sábado, 8 de agosto de 2009

Quantas sacolas descartáveis você recusa por dia?

Para provocar a reflexão sobre a importância de reduzir as sacolas descartáveis do cotidiano, o Planeta Sustentável criou uma campanha diferente: através de um contador – na home deste site -, você pode registrar a quantidade de sacolas descartáveis que recusar a cada dia. Para cada NÃO, um clique. Que tal participar? E, ainda, compartilhar esta ideia?

A proposta do contador do Planeta Sustentável – que está em destaque na home do site - é incentivar a discussão e a reflexão a respeito de um problema tão sério como a proliferação dassacolas descartáveis, a partir do seu uso indiscriminado e irresponsável.
Precisamos, realmente, de tantas sacolas – feitas de plástico e de outros materiais igualmente nocivos ao meio ambiente? Será que precisamos delas para carregar qualquer produto que compramos ou, mesmo, para forrar latas de lixo? Por que não as substituímos por sacolas retornáveis – de pano, de lona vinílica (muito usada em banner promocionais) ou outros materiais recicláveis – que podem estar sempre à mão na bolsa ou no carro?
Essa é a provocação que fazemos. Recusou uma sacola descartável no supermercado, na farmácia, na padaria ou numa loja? Ótimo! Registre, aqui, no contador. Para cada sacola, um clique. Divulgue esta ideia em casa, para seus amigos e colegas de trabalho ou da escola, em seu condomínio, no bairro...

Vamos acompanhar, juntos, quanto tempo leva para chegarmos a um milhão? Para facilitar seu registro e também a evolução dos cliques, você pode publicar o contador em seu site ou blog: o código está indicado no próprio contador.

“A forma lúdica desta campanha incentiva a pensarmos na questão e colaborar para diminuir a utilização de sacolas descartáveis, sobretudo as que são feitas de plástico”, explica Matthew Shirts, coordenador do Planeta Sustentável. “Esse contador cria uma outra dimensão para a ação. Cada leitor que recusar uma sacola, com certeza vai ajudar a fazer uma grande diferença no processo de conscientização”.
DURA REALIDADE
Hoje, a urgência em eliminarmos - ou, pelo menos, reduzirmos - o uso das sacolas descartáveis é inegável. Desde o início desta década - pelo menos - há diversas iniciativas, nesse sentido, pelo mundo. Algumas baseadas em pura ideologia e consciência; outras levando em conta “o bolso”, já que boa parte da humanidade - infelizmente - só entende a linguagem do dinheiro. Mas, que seja! O que importa é o resultado que se obtém da iniciativa: a redução da agressão ao meio ambiente.
Eis alguns exemplos:
- a Irlanda foi o primeiro país da Europa a aplicar impostos sobre o uso de sacolas plásticas. Isso aconteceu em 2002 e reduziu em 90% o consumo do produto;
- em 2005, Ruanda acabou com a "festa" das sacolinhas;
- em Bangladesh, isso aconteceu em 2007;
- em 2007, também, São Francisco foi a primeira cidade a proibir o uso dessas sacolas;
- no ano passado, a China começou uma campanha para acabar com as descartáveis gratuitas e
- Israel, Canadá, Índia, Botswana, Kenya, Tanzânia, África do Sul, Taiwan e Singapura também proibiram seu uso ou estão a caminho disso.

E por aqui? No Brasil, ainda não há registro de cobrança de impostos para o consumidor que optar pelas sacolinhas descartáveis. Talvez fosse uma boa alternativa. Mas já existem algumas iniciativas interessantes: no ano passado, em Santa Catarina, a ACATS - Associação Catarinense de Supermercados liderou uma campanha para incentivar os supermercados a abandoná-las de vez.

Em junho deste ano, foi a vez do governo se manifestar: o Ministério do Meio Ambiente - MMA lançou a campanha “Saco é um saco”, focando diretamente no consumo das sacolas plásticas. E a tendência é que esse tipo de manifestação cresça, cada vez mais. Afinal, as sacolas descartáveis ocupam espaço considerável nos aterros sanitários e lixões, onde demoram cerca de 400 anos para se decompor e ainda entulham ruas e parques e poluem os oceanos, matando os animais - baleias, focas, golfinhos, tartarugas e aves, só para citar alguns - que as engolem porque as confundem com alimento. Assusta pensar na quantidade de sacolinhas que circulam pelo planeta anualmente: - no mundo, são produzidas de 500 bilhões a 1 trilhão de sacolas plásticas - só no Brasil, são 12 bilhões. Hoje, a sacola descartável está presente no cotidiano de pessoas de todas as idades e classes sociais. Para quem vende ou para quem compra, tornou-se automático associar qualquer produto a uma sacola: não só em grandes compras, como também nas pequenas. Quem nunca carregou um simples livro, uma caixa de remédio, uma lata de refrigerante ou qualquer objeto solitário numa sacola descartável? Mas o que o MMA aponta como a maior causa para sua proliferação é seu uso para forrar latas de lixo – seja em casa, na escola, em banheiros, nos escritórios... Então, está na hora de alterar hábitos.

Veja mais números e entenda porque é importante participar: vamos supor que você use/aceite seis sacolas plásticas por semana. Isso representa cerca de: - 24 sacolas plásticas/mês - 228 sacolas/ano - mais de 22 mil ao longo de sua vida. Já imaginou onde vai parar tudo isso?

O contador é a contribuição do Planeta Sustentável para incentivar essa mudança. Recuse, sempre, as sacolas descartáveis.

PALESTRA

PALESTRA GRATUITA

DIA 13/08 (quinta-feira) ÀS 20H00

DIANÉTICA: Mente Sã, Vida Plena

"Tão revolucionária para a Humanidade como foi para os homens das cavernas a descoberta e utilização do fogo"

Walter Winchell, New York Daily Mirror

- Você quer saber por que faz ou diz coisas que não queria?
- Por que você tem grandes dificuldades para alcançar seus objetivos?
- Como funciona realmente a nossa mente?
- Como podemos aumentar a inteligência e capacidade para a vida?
- Como podemos nos livrar de ameaças e pensamentos negativos?
- Como podemos nos livrar de dores e males psico-somáticos?
- Qual é a maior descoberta científica sobre a mente humana?
Tudo isto é muito mais você aprenderá na Palestra Dianética: Mente Sã, Vida Plena com 1h30 min. de duração..
Facilitador: Alexandre Sanches - Terapêuta e Auditor de Dianética certificado pela Associação Brasileira de Dianética e Licenciado pela I-HELP Internacional.
Local: Esppaço Alpha
Rua Machado de Assis, 339 - Bela Vista/Osasco - SP
AS INSCRIÇÕES DEVEM SER FEITAS NOS TELEFONES: 3699-7284 - 3682-5614

Entrada: 1 kg de alimento não perecível (será doado para Lar de Idoso Bussocaba - Osasco)

Tania Regina Sanches Coach e Consultora de Recursos Humanos

Abilio Diniz se lança em novo projeto Abilio Diniz.

Antenado com todas as movimentações do mercado e eventos sobre QVT está é a contribuição do nosso colega de classe, Adriano Moraes, Coordenador de RH e Beneficios e responsável pela implantação de QVT na empresa SARALEE.
Boa leitura,
Flávia Boni

Abilio Diniz se lança em novo projeto

Abilio Diniz, controlador do maior grupo de varejo do Brasil, teve há alguns anos um sucesso inusitado. Com seu livro Caminhos e Escolhas, que reúne um pouco de autobiografia com temas como espiritualidade e saúde, frequentou as listas de mais vendidos do País, dividindo espaço com nomes como o de Paulo Coelho.

Em cinco anos, o livro já vendeu cerca de 230 mil exemplares - num país onde qualquer autor que vende cinco mil livros já é considerado um sucesso. Agora, o empresário quer repetir o feito do livro em uma outra área: a internet.
Na segunda-feira, ele lança oficialmente seu site. O tema explorado na internet será, claro, a qualidade de vida - uma obsessão no dia a dia de Abilio. "É como uma sequência natural do livro", diz o empresário. "Sempre quis fazer com que esse assunto chegasse a todo mundo, ao povão, e acho que essa será uma boa oportunidade."
Para falar sobre saúde e qualidade de vida, Abilio quase se tornou um homem de televisão. Convidado pela Rede Record, chegou a gravar dois pilotos de um programa que nunca foi ao ar. "Não deu certo, eu não estava preparado para isso. Agradeci o convite e disse a eles: Volto quando tiver algo melhor para apresentar."
Mas a ideia não saiu da cabeça. Durante um bom tempo, ele preparou um enorme material sobre o assunto, gravou muitas horas de vídeo com especialistas em várias áreas, e chegou um momento em que não sabia muito bem o que fazer com todo o material. O site (www.abiliodiniz.com.br) foi a solução. "É a melhor forma de darmos vazão a todo esse material." Segundo Abilio, além da qualidade de vida, o site terá também espaço para algumas coisas do lado empresarial, principalmente relacionadas a empreendedorismo.
Mas um dos temas que deve ter espaço privilegiado é o envelhecimento saudável. Aos 72 anos, com uma filha de três anos e outro a caminho, Abilio não esconde a preocupação com o assunto. Obcecado por esportes, tem o acompanhamento direto de dois profissionais em suas atividades: Irineu Loturco, bacharel em Esporte, e Herbert Lancha Júnior, graduado em Educação Física com doutorado em Nutrição. "Sou o cobaia deles. Eles vêm com as novidades e testam em mim. Até agora, tem dado certo."
A obsessão pela saúde contamina todo o Grupo Pão de Açúcar. "Isso está no meu DNA, e o meu DNA está na empresa. Portanto, é natural." Abilio afirma, no entanto, que não há qualquer imposição para que as pessoas que trabalham lá façam exercícios, e que isso não é uma condição para contratação ou para ascensão dentro do grupo. Mas, perguntado se há algum diretor gordo, ele responde rápido: "Não. Quer dizer, há uma, mas já está emagrecendo. Por conta própria, não por imposição."
Essa filosofia, Abilio pretende levar agora também para o Ponto Frio, a rede comprada em junho por R$ 824,5 milhões e que recolocou o Pão de Açúcar na liderança do varejo brasileiro. "Mas isso será feito aos poucos." O tempo, ao que parece, não será o inimigo.

Adriano Moraes HR - Coordinator Benefits - Health Promotion - Quality of Life The strenght of our business is the strenght of our people. We provide HR solutions where attitude is everything.

Investimento na comunidade

A RESPONSABILIDADE SOCIAL é um tema muito discutdo na atualidade , diversas empresas estão entendo que estes projetos são o futuro e a sustentabilidade organizacional das empresas , este texto abaixo é mais um exemplo.
Boa Leitura,
Abs,
Flávia Boni
Investimento na comunidade
Com repasses de R$ 6 milhões ao ano, fábrica de cimento capacita jovens carentes do país e emprega mão-de-obra especializada no DF
Para a Votorantim Cimentos, líder do mercado nacional e uma das dez maiores empresas do setor do mundo, o investimento no social não significa apenas praticar o bem. Com um balcão de projetos, que englobam cursos de informática, de assentador e revestidor de alvenaria, técnicos em manutenção elétrica, entre outros, a organização leva educação profissional para jovens de baixa renda, que são também contratados pela empresa para atuar em suas fábricas, num investimento anual da ordem de R$ 6 milhões.
No Distrito Federal, por exemplo, a organização beneficia atualmente 21 moradores carentes da Fercal e de Sobradinho II, com curso técnico de manutenção mecânica, dentro do ‘Programa Evoluir’. Iniciadas em março deste ano, as aulas terão duração de 14 meses e ocorrem durante a semana, no período noturno na fábrica, e aos sábados, durante todo dia no Senai, parceiro local do projeto. Os jovens recebem uniformes, transporte e refeições. A iniciativa trabalha com metas ousadas, como a possibilidade de empregar 80% dos alunos e obter evasão zero no curso.
Quem ganha com o investimento, são jovens como Talita de Freitas, 18 anos, uma das quatro participantes do curso formado principalmente por homens. Após terminar o Ensino Médio, ela não pensou duas vezes em escolher entre o emprego de atendente de telemarketing e o curso. “Eu não tenho dúvidas que, com essa formação, eu tenho mais chances de crescer profissionalmente e, quem sabe, conseguir um emprego na Votorantim, que é ao lado da minha casa, assim como aconteceu com meu irmão, contratado pela empresa quando se formou no curso”, planeja.
Iniciado em 2005, o programa já beneficiou 64 jovens ao todo no DF, com um índice de 91% de conclusão. Desses, 29 ingressaram no mercado de trabalho durante ou imediatamente após o término dos cursos. O programa já ofertou também, oficinas de mecânico de manutenção industrial e de auxiliares de mecânico e de eletricista.
Mesmo sem data certa, a organização estuda trazer para a capital federal o “Futuro em Nossas Mãos”, realizado hoje em 15 municípios brasileiros. Trata-se da qualificação de jovens para a área de construção civil, com aulas teóricas e práticas sobre o ofício de pedreiro. A iniciativa já soma mais de 9 mil profissionais formados e, ao longo de 2009, deverá atender outros mil jovens em todo o Brasil.
Somente em maio, o programa formou 78 pessoas nas capitais do Acre e de Rondônia. Desse total, 32 são mulheres, o que demonstra que o setor não é mais território exclusivamente masculino. A moradora de Rio Branco, Maria de Nazaré Costa Reis, de 22 anos, afirma que a ocupação é um desafio. “Não se vê muitas mulheres fazendo isso e por isso mesmo eu gostei quando soube do curso. Muitos duvidaram que eu conseguiria, mas consegui. O mercado de trabalho cada vez mais pede qualificação e agora com certeza vai ser mais fácil conseguir emprego”, afirma.
No início das aulas, cada aluno recebe um kit de ferramentas contendo óculos de segurança, luvas de PVC, prumo, nível de bolha, esquadro de alumínio, colher para pedreiro, desempenadeira e trena. “Esses são os materiais que um pedreiro precisa para trabalhar. Se o aluno quiser, ao final do curso, pode atuar como autônomo”, explica o gerente do programa, Francisco Carlos da Silveira.
Balcão de bons projetos
Ainda no DF, a empresa desenvolve o “Acolher”, uma ação de educação para jovens entre 15 e 21 anos em situação de vulnerabilidade social. A proposta pedagógica foi montada a partir de reuniões com os moradores da Fercal e inclui atividades nas áreas de inclusão digital, socioculturais, lazer, acompanhamento pedagógico, psicológico e social. Somente nesse ano, a iniciativa, realizada em parceira com o Instituto Marista de Solidariedade (IMS), beneficiará 200 jovens e receberá da Votorantim cerca de R$ 150 mil.
O esporte também é o pano de fundo para levar cidadania para estudantes de 14 a 17 anos, moradores da Fercal, do Varjão e de Sobradinho. Eles participam de aulas gratuitas de vôlei no período contrário ao horário escolar, promovidas pelo Instituto Amigos do Vôlei, das jogadoras Leila Barros e Ricarda Negrão, parceiro do projeto. Pela parceria, o instituto leva o conhecimento técnico e a empresa, em contrapartida, disponibiliza recursos financeiros e humanos. “Acreditamos nesse tipo de envolvimento da empresa com a sociedade e incentivamos nossos colaboradores a realizar trabalhos voluntários, para termos uma cidade melhor”, pontua o gerente geral de operações da Votorantim Cimentos Regional Centro Norte, Albeny Andrade.
Em Sobradinho, já foram formadas seis turmas, sendo a grande maioria dos alunos de baixa renda. Para Leila Barros, a modalidade é uma ferramenta de transformação social. “O esporte passa noções de sociabilidade e de autoconfiança. Nós acreditamos que essa parceria com a Votorantim trará um novo rumo para a vida dessas crianças”, diz. Para participar é preciso estar regularmente matriculado e apresentar o boletim do 4° bimestre do ano passado.
Por meio do seu braço social, o Instituto Votorantim, a organização promove o “Parceria pela Educação”. Realizada em Sobradinho, a iniciativa tem por meta construir uma agenda positiva para debater e qualificar a educação pública, com base nos principais indicadores e instrumentos de gestão e avaliação do ensino no país. “O projeto é um exemplo de como a iniciativa privada pode contribuir para a melhoria da qualidade da educação”, destaca a diretora do Instituto Votorantim, Celia Picon.
O projeto, desenvolvido em parceria com representantes de diversos setores da sociedade, prevê oficinas de capacitação para mobilizadores locais, reuniões com agentes locais, encontros com o poder público e campanhas de comunicação, de acordo com as características e demanda de cada município.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Promover ambiente de trabalho divertido pode aumentar a produtividade

Por: Luana Cristina de Lima Magalhães 05/08/09 - 13h52 InfoMoney
SÃO PAULO - Em tempos de crise, quando a pressão porresultados geralmente aumenta, é difícil não ter uma equipe detrabalho estressada e desmotivada. Mas será que há alguma maneira de o líder mudar essa situação?
De acordo com o livro Código da Liderança* - Cinco Regras para Fazer a Diferença (Editora BestSeller), as pessoas precisam de um alívio emocional para se sentirem menos estressadas e poderem criar. Cabe aos gestores ajudar a sua equipe a encontrar energias novas e promover um ambiente de trabalho divertido.
Técnicas para divertir a equipe
Como cada profissional tem um perfil diferente, a forma de diversão varia de pessoa para pessoa. Por exemplo: um profissional pode achar uma piada engraçada, enquanto outro pode escutar a mesma piada e não sentir vontade de sorrir.
No entanto, é possível criar técnicas para incorporar a diversão ao ambiente de trabalho. Confira abaixo algumas delas:
  • Comemorações - O líder pode promover a comemoração dos aniversariantes do mês, eventos importantes para a empresa (como o aniversário da organização) e a vitória em um processo de concorrência, não só para os funcionários, mas para os clientes e familiares;
  • Eventos - O gestor ainda pode patrocinar eventos internos, como a apresentação na empresa de peças teatrais, para promover momentos de distração que se transformem em fonte de diversão;
  • Recompensa e Reconhecimento - Reconhecer o trabalho de um profissional causa motivação e alegria na equipe. Esse reconhecimento pode acontecer de várias formas, sendo uma delas a indicação do profissional para representar a empresa em uma viagem de negócios. Com isso, esse funcionário que irá representar a empresa se sentirá apreciado pelo trabalho que executa na empresa;
  • Símbolos - Promover uma forma de premiação, como um troféu com uma mensagem de reconhecimento, para aquele profissional que mais se destacou na equipe também é uma forma de motivação;
  • Erros- Alguns líderes levam sua posição muito a sério e se orgulham do seu papel e status, outros encaram o trabalho com humildade, compartilhando o sucesso e reconhecendo seus pontos fracos;
  • Exercícios Físicos - Incentivar os funcionários a praticarem atividades esportivas, como montar uma equipe para participar de corridas ou oferecer uma academia de ginástica na empresa, pode ajudar os profissionais a encontrarem mais prazer no trabalho;
Por que fazer isso?
Quando o líder se preocupa com o bem-estar da equipe, ele faz com que essa seja mais leal e comprometida. Os resultados de uma gestão com esse foco são a maior satisfação pessoal com o trabalho e a maior produtividade.
*Livro escrito por Dave Ulrich, Norm Smallwood e Kate Sweetman.

domingo, 2 de agosto de 2009

As cinco dimensões de um profissional

Um recente estudo chamado “Which CEO Characteristics and Abilities Matter?” (“Quais características e habilidades importam para um CEO?”, em tradução livre), baseado nas personalidades e perfis de mais de 300 CEOs e no desempenho de suas respectivas empresas, mostrou que um presidente de empresa de sucesso não é o mais criativo, o mais ouvinte, ou o mais sensível.
O presidente com melhor desempenho é aquele com capacidade de trabalho repetitivo, detalhista e observador. Ou seja, pessoas relativamente até mais tediosas e sem graça provaram ser melhores frente a uma empresa do que as mais extrovertidas, cordiais e abertas a novas experiências.
Ivan Witt, head hunter e sócio da Steer Recursos Humanos – consultoria de recrutamento e seleção para cargos de alta qualificação e de programas de aconselhamento profissional – justifica esse resultado e confirma o perfil da maioria dos profissionais selecionados para cargos de diretoria, como sendo aqueles mais reservados com habilidades de organização e execução. Mas para o especialista, não são estes CEOs que têm novas idéias, criam produtos excepcionais, e ditam o futuro. “Os destemidos e multidimensionais é que são os empreendedores, os que implantam o negócio sem medo de errar. Depois, entregam-no para um CEO tocar adiante os projetos, executando-os com a habilidade e disciplina exigida.”, explica.
Segundo Witt, a tendência do mercado no futuro próximo é ter um aumento significativo nos perfis de empreendedores, mais do que de executores. “São os presidentes das empresas reservados, disciplinados e de baixo apelo aos funcionários que levam vidas estafantes, imersos nas metas e nos resultados, esquecendo-se das outras dimensões de suas vidas, não se dedicando a nada além do trabalho”, explica Witt. “Por isso, seus filhos, e até sua própria equipe, não quer seguir esse modelo” Para Ivan, o Brasil que já tem um número expressivo de empreendedores, vai aumentar, e muito, esse indicador.
O novo olhar do executivo
Diante de uma história de vida quase totalmente preenchida pelo trabalho, cada vez mais executivos buscam novos caminhos, muitas vezes abrindo mão de excelentes posições por mais qualidade de vida. “Trata-se da compreensão de que todas as dimensões da vida: Cognitiva, Física, Emocional, Social e Espiritual, são igualmente importantes”, explica Witt. De nada adianta dinheiro e sucesso sem saúde para usufruir de tudo isso, sem ter com quem compartir, sem propósito de vida. Com o passar do tempo, o ser humano quer uma resposta para a pergunta: que legado deixarei para o futuro?
Ou seja, o trabalho representa 1/5 da essência do todo. Se essa dimensão for excessivamente privilegiada, a tendência é que as demais atrofiem. Existem infinitas situações nessa vida (boas e nem tanto) que fazem com que as pessoas se sentiam plenas, aumentando as possibilidades de atingir um estado de felicidade.
Pior, quando se extingue a relação profissional, para os que focam só nisso, a sensação é de que o mundo acabou. “É principalmente em sessões de aconselhamento profissional, que executivos estafados ou jovens em começo de carreira que buscam qualidade de vida, conversam sobre a negligência em relação a algumas dimensões dos modelos que vivenciam.”, conta Ivan. “É nesse momento que começamos a desenhar possibilidades de novos caminhos profissionais e pessoais, baseados nos desejos e no senso de felicidade de cada um”.
Autora: Christiane Alves - Flöter & Schauff
Enviado por: data.fanning@ig.com.br - Categoria: Gestão de Pessoas
CONTRIBUIÇÃO Adriano Moraes Benefits & Quality of Life