domingo, 19 de julho de 2009

Wal-Mart vai criar índice para produto sustentável

Quinta, 16 de julho de 2009, 17h57

P. Carvalho
Wal-Mart anunciou nos Estados Unidos a decisão de desenvolver um índice mundial de produto sustentável, durante reunião com 1.500 fornecedores e líderes em sustentabilidade. A idéia é a de que o indicador seja a única fonte de dados para avaliação da sustentabilidade dos produtos. "Os clientes querem produtos que sejam mais eficientes, que durem mais e que tenham melhor desempenho," disse o presidente e CEO do Wal-Mart, Mike Duke. "E, cada vez mais, eles querem informações sobre todo o ciclo de vida do produto, para que se sintam bem em relação à sua compra. Eles querem saber que os materiais usados no produto são seguros, que ele foi feito direito e que foi produzido de maneira responsável."

Duke afirmou que a decisão não é resultado de uma avaliação sobre um quadro que julga passageiro. "No Wal-Mart, estamos trabalhando para tornar a sustentabilidade sustentável, para que seja prioridade, independente do momento econômico. Uma parte importante neste processo é desenvolver ferramentas que possibilitem o consumo sustentável."

Fases - A criação do índice será feita em três fases. Na primeira, a companhia vai ouvir, por meio de pesquisa, seus mais de 100 mil fornecedores no mundo. O levantamento será composto por 15 perguntas, que devem servir como ferramenta para que os fornecedores avaliem seus próprios esforços em relação à sustentabilidade. As perguntas vão focar quatro eixos: energia e clima, eficiência de materiais, recursos naturais e pessoas e comunidade.

"As perguntas não são complicadas, mas nunca solicitamos este tipo de informação de forma sistemática anteriormente. A pesquisa é um primeiro passo importante para estabelecermos uma real transparência com nossa rede de fornecedores", disse o diretor de merchandising do Wal-Mart nos Estados Unidos, John Fleming. Os fornecedores americanos devem responder ao questionário até 1.º de outubro. Em outros países, haverá cronograma para as respostas.

No segundo passo, a empresa está fomentando a criação de um consórcio de universidades que colaborarão com os fornecedores, varejistas, ONGs e o governo para desenvolver uma base de dados mundial sobre o ciclo de vida de produtos - da matéria prima até o descarte. O Wal-Mart vai financiar a ação do consórcio no desenvolvimento do índice de sustentabilidade.

Compartilhamento - "Não é nosso objetivo criar ou sermos donos desse índice," disse Duke. "Queremos estimular o desenvolvimento de uma base de dados comum que irá permitir que o consórcio junte e analise o conhecimento da cadeia mundial de fornecedores. Achamos que esta base de dados compartilhada trará oportunidades para que sejamos mais inovadores e para melhorarmos a sustentabilidade de produtos e processos."

O passo final no desenvolvimento do índice será traduzir as informações em uma graduação simples para os consumidores. Isso trará aos consumidores transparência quanto à qualidade e o histórico dos produtos aos quais eles não têm acesso hoje.

No Brasil, o primeiro passo, que envolve o envio das 15 perguntas para uma seleção de fornecedores da empresa no País, terá início em agosto. "Temos diversas empresas parceiras em nossos projetos, incluindo as 20 signatárias do Pacto pela Sustentabilidade. Não temos dúvida de que a parceria se estenderá também para esse importante passo em prol da transparência ao consumidor e da sustentabilidade", diz a vice-presidente de Sustetnabilidade do Wal-Mart Brasil, Daniela de Fiori. "A idéia é a de que até o final do ano tenhamos uma ferramenta on line que possibilite ampliar a coleta de informações para os nossos fornecedores."

DiárioNet
fonte
http://invertia.terra.com.br/sustentabilidade/interna/0,,OI3877149-EI10411,00.html

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