sábado, 18 de julho de 2009

Sustentabilidade não é modismo, diz consultor

17/07 - 08:25 - Agência Estado

São Paulo, 16 - As discussões a respeito da sustentabilidade na Europa são uma realidade já implantada e sem volta. A opinião é do professor Jean-Yves Carfantan, sócio-diretor da AgroBrasConsult, que ministrou palestra hoje durante workshop promovido pela consultoria Beef Point.

"Isso não é um modismo. Os varejistas europeus casaram definitivamente com a causa da sustentabilidade e não voltarão mais atrás", disse Carfantan. O consultor disse que as principais redes de varejo na Europa reformularam suas estruturas e incluíram em suas políticas internas o objetivo de contribuir para promover a sustentabilidade. De acordo com Carfantan, as mudanças nas empresas foram tão grandes que o próprio relacionamento entre supermercado e consumidor foi modificado, de forma que as redes atuem como "professores". "A ideia que existe é a de educar o consumidor, disponibilizando para ele produtos que emitam menos carbono, sejam provenientes de regiões que não provoquem o desmatamento, entre outras coisas", disse o consultor. Segundo Carfantan, a primeira mudança na relação com os fornecedores foi em relação às marcas próprias das redes. Ele lembra que, no caso do Carrefour, 50% do faturamento da empresa na Europa é proveniente das marcas próprias, o que demonstra o peso do negócio. O professor lembra, no entanto, que a cobrança por práticas sustentáveis de seus fornecedores não é uma ameaça, mas uma realidade. "Nesse cenário, quem tiver uma posição proativa terá mais oportunidades de negócios", afirma. Apesar de o Brasil ter se esforçado para passar uma imagem de país preocupado com o meio ambiente e com práticas sustentáveis, o consultor disse que, na Europa, a imagem brasileira não é das melhores. Segundo ele, os europeus consideram o Brasil um país reativo e passível de inseguranças. "Falta comunicação para o Brasil. Mesmo as dificuldades da legislação, as limitações para atender às demandas. O Brasil precisa melhorar sua imagem no exterior e para isso precisa investir em comunicação", disse Carfantan.

fonte:

http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2009/07/17/sustentabilidade+nao+e+modismo+diz+consultor+7346007.html

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