domingo, 31 de maio de 2009

Vipal é sinônimo de sustentabilidade

A relação de preservação e respeito com o meio ambiente é um dos pontos altos da empresa que já tem na própria atividade um conceito ambientalmente correto. A reforma garante que pneus usados não sejam descartados prematuramente na natureza, além de economizar energia e petróleo, entre outros benefícios. Mas ações da Vipal não se retém apenas à produção e envolvem até distribuição de sementes para plantio de árvores.
Desde a sua fundação, em 1973, a Vipal conquista cada vez mais espaço entre as empresas que investem e acreditam no conceito de sustentabilidade. E não á apenas por conta da atividade na qual a empresa está inserida. Os benefícios da reforma de pneus para o meio ambiente são inquestionáveis. Cada pneu reformado economiza, em média, 57 litros de petróleo. Ao levarmos em consideração que o petróleo é um recurso natural caro e não renovável eis aqui mais um grande benefício da nossa atividade: economizar o chamado “ouro preto”.
O mesmo vale para a redução do consumo de energia elétrica. A reforma proporciona uma economia de 80% de energia e matéria-prima em relação à produção de pneus novos. É claro que não podemos deixar de abordar a questão econômica. Além de “verde”, a reforma de pneumáticos, que no Brasil atinge 70% da frota de transporte de carga e passageiros, pode reduzir o custo do km rodado em mais de 50%. Isto é, você economiza e ainda contribui para a preservação do meio ambiente.
Contudo, a empresa vai além. Um grande exemplo da preocupação com o meio ambiente e o futuro do planeta é o Programa Permanente de Economia de Água. Inicialmente, a Vipal era abastecida por água de poços artesianos. Sabendo da sua escassez, foi projetado sistema de coleta de água da chuva para evitar ao máximo extrair água do lençol subterrâneo. Hoje, a água da chuva atende 20% do consumo na linha de produção. Só para se ter uma idéia deste volume, a quantidade de água utilizada pela empresa para resfriamento e geração de vapor seria suficiente para abastecer diariamente 17% da população de Nova Prata (RS), a cidade onde Vipal está sediada, com cerca de 20 mil habitantes.
Outra preocupação em relação à água é implantação da Estação de Tratamento de Efluentes. Após receber água residuária gerada pela produção, sanitários e refeitório, os efluentes passam por 2 etapas de tratamento, físico-química e biológica. Em 2008 a empresa tratou 12 milhões de litros de efluentes.
O lixo também recebe atenção especial. O sistema de coleta seletiva foi implantado na Vipal após um programa de treinamentos de conscientização ambiental para todos os funcionários de forma a sensibilizá-los para tal atividade. A empresa realiza coleta seletiva segundo as orientações Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama 275/01), por meio das quais separa todos os resíduos gerados por cores e os destina de forma ambientalmente correta. Os resultados com a implantação da Coleta Seletiva permitiram conhecer melhor o resíduo gerado, quantificá-lo e até gerar receita com a venda dos mesmos para reciclagem.
Outro ponto importante do trabalho com o lixo é a redução de resíduos. De 2001 a 2008, a empresa reduziu em 80% o volume de resíduos gerados na fonte. Enquanto que em 2001 a varredura representava 55 toneladas, atualmente o número está na casa das 11 toneladas.
Na nova fábrica da Vipal, em Feira de Santana (BA),a preocupação ambiental é a mesma e todos os programas e ações de sustentabilidade fazem parte da rotina na unidade recém-inaugurada.
O mesmo ocorre na A Plásticos Vipal, empresa do grupo especializada no desenvolvimento e fabricação de produtos em PVC para construção civil. Criada a partir da incorporação da divisão de termoplásticos da Medabil pela Vipal, em 2004, está presente em todo Brasil e também no mercado externo, hoje exportando para mais de 14 países. Possui duas plantas industrias, no Rio Grande do Sul e Pernambuco.
Preocupação não é só interna - A Vipal participa e dissemina a conscientização ambiental na comunidade onde está inserida através de eventos e datas comemorativas. Participa também há 2 anos do PEAC (Programa de Educação Ambiental Compartilhado) uma parceria pública-privada junto ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul (Secretarias Estaduais de Educação e Meio Ambiente) onde atua em mais de 165 escolas em 80 municípios.
Por meio do PEAC um professor voluntário de cada escola e outro voluntário da comunidade em que a instituição está instalada são treinados para se tornarem Agentes Prevencionistas. Esses Agentes são conhecidos como “multiplicadores” e recebem treinamentos e orientações sobre temas como cultivo de plantas, poluição do ar, coleta seletiva do lixo e saneamento básico.
De volta a sua comunidade, eles implantam projetos de educação ambiental de acordo com as necessidades locais e desencadeiam grupos de discussão e interação para ações de melhorias ambientais. O PEAC é um programa inovador, que possibilitou apresentar as questões ambientais em diversos temas, atingindo diretamente mais de 50 mil pessoas.
A Borrachas Vipal tem expressado na sua Política de Gestão a preocupação com a utilização racional dos recursos naturais, minimizando os impactos decorrentes de suas atividades, produtos e serviços. Desta forma, gerencia o consumo de recursos, bem como a geração de resíduos sólidos, emissões atmosféricas e efluentes líquidos. No início dos anos 90, por exemplo, a empresa já registrava a redução de 50% na geração de resíduos sólidos. Também foram introduzidos treinamentos para conscientização dos funcionários com o objetivo de “fazer meio ambiente” como uma atividade do seu dia-a-dia.
Por tudo isso, vários foram os prêmios recebidos pela Vipal por conta da preservação do meio ambiente como o título de Empresa Modelo em Gestão Social e do Meio Ambiente, oferecido pela revista Dinheiro, e o Certificado Anuário RS Sustentável, conferido pela Revista Expressão, como Empresa Destaque na Primeira Pesquisa Meio Ambiente de Indústrias do Rio Grande do Sul.
E mais, em quatro edições do Prêmio de Responsabilidade Ambiental, concedido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul/Secretaria do Meio Ambiente e Associação Riograndense de Imprensa, a Vipal foi premiada três vezes: 2005,2007 e 2008.
Fazenda Tupi: exemplo a ser seguido - Desde que foi adquirida pelo Grupo Vipal, em 1989, a Fazenda Tupi vem plantando mudas de Araucária angustifólia (pinheiro brasileiro). Localizada no distrito do Rio Branco, município de Nova Prata, possui uma área total de 962 hectares, sendo 770 de mata nativa (floresta de araucária), 130 de plantações de erva-mate e 22 de campo, reflorestamento e lagos.
A Fazenda Tupi é utilizada como laboratório de pesquisas pelo curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria, onde vem sendo desenvolvidos projetos de pesquisa que contribuirão para a conservação da Floresta de Araucária, para a quantificação de carbono orgânico fixado na mesma e, futuramente, para certificar áreas de florestas nativas de araucária.
Sementes de Atitude: desenvolvimento sustentável levado a sério - Kits contendo sementes de ipê roxo, jacarandá, pau-formiga e imburana foram distribuídos entre os colaboradores, escolas, clientes e jornalistas em todo o país, visando incentivar o replantio de árvores e a troca de conhecimento sobre ações de preservação do meio ambiente. Sementes de Atitude possui também um site exclusivo com notícias, jogos e uma árvore virtual, entre outras ferramentas de interatividade. Mais de 50 mil kits já foram distribuídos.
Por isso, o projeto vai além de um programa de replantio de árvores. Sementes de Atitude possui um site exclusivo (www.atitudevipal.com.br), onde são disseminadas idéias, conteúdos e discussões sobre as ações em prol de um futuro melhor. “Há décadas realizamos ações ecológicas. Aliás, o nosso negócio é especialmente ecologicamente correto. Mas sentíamos falta de um canal de troca de informações e de incentivo às ações ambientais. E nada melhor do que a Internet para proporcionar acessibilidade e disseminação dos temas”, destaca João Carlos Paludo, presidente executivo da Borrachas Vipal. Ao entrar no site [www.atitudevipal.com.br ]e digitar o número, o visitante conhece a espécie de árvore que recebeu, como plantá-la e tratá-la. Interagindo com o site, navegando e respondendo às questões sobre meio ambiente, o visitante também fará crescer uma árvore virtual, estimulando também os cuidados com a árvore que recebeu. “Integramos a teoria, a prática, o conteúdo, a acessibilidade e o apelo para a preservação do planeta”, afirma João Carlos.
Vipal - A Borrachas Vipal é uma das mais importantes fabricantes mundiais de produtos para reforma e reparos de pneus e câmaras de ar. Presente em todos os continentes tornou-se referência não só em seu segmento, mas do setor produtivo por conta da qualidade dos seus produtos, ética nos processos de gestão e esforços em prol da sociedade e do meio ambiente.
Uma história que começou a ser construída em 1973, em Nova Prata, interior do Rio Grande do Sul, quando Vicencio Paludo, proprietário de uma reformadora, decidiu investir na produção de remendos e manchões.
Hoje, a Borrachas Vipal, pioneira na utilização da tecnologia de vulcanização a frio, possui unidades fabris em Nova Prata, mais de 3.600 colaboradores, exporta para todos os continentes e conta com centros de distribuição localizados nos principais estados brasileiros, países da América do Sul, América do Norte e Europa. Este ano inaugurou uma unidade de produção em Feira de Santana (BA).
FONTE: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=79166

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou ?Comente este artigo que acabou de ler.
Obrigada