terça-feira, 6 de outubro de 2009


Que bom ver empresas investindo nos colaboradores e confirmando que Qualidade de Vida e Qualidade de Vida no Trabalho é investimento . 

Att,

Flávia Boni



O investimento na qualidade de vida dos colaboradores é uma estratégia para aumento de competitividade

Investir em qualidade de vida traz, além de benefícios aos colaboradores, benefícios diretos às empresas.
Muito já foi dito sobre a importância do capital humano para o sucesso dos negócios. No setor industrial, a saúde e segurança no ambiente de trabalho podem fazer uma grande diferença na produção. Em um setor competitivo como o metal-mecânico, é necessário agregar valor aos serviços da empresa e, muitas vezes, detalhes são decisivos na captação de clientes e serviços. Investir no bem-estar dos colaboradores pode significar reduzir custos e aumentar a produtividade.

Algumas empresas adotam programas para redução de absenteísmo e prevenção contra acidentes e lesões no ambiente de trabalho. Essa realidade se aplica à Saquetto Industrial, que sempre manteve um programa de incentivo à assiduidade no trabalho e treinamentos periódicos sobre Saúde e Segurança no Trabalho (SST). Além disso, oferece aos colaboradores um ambiente em perfeitas condições para execução de suas atividades, contando com EPIs bem conservados, uma fábrica extremamente limpa, arejada e organizada, com layout funcional e máquinas bem calibradas e conservadas.

Tais esforços foram reconhecidos e garantiram à Saquetto Industrial a certificação OHSAS 18001:2007, parte de seu Sistema de Gestão Integrado (SGI), que conta também com as certificações ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004. Mas além do óbvio, a empresa investiu em um programa pró-ativo para a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, chamado Bem-Viver.

O programa Bem-Viver é realizado através de uma empresa especializada em Saúde Laboral, contando com uma equipe de fisioterapeutas que acompanha de perto cada colaborador. Os objetivos do programa são: melhora da qualidade de vida, aumento da sensação de bem estar, prevenção de agravos à saúde e promoção da saúde.

Dentre as atividades realizadas pelo programa dentro da empresa, podemos destacar a Ginástica Laboral, Análise Ergonômica, Avaliação Bio-mecânica, Ambulatório de Reabilitação e as Semanas da Saúde. Iniciado em Novembro de 2008, o programa já colheu resultados expressivos para os colaboradores e para a empresa.

José Roberto Macedo é um dos colaboradores que já sente os resultados. José Roberto, que sentia fortes dores na coluna lombar, recebeu tratamentos de Eletroterapia e Cinesioterapia, eliminando totalmente sua dor. “Eu sentia dor até pra acordar, hoje estou 100%”- disse ele satisfeito com a melhoria não só no ambiente de trabalho, mas na sua qualidade de vida.

Os resultados são acompanhados de perto através de relatórios e questionários respondidos pelos próprios colaboradores. Em Novembro de 2008, 60% dos afastamentos de colaboradores foram causados por necessidades osteomusculares. Esta porcentagem caiu para 10% em Setembro de 2009. As queixas também reduziram de 60% para 33%, no mesmo período. Além disso, houve uma melhoria significativa na sensação dos colaboradores após a jornada de trabalho: anteriormente, 44% dos colaboradores acusavam alguma dor ao sair da empresa, hoje este número foi reduzido para 15%.
Segundo o Dr. Alex George Silva Gomes, fisioterapeuta da “Cinética – Reabilitação e Saúde Ocupacional” e responsável pelo programa, as melhorias ocorreram não somente no ambiente de trabalho, mas transformaram o cotidiano dos colaboradores. “Observamos que além de aprimorar a maneira como cada colaborador desempenha sua função, o Bem-Viver incentivou hábitos de vida mais saudáveis fora da empresa. Houve um aumento significativo no número de vezes que os colaboradores praticam atividades físicas durante a semana, o que contribui para redução de doenças osteomusculares e cardiovasculares, por exemplo.”

Estes resultados tiveram um impacto direto na empresa, comparando dados de Novembro de 2008, com os de Setembro de 2009, constatou-se uma redução de 68% nos gastos por afastamento. O ambiente de trabalho é muito mais agradável, o que aumentou o índice de satisfação com a empresa e reduziu os atritos. De acordo com a diretoria da empresa, este é mais um motivo que têm levado a Saquetto Industrial a crescer sustentavelmente.

Perfil: A Saquetto Industrial atua no setor de usinagem e caldeiraria há mais de 10 anos. Fabrica peças e equipamentos conforme as especificações técnicas do cliente através de uma moderna linha de máquinas para usinagem leve, média e pesada. Seus principais clientes são dos setores de Mineração e Siderurgia, atendendo também empresas de Energia, Alumínio e Celulose. Tem destaque no mercado por ser uma das poucas empresas a possuir um Sistema de Gestão Integrado com três certificações: ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007.

 [Website: http://www.saquetto.com.br]

FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou ?Comente este artigo que acabou de ler.
Obrigada