundo uma pesquisa feita por outro instituto britânico, o Chartered Institute of Personnel and Development, um quarto dos trabalhadores descreveu sua saúde mental como moderada ou ruim, mas quase todos continuaram a trabalhar normalmente.

O relatório do Nice diz que o ambiente certo no local de trabalho não só pode reduzir custos como trazer resultados positivos, oferecendo estabilidade, amizade, distração e sentido à vida do trabalhador.

Um porta-voz da Confederação das Indústrias Britânicas disse: "A saúde mental dos funcionários é algo que as empresas vêm priorizando".



"Mais e mais iniciativas estão sendo adotadas para dar suporte ao trabalhador nos últimos anos".

http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2009/11/091105_stress_managers_mv.shtml

domingo, 15 de novembro de 2009

PALESTRA

Palestra Gestão da Qualidade de Vida e Sustentabilidade nas Organizações, no dia 03 de Dezembro de 2009 (Quinta-Feira), das 12h às 13:15h.

Seguem abaixo as informações completas sobre a minha atividade!

Nos encontramos no evento!

ANA CRISTINA LIMONGI FRANÇA

Título:
Gestão da Qualidade de Vida e Sustentabilidade nas Organizações

Descrição:
Estudos científicos e práticos recentes que descrevem o estado da arte da qualidade de vida nas organizações.

Objetivos:
- Tratar qualidade de vida como competência de gestão.
- Difundir conceitos e valores organizacionais relativos ao bem-estar nas organizações.
- Compartilhar novos desafios na área de treinamento e desenvolvimento relativo a gestão do bem-estar.

Diferencial:
Conhecimento prático e científico do tema.

Metodologia:
EXPOSITIVA

Veja mais informações e toda a programação diretamente no link:
http://portal.abtd.com.br/cbtd/programa.html

Estresse e prevenção, por Ana Maria Rossi*

ARTIGOS

As inovações tecnológicas têm nos proporcionado possibilidades fantásticas: acesso à internet 24 horas através dos celulares, praticidade das ferramentas de comunicação e de transporte. Se por um lado facilitam nossa vida, por outro, podem causar sobrecarga, resultando em um nível de estresse excessivo. Uma pesquisa recente da International Stress Management Association no Brasil (Isma-BR) indica que 42% dos porto-alegrenses entrevistados estão com um nível regular de estresse. Segundo o psiquiatra americano Richard Rahe, pioneiro nas avaliações de estresse no mundo, o índice revela que essas pessoas têm 50% de chance de adoecer nos próximos 12 meses.

O estudo aponta ainda que 61% dos entrevistados identificam o trabalho como a maior fonte estressora. Entre as principais causas, a falta de tempo é a grande vilã, afetando 71% das pessoas em decorrência da longa jornada de trabalho e do excesso de tarefas. Outro dado alarmante é a forma como os porto-alegrenses lidam com o estresse: 53% deles afirmaram consumir bebidas alcoólicas para amenizar os sintomas, que afetam diretamente a qualidade de vida, na opinião de 63% dos participantes.

Reconhecendo a importância da prevenção do estresse para a manutenção da saúde, em agosto de 2009, por iniciativa do deputado federal Mendes Ribeiro Filho, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 3.555/2008, instituindo o Dia Nacional de Conscientização do Estresse, a ser comemorado no terceiro domingo de novembro, anualmente.

Com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do desenvolvimento de técnicas eficazes para gerenciar o estresse, problema que afeta 70% dos profissionais brasileiros, a Isma-BR promove neste domingo, dia 15, o Dia de Conscientização do Estresse, na Usina do Gasômetro, das 11h às 15h. Através de orientações ao público e oferecendo testes gratuitos para medir o nível de estresse, a Isma-BR, juntamente com instituições preocupadas com a qualidade de vida da população, realizará uma ação alertando para a importância da conscientização e avaliando a suscetibilidade a doenças. Comemorado em Porto Alegre desde 2001, o evento tem servido de modelo para diversas cidades do país.

Importante considerar que, mesmo quando não temos controle sobre o estímulo estressor, podemos aprender a gerenciar a maneira como reagimos a ele. Afinal, ter uma vida saudável é uma responsabilidade pessoal e intransferível.

*PRESIDENTE DA ISMA-BR

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2717732.xml&template=3898.dwt&edition=13516&section=1012