quarta-feira, 13 de maio de 2009

Responsabilidade Social corporativa

Responsabilidade é uma qualidade que deve ser compreendida como um compromisso, seja nos momentos de bonança, ou nos de crise. Felizmente, parece que as empresas brasileiras e seus gestores têm entendido bem esta realidade. Refiro-me às demonstrações crescentes de que o mundo corporativo está comprometido em manter a sociedade informada sobre as iniciativas socialmente responsáveis.

 

Podemos notar o número crescente de empresas – até mesmo as pequenas e médias – que têm se preocupado em divulgar Balanços Sociais ou os completos Relatórios de Sustentabilidade. Trata-se de uma tendência mundial que foi encampada pelo empresariado brasileiro e que a cada ano agrega novos entusiastas e participantes.

 

É importante lembrar que não basta às empresas adotar políticas internalizadas de Responsabilidade Social Corporativa. Cabe a elas, em uma sociedade a cada dia mais ligada às informações, tornar públicas suas ações, divulgando-as, sempre com correção, precisão e verdade nos dados informados.

 

Divulgar as ações de responsabilidade social corporativa tem também se transformado em uma necessidade, afinal, com o acesso facilitado às tecnologias da informação e comunicação, em especial à Internet, as pessoas estão mais bem informadas e exigentes em relação àquilo que consomem e à forma como as empresas se relacionam com a sociedade, com o meio ambiente e com toda a sua cadeia produtiva.

 

Por outro lado, o segmento que está exigindo cada dia mais atenção das empresas às suas atitudes e iniciativas socialmente responsáveis é o das instituições financeiras. Não é raro que bancos ou entidades creditícias exijam comprovação de respeito socioambiental ou contrapartidas responsáveis ao concederem financiamento às organizações. E eles não querem apenas saber se os recursos emprestados serão responsavelmente empregados, mas exigem postura responsável histórica, costumeira e comprovada dos tomadores.

 

Vale destacar que as empresas que adotam medidas sustentáveis naturalmente possuem sistemas de controle, de gestão e de organização mais desenvolvidos e eficientes, o que se reflete na aplicação de adequadas políticas e ações de governança corporativa. Sendo assim, acabam se enquadrando no grupo de empresas mais equilibradas e, portanto, menos suscetíveis aos efeitos de crises econômicas e financeiras.

 

A discussão em torno de ações sustentáveis envolve sempre princípios que devem nortear a forma como as empresas – e até mesmo as pessoas – atuam e se inserem na sociedade. Adotar uma postura sempre ética é o primeiro e maior passo em direção às boas práticas e à relação honesta de uma corporação com os seus diversos stakeholders.

 

Dessa forma, a divulgação de Balanços Sociais ou dos completos Relatórios de Sustentabilidade torna-se uma valiosa ferramenta de demonstração de maturidade empresarial.

FONTE: http://www.rhcentral.com.br/artigos/artigo.asp?cod_tema=2191

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