domingo, 15 de novembro de 2009

Estresse e prevenção, por Ana Maria Rossi*

ARTIGOS

As inovações tecnológicas têm nos proporcionado possibilidades fantásticas: acesso à internet 24 horas através dos celulares, praticidade das ferramentas de comunicação e de transporte. Se por um lado facilitam nossa vida, por outro, podem causar sobrecarga, resultando em um nível de estresse excessivo. Uma pesquisa recente da International Stress Management Association no Brasil (Isma-BR) indica que 42% dos porto-alegrenses entrevistados estão com um nível regular de estresse. Segundo o psiquiatra americano Richard Rahe, pioneiro nas avaliações de estresse no mundo, o índice revela que essas pessoas têm 50% de chance de adoecer nos próximos 12 meses.

O estudo aponta ainda que 61% dos entrevistados identificam o trabalho como a maior fonte estressora. Entre as principais causas, a falta de tempo é a grande vilã, afetando 71% das pessoas em decorrência da longa jornada de trabalho e do excesso de tarefas. Outro dado alarmante é a forma como os porto-alegrenses lidam com o estresse: 53% deles afirmaram consumir bebidas alcoólicas para amenizar os sintomas, que afetam diretamente a qualidade de vida, na opinião de 63% dos participantes.

Reconhecendo a importância da prevenção do estresse para a manutenção da saúde, em agosto de 2009, por iniciativa do deputado federal Mendes Ribeiro Filho, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 3.555/2008, instituindo o Dia Nacional de Conscientização do Estresse, a ser comemorado no terceiro domingo de novembro, anualmente.

Com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do desenvolvimento de técnicas eficazes para gerenciar o estresse, problema que afeta 70% dos profissionais brasileiros, a Isma-BR promove neste domingo, dia 15, o Dia de Conscientização do Estresse, na Usina do Gasômetro, das 11h às 15h. Através de orientações ao público e oferecendo testes gratuitos para medir o nível de estresse, a Isma-BR, juntamente com instituições preocupadas com a qualidade de vida da população, realizará uma ação alertando para a importância da conscientização e avaliando a suscetibilidade a doenças. Comemorado em Porto Alegre desde 2001, o evento tem servido de modelo para diversas cidades do país.

Importante considerar que, mesmo quando não temos controle sobre o estímulo estressor, podemos aprender a gerenciar a maneira como reagimos a ele. Afinal, ter uma vida saudável é uma responsabilidade pessoal e intransferível.

*PRESIDENTE DA ISMA-BR

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2717732.xml&template=3898.dwt&edition=13516&section=1012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou ?Comente este artigo que acabou de ler.
Obrigada