quinta-feira, 11 de junho de 2009

Sustentabilidade Inconsciência Empresas mostram pouca consciência sobre os riscos das mudanças climáticas, aponta dois novos estudos realizados por um grupo de investimentos. Confira alguns dos resultados divulgados no relatório.

Dois novos estudos realizados pelo grupo de investimentos Ceres, o Environmental Defense Fund e o Center for Energy and Environmental Securityavaliam os maiores impactos que as mudanças climáticas poderiam ter em companhias globais e incentivam a Comissão Americana de Segurança (U.S. Securities and Exchange Commission – SEC) a estabelecer padrões para os relatórios de riscos relacionados ao clima.

Os dois novos estudos, um é profundo exame de 100 companhias globais em 2008, e outro um olhar longitudinal nos relatórios dos últimos 13 anos de 500 companhias listadas pela Standard & Poor"s, detalham quão lentamente algumas das maiores empresas reconhecem e montam planos para atenuar os impactos das Mudanças Climáticas nas suas operações.

No "Reclaiming Transparency in a Changing Climate" os grupos revisaram mais de 6.000 relatórios SEC das empresas S&P 500, entre 1995 e 2008. O relatório mostra que apenas 5% dos relatórios anuais estabelecem uma estratégia de gestão de riscos ligados às alterações climáticas, enquanto 76% das empresas nem sequer menciona as alterações climáticas em seus relatórios.

O relatório analisa estratégias de consciência e gestão de riscos por setor. A indústria de serviços obteve os melhores resultados, com mais de 96% das empresas, pelo menos, tendo citado as alterações climáticas, e mais de 35% identificaram, pelo menos, um risco e uma estratégia para enfrentá-lo. Os setores de TI e telecomunicações obtiveram os resultados mais baixos: nenhuma empresa, em qualquer categoria, identificou riscos ou soluções. Nenhuma empresa de telecom citou as Mudanças Climáticas e apenas 6,5% das empresas TI o fizeram.

O segundo relatório do grupo, "Climate Risk Disclosure in SEC Filings" avalia os formulários mais recentes de algumas dessas indústrias e mostra que, enquanto as Indústrias Energéticas têm divulgado os riscos de Mudanças Climáticas em uma extensão muito maior que outros setores, o detalhe e profundidade dessas divulgações estão longe do suficiente para ajudar os investidores a tomarem suas decisões.

Enquanto isso, o relatório mostra que, muitas companhias dos setores de seguros e transportes não apresentam qualquer transparência de suas oportunidades ou riscos relacionados às alterações climáticas.

Como resultado das descobertas desses relatórios, os grupos têm pedido à SEC uma direção mais detalhada para as maneiras como as empresas deveriam incluir informações relacionadas ao clima em seus relatórios de seguro.

"Essas informações demonstram claramente a necessidade de ações rápidas da SEC para exigir mais transparência na divulgação de riscos para empresas de capital aberto,” disse Mindy Lubber, presidente da Ceres e diretor da Investor Network on Climate Risk. "Mudanças Climáticas são uma questão essencial e os investidores têm o direito de saber quais companhias ocupam as melhores posições no novo Mercado Global de Energias Limpas."

Os relatórios estão disponíveis para download em: "Reclaiming Transparency in a Changing Climate" and "Climate Risk Disclosure in SEC Filings".

Por Equipe Agenda Sustentável HSM Online 10/06/2009

http://br.hsmglobal.com/notas/52883-inconsciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou ?Comente este artigo que acabou de ler.
Obrigada