quarta-feira, 10 de junho de 2009

Empresa cearense produz água mineral com sustentabilidade

Por Marcelo Araújo, da Agência Sebrae
Na operacionalização do seu negócio, a Límpida planeja desde o tratamento dos resíduos sólidos até o bem-estar de seus funcionários
Brasília - Em mais uma matéria da série sobre negócios sustentáveis, é destacado o trabalho de empresa no Ceará que trabalha com o envasamento de água mineral. Além de adotar todos os procedimentos necessários para evitar a contaminação da água, os empresários também investem em iniciativas de responsabildiade social.
A água é um dos bens mais preciosos da humanidade. O empresário cearense Vicente Guilherme Aguiar tem plena consciência disso e seu negócio se baseia na exploração desse recurso. Junto com a esposa Ecleisi, Vicente é fundador e proprietário da Límpida Água Mineral, na comunidade de Aquiraz, a 45 quilômetros de Fortaleza.
“No nosso caso não poderia ser diferente. Precisamos ter todo o cuidado para lidar sustentavelmente com a água, sem contaminar as nascentes”, diz o empresário, que acrescenta: “Acreditamos em empresas que cuidam da natureza e das pessoas”. Surgida há oito anos, a Límpida é responsável por 120 empregos e envasa cerca de 60 mil garrafões por mês.
Localizada em uma área onde não existem redes de esgotos, a empresa tem como preocupação prioritária não contaminar o solo. Nos banheiros da Límpida existem caixas de concreto onde se armazenam os resíduos sólidos. Depois de guardados, eles seguem para uma rede de tratamento.
A Límpida enfoca a economia e a reciclagem em seus processos produtivos. Como os galões de água são retornáveis, passam pela limpeza com produtos químicos antes de servirem novamente para o armazenamento de água.
Funcionários da empresa desenvolveram em sua instalação uma estação de tratamento para livrar o líquido dos produtos químicos. Depois de tratada, a água serve para funções como limpeza e para regar plantas. “Essa operação nos permite uma economia em torno de 30% com água”, contabiliza o empresário.
Reciclagem para o bem-estar
Outro processo ambientalmente correto dentro da Límpida é a reciclagem dos lacres dos garrafões. A empresa cearense vende esse material e utiliza o dinheiro arrecadado em benefício do bem-estar dos empregados. Festas dos funcionários, uma unidade móvel de odontologia e uma escolinha de música destinada à comunidade e aos trabalhadores da Límpida são bancados com a venda.
“Esse tipo de iniciativa dignifica o trabalho e melhora a auto-estima das pessoas. A partir daí, elas criam um laço de amizade com a empresa e se dedicam com mais alegria às suas atividades”, afirma Vicente.
O empresário também comenta o apoio do Sebrae Ceará ao seu negócio: “O Sebrae nos ajuda em questões como o planejamento e a pesquisa de mercado. Sempre que precisamos, buscamos esse suporte”, conta.
A Límpida já conquistou vários prêmios no Ceará e no Nordeste em reconhecimento à sua forma sustentável de atuar, como o Sesi de Qualidade do Trabalho. Ao olhar para trás e vendo as conquistas no presente, Vicente faz o balanço: “Comecei essa empresa com meu esforço. Já fui até pedreiro e servente no meu próprio negócio. Não acreditavam e ironizavam nosso trabalho. Hoje, gero empregos e somos uma empresa modelo”.
(Envolverde/Agência Sebrae)
© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou ?Comente este artigo que acabou de ler.
Obrigada