quinta-feira, 21 de maio de 2009

Banho consciente

Ducha de praia ecológica pode economizar até um milhão de litros de água potável por dia

Várias campanhas de conscientização sobre o uso desenfreado da água, que tentam minimizar os efeitos devastadores do desperdício deste bem para o meio ambiente, podem ser vistas em diversos veículos de comunicação.

Mas a questão está longe de ser resolvida. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa consome cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene. No Brasil, esse número pode chegar a 200 litros diários.

Pelo menos nas regiões litorâneas, o problema pode diminuir de forma considerável. O empreendedor Armando Fantini criou a Ducha de Praia Refresh Brasil, que filtra a água da areia da praia com sistema de bomba manual e oferece banhos de baixa salinidade, livre de bactérias, já que possui sistema de cloração que elimina microorganismos e coliformes.

A eficácia da novidade pode ser comprovada através de análises da empresa Precisions Labs, que realizou estudos físicos, químicos e bacteriológicos e comprovou que o produto fornece água com um Ph mais neutro, com até 90% menos salinidade e com 99% menos bactérias e coliformes que a água do mar.

Recentemente, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), que adotou a ducha como bandeira para sua Campanha "Poupe água. Poupe a natureza", também rea lizou testes da mesma ordem.

Ao contrário das duchas tradicionais, a Refresh dispensa manutenção, água potável, energia elétrica e vigilância sanitária. Para desenvolver o projeto, o empresário investiu até agora R$ 300 mil. Ele conta que já vendeu 100 duchas para campings, restaurantes e bares à beira mar em locais como Ubatuba, Riviera de São Lourenço, Vitória, Fernando de Noronha, entre outros.

A economia de água potável pode chegar a um milhão de litros por dia nas praias da costa brasileira, segundo projeção de Fantini. "O Brasil tem oito mil quilômetros de praias. A média da extensão de cada uma é de 3,9 mil metros. Se cada uma instalar uma ducha a cada 50 metros, a economia de água limpa pode chegar a um milhão de litros por dia", calcula.

O interessante é que Fantini sempre teve medo do mar e, a partir do projeto, teve de freqüentar algumas praias. Com isso, veio a oportunidade de patrocinar uma canoísta e, hoje em dia, participa de campeonatos em diversas cidades e aproveita as viagens para divulgar o produto. "Uno o útil ao agradável", finaliza.

FONTE: http://carreiraenegocios.uol.com.br/gestao-motivacao/11/66ducha-de-praia-sustentavel-pode-gerar-uma-economia-de-um-131640-1.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou ?Comente este artigo que acabou de ler.
Obrigada