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sábado, 25 de abril de 2009
Relaxamento e meditação
EVENTOS IX Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida
Bom dia !
É com grande satisfação que informo para todos os interessados sobre o Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida.
Interessados entrem em contato pelo Blog.
Encontro vc lá.
Flávia Boni
IX Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida
Acontece nos dias 5, 6 e 7 de outubro, em sua nona edição, no hotel Maksoud Plaza, em São Paulo.
O tema deste evento – “Qualidade de Vida: Uma Questão de Atitude” –, definido logo após a bem-sucedida realização do 8º Congresso, em 2008, não poderia ser mais apropriado para o momento que vivemos.
A Qualidade de Vida é o foco de diversas ações, estudos e discussões que afetam não só o meio corporativo, mas, felizmente, transcendem para o plano pessoal.
Qualidade de Vida é, cada vez mais, uma questão de atitude, de comportamento, de mudança na maneira como nos relacionamos com o mundo. É notória a importância das atitudes pessoais na busca de uma vida mais equilibrada e saudável, e tal fato merece ser lembrado com destaque neste IX Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida.
É para todos aqueles que despertam ou precisam despertar para a qualidade de vida que estamos preparando, com muito carinho, a programação deste evento.
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Meditação e produtividade
No escritório teus colegas dizem que você é gente boa. E você acha que te contrataram porque você é gente boa?
Pode inclusive ser que sim, mas depois de contratado o que importa a teu chefe é se você é produtivo. Os demais é preferível, mas não determina que você permanecerá no posto que você ocupa. Ninguém quer uma pessoa boa improdutiva. Em uma empresa o que realmente importa é o produto que dá o nome e a vida à empresa. Os meios que se empregam para consegui-lo vária de acordo à integridade de cada qual; por tanto os empresários que sobressaem pela integridade, farão uso de meios lícitos, os demais vão dar muito pouca importância aos meios. Tais pessoas utilizam o lema: “Os fins justificam os meios”.
Em qualquer dos casos é a produtividade a vida de uma empresa. E a produtividade não se restringe somente à criação ou produção em série de determinado produto, pois se uma empresa produz muito, mas possui um departamento de vendas pouco efetivo, ou seja, pouco produtivo, de nada ajuda, pois estarão no mesmo. Cada vez mais se necessita uma análise sistêmica nas empresas. Nada esta isolado, uma empresa é um sistema integrado, onde cada departamento influi nos demais. Portanto para alcançar a produtividade real, é necessário que as pessoas de cada departamento levem isto em conta. Trabalhar em equipe é a solução, mas não é fácil; o ser humano é complexo: os diferentes humores, emoções, processos internos, problemas, etc. tudo isso faz as relações mais um pouco difíceis.
Quais elementos obstaculizam a produtividade?
Conhecemos os grandes obstáculos da produtividade: conflitos interpessoais, desengano, stress, angústia, temores, pressões externas, pensamentos negativos ou desnecessários, etc. Mas, se esses elementos impedem a efetividade, também diminuem a produtividade.
A queixa de muitas pessoas é que têm que fazer o mesmo trabalho duas ou três vezes por não se concentrar no que estão fazendo; há gente que trabalha (ou pelo menos acha isso), fazendo quatro ou cinco coisas por vez. Neste momento, quantas janelas você tem abertas em teu computador? Há pessoas que atendem ao telefone e a alguém ao mesmo tempo respondendo um e-mail.
Há pessoas que têm uma habilidade incrível para fazer muitas coisas por vez (e muito bem), mas posso garantir que essas pessoas são muito poucas. Pessoas que fazem as coisas pela metade há muitas, mas não se trata disso. Queremos efetividade e compromisso; queremos produtividade e qualidade. Para alcançar isso é necessário dedicar atenção exclusiva a uma coisa por vez.
A ansiedade às vezes nos impede de crescer na empresa. Também às vezes precisamos fazer um trabalho que envolve dois ou três colegas, mas há pouca tolerância ao estilo de cada um. Em outras ocasiões nos sentimos desanimados ou angustiados. E assim passamos nosso ano de trabalho, saltando de um elemento que obstaculiza a produtividade a outro. Muitos pensam que a meditação é um exercício passivo; imaginam uma cena muito parecida aos hippies dos anos sessenta: descalços, dedo em V e liberado de qualquer responsabilidade.
O que a meditação pode fazer para contribuir para melhorar a produtividade?
Primeiro de tudo a meditação nos devolve a consciência, ou seja nos centra em nós mesmos. Através do exercício da meditação você começa a explorar de forma mais detida suas potencialidades e recursos, fortalezas e debilidades; através da introspecção o indivíduo consegue conhecer a si mesmo em profundidade, a se compreender e se aceitar; isso leva a um aumento da auto-estima.
Pode parecer inusual que a auto-estima tenha algum tipo de influência na produtividade, mas assim é. Um indivíduo com uma auto-estima deficiente não achará nas suas próprias capacidades, não terá segurança para se arriscar e constantemente estará presa por angústia e medo (nem sempre fundamentados). E por fazer tudo com o medo a se equivocar, esta mais propensa a que isso ocorra.
A meditação faz com que o indivíduo recupere o conhecimento de suas potencialidades e recursos; e isso o faz mais seguro de si mesmo. O outro grande problema que afeta diretamente a produtividade é o stress. Cada vez mais e mais pessoas se queixam vítimas do stress. Pessoas que passam o dia todo atrás de uma escrivaninha se queixam que estão tão cansadas como se estivessem transportando pianos nas costas durante todo o dia; seus músculos estão tensos; e por causa do stress facilmente se irritam, inclusive por situações insignificantes. O stress é produto dos sentimentos de impotência para conduzir as situações que oferece o ambiente. Não podemos controlar as situações externas, o humor das pessoas, o volume de trabalho, condições climáticas, etc, mas podemos aumentar nossa resistência interna.
A meditação propicia um estado natural de calma no indivíduo, a velocidade dos pensamentos se reduz, o discernimento se faz mais agudo e a intuição se desenvolve. Se o indivíduo tem uma maior capacidade para conduzir o ambiente mudando isso não afetará sua produtividade; por outro lado, uma personalidade de constituição frágil se verá apanhada em muitas circunstâncias, inclusive em temas de pouca relevância, e isso obviamente diminuirá seu desempenho.
Um ritmo mental acelerado, pensamentos desordenados, atitude mental negativa, Talvez contribuam em algo? Diminuir o ritmo mental não significa lentidão, significa que faz ordem e claridade nos processos mentais.
No que diz respeito aos pensamentos, a qualidade é mais importante que a quantidade. Disso trata-se a meditação: diminuir a incidência de pensamentos que trabalhem em nosso contra. Com maior claridade sobre os processos internos, haverá uma maior aceitação de si mesmo; com isso será mais fácil para o indivíduo compreender e aceitar os demais, favorecendo assim o trabalho em equipe.
Trabalhar em equipe é a grande tendência, pois várias cabeças geram mais idéias que uma; sempre e quando estejam ordenadas e em harmonia. Outro elemento que diminui a produtividade é a angústia, a qual é causada por pensamentos e não por situações concretas. São preocupações ou confusão frente à grande quantidade de opções que nos apresenta e a insegurança com relação ao futuro.
A meditação, por centrar o indivíduo no presente e afastar pensamentos desnecessários com relação ao passado, libera o indivíduo da angústia, deixando assim, livre a via para se concentrar no que faz no presente, aumentando assim a produtividade. E ao mesmo tempo que centra o indivíduo no presente, lhe outorga maior claridade para planejar o futuro. Por isso e por tudo o que não se mencionou neste espaço, a meditação pode ser uma ferramenta muito efetiva para aumentar a produtividade no meio trabalhista. Primeiro porque contribui na formação integral do indivíduo e na sua felicidade - uma pessoa feliz realmente é mais produtiva - e segundo, um indivíduo eficaz será um profissional eficaz.
Implementando esse hábito no cotidiano
Há muitos professores e muitos métodos para meditar. O ideal, na medida do possível é contar com o apoio de um expert. De todos os modos, uma pista para aqueles que vão começar pode ser a seguinte:
Termine o exercício, fechando os olhos por alguns instantes e incorporando esta atitude positiva para o dia. Com a mente tranqüila adquirimos rapidez e precisão em nossas respostas frente aos desafios que a vida nos apresenta. Contar com o apoio de tal ferramenta é então de grande ajuda para ser mais eficaz. Exemplo de meditação: Encontre um lugar cômodo, ponha uma música suave e deixe-se guiar pelos seguintes pensamentos:
Meditação
Adoto uma postura cômoda… A costa reta… A respiração profunda e natural… Permito-me estar calmo e aprazível… Livre de qualquer pressão externa… Afasto minha atenção dos ruídos externos… das cores, formas e movimento.
Proponho estar comigo mesmo por esses próximos momentos… Por tanto elimino qualquer preocupação com o que tenho que fazer depois… Libero minha mente das cenas do passado… E das expectativas do futuro… Minha atenção está no agora… E desfruto o que realmente significa ser… Neste estado imóvel, tranqüilo e sereno,… Sinto que o ritmo mental vai diminuindo… Vejo os pensamentos passar na tela da minha mente… Pensamentos vão… Pensamentos vêm… Sou simplesmente um observador…
Não sou meus pensamentos… Sou o criador dos meus pensamentos… Por tanto me experimento a mim mesmo como o motorista dos meus pensamentos… O professor de si mesmo… O pensamento é o veículo que utilizo para alcançar algum lugar… Agora deixo que meus pensamentos se concentrem em mim mesmo… Sou um ser pensante…
Consciente de todo esse processo… Possuidor de vontade e capacidade para escolher… Escolho pensamentos que tragam um estado de paz… Uma e outra vez recordo… Sou um ser de paz… Permito que esse pensamento se transforme em experiência… Sou um ser de paz… Estou em paz…
Me sinto completamente livre… Como uma estrela… E neste estado de paz, posso espalhar essas vibrações… Sou um ser tranqüilo e sereno. Estou espalhando a luz da paz…
Devagar vou abrindo meus olhos… Respiro profunda e naturalmente… Retorno deste estado meditativo… Mas deixo que permaneça este estado de paz e harmonia.
Este artigo foi escrito por Vilmar Calcinha, que trabalha em um centro de liderança no Peru, Lima, e coordena as atividades de Brahma Kumaris lá. Se desejar maiores informações, pode se comunicar com ele no bkperu@qnet.com.pe
Tradução – www.suamente.com.br – Aprenda mais sobre sua mente!
http://site.suamente.com.br/meditacao-e-produtividade/
quinta-feira, 23 de abril de 2009
ESTILO DE COMUNICAÇÃO EM RECURSOS HUMANOS
Júlio César Zanluca
Qualquer gestor de pessoas deve ter muito cuidado com seu estilo de comunicação, caso contrário, seu estilo pode ser o responsável pelo desinteresse do grupo com o qual você trabalha, podendo até, afastá-lo do mesmo.
“Estilo de comunicação” nada mais é do que o conjunto das qualidades de expressão, características de um emissor em comunicação.
Exemplos: “estilo autoritário”, aquele que dá ordens, sem se preocupar com os sentimentos ou opiniões dos outros; estilo “zombador”, só quer rebaixar o que os outros pensam, etc.
Podemos sintetizar as qualidades de um bom estilo de comunicação em 7 características:
1. DIRETO: procura falar frases simples, indo direto ao assunto (não fica “enrolando”).
2. DESEMBARAÇADO: é “leve”, sem palavras “difíceis” ou “gírias”.
3. EQUILIBRADO: procura ouvir tanto quanto falar e não interrompe a conversa dos outros.
4. ADEQUADO: procura não agredir os sentimentos ou opiniões divergentes.
5. CALMO: ritmo de voz pausado e volume médio.
6. RECEPTIVO: aceita objeções, procurando descobrir quais os motivos para tais.
7. POSITIVO: expressa algo que beneficia o receptor da mensagem (ouvinte), elogia.
COMO MELHORAR NOSSOS RELACIONAMENTOS
Seguem algumas regras básicas de como melhorar nosso trato pessoal e possibilitar relacionamentos mais saudáveis, comunicativos e produtivos, em qualquer ambiente:
Cumprimente as pessoas. Nada há tão agradável e animado, quanto uma palavra de saudação, particularmente hoje em dia quando precisamos mais de “sorrisos amáveis”.
Sorria para as pessoas. Acionamos 72 músculos para franzir a testa e somente 14 para sorrir.
Chame as pessoas pelo nome. A música mais suave para muitos ainda é ouvir seu próprio nome.
Seja amigo prestativo. Se você quiser ter amigos, seja amigo.
Seja cordial. Fale e haja com toda sinceridade.
Interesse-se sinceramente pelos outros.
Seja generoso ao elogiar, cauteloso ao criticar. Os líderes elogiam, sabem encorajar, dar confiança e elevar os outros.
Considere os sentimentos dos outros. Existem três lados numa controvérsia: o seu, o da outra pessoa, e o lado de quem está certo.
Ouça, aprenda e saiba reconhecer o valor dos outros.
Preste favores, sem esperar nada em troca.
Ao dizer “não”, o faça com delicadeza.
Nunca devolva um ataque verbal. Nessas horas, é melhor ficar calado do que dizer bobagens e alterar os ânimos.
Não se meta onde não é chamado, a não ser que suas responsabilidades o obriguem a tal.
Jamais passe comentários negativos
quarta-feira, 22 de abril de 2009
“Investimento, crédito e narrativas de sustentabilidade: para além dos cifrões e do papel couchê”
Dia Mundial da Voz - 16 de abril
Dia Mundial da Voz - 16 de abril
Contribuição de:
Sandra - Linguagem Direta
Rua do Rocio, 423 cjto 510 Vila Olímpia 04552-000 São Paulo - SP (11) 3849-5363.
www.linguagemdireta.com.br
Você sabia que quando falamos com alguém pelo telefone essa pessoa é capaz de perceber quem somos nos primeiros 30 segundos? Foi o que uma pesquisa realizada em 1999 descobriu (Gélinas-Chebat et al). Sabe por que isso acontece? Porque numa ligação telefônica, quando não temos o contato visual, nossa voz transmite todos os nossos gestos e expressões faciais, totalizando 82% da percepção que o outro tem sobre nós.
Sendo assim, é fácil, especialmente para aqueles que conhecemos melhor, identificar se estamos alegres ou tristes ou se estávamos dormindo quando atendemos a um telefonema.
O que fazer, então, para que ninguém perceba aquilo que não queremos?
Uma boa opção é realizar exercícios de aquecimento vocal ao acordar. Segundo Aydos & Hanayma (2004) a laringe (local onde estão nossas pregas vocais) é um órgão delicado e suscetível a lesões quando não há a preparação adequada, sendo que as autoras indicam a realização de exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal
como forma de prevenir o surgimento de alterações e harmonizar a voz.
Cada profissional tem uma série de exercícios específicos para sua área de atuação, isto é, o aquecimento vocal de um teleoperador é totalmente diferente daquele realizado pelo cantor de ópera, por exemplo. No entanto, alguns exercícios são universais e podem ser realizados por qualquer pessoa que queira ter uma voz melhor.
Entre eles sugerimos que você faça vibração de língua ou lábios de forma suave e sem usar todo o ar de seus pulmões, ou que você faça um suspiro com emissão de som suave ao sair o ar dos pulmões, esses são exercícios simples que auxiliam na emissão de uma voz mais clara. Porém, se você tem alguma dúvida se está fazendo corretamente, sugerimos que procure um fonoaudiólogo para esclarecer suas dúvidas e auxiliá-lo na elaboração de uma lista de exercícios adequados à sua necessidade vocal.
“Seja amigo da sua voz” é o lema da Campanha da Voz realizada por fonoaudiólogos em todo o Brasil e não há melhor forma de ser amigo do que cuidar diariamente!
Referências Bibliográficas
Aydos, B & Hanayama, EM. Técnicas de aquecimento vocal utilizadas por professores de teatro. In: Revista CEFAC, São Paulo, v.6, n1, 83-8,jan-mar,2004.
Gélinas-Chebat, C, Chebat, JC & Boivin, R. Impact of male and female voices on consumers attitudes in telemarketing. In: Proceedings of the 14 International Congress of Phonetic Sciences, v2. 1577-1584, 1999.