sexta-feira, 28 de agosto de 2009


Bem Estar nas Organizações – 1ª Parte

Atualmente uma das grandes preocupações das organizações está relacionada com o Bem  Estar nas Organizações , pois isso reflete na sua produção e principalmente na  sobrevivência no mercado.
De acordo com a definição do Dicionário do Pensamento Social do Século XX, trabalho é o esforço humano dotado de um propósito e envolve a transformação da natureza através do dispêndio de capacidades físicas e mentais.
Já a o emprego, é a relação, estável, e mais ou menos duradoura, que existe entre quem organiza o trabalho e quem realiza o trabalho. É uma espécie de contrato no qual o possuidor dos meios de produção paga pelo trabalho de outros, que não são possuidores do meio de produção.s tempos
O trabalho é um meio de se manter, o trabalho é também o elemento mais importante da  produção social.
 Para Gil (1994:160) considera que os "empregados passam muitas horas dentro da empresa. Se as oito ou mais horas puderem ser agradáveis, as pessoas se sentirão mais motivadas e conseqüentemente mais envolvidas com os objetivos da empresa". Este envolvimento é um elemento fundamental para o aumento da produtividade. 
O bem estar depende de inúmeros fatores e principalmente de cada individuo pois  é percebida diferentemente.Algumas pesquisas afirmam que  a  qualidade de vida é a sensação de bem-estar do indivíduo quando ele possui recursos para satisfazer suas próprias necessidades e desejos.
Para Dejours (1994), o trabalhador não chega ao seu local de trabalho como uma máquina nova. Ele possui uma história pessoal, que se caracteriza por certa qualidade de aspirações de seus desejos, de suas motivações, de suas necessidades psicológicas, que integram sua história passada. Isso confere a cada indivíduo características únicas e pessoais.

Os  primeiros  estudos  referentes  à  Qualidade  de  Vida  no  Trabalho  (QVT)  surgiram  na primeira metade do século XX. Estes estudos estavam divididos em duas diretrizes: de um lado uma concepção voltada à produtividade e de outro  a preocupação com a  satisfação do  trabalhador. A partir da segunda metade do referido século, começaram a aparecer as primeiras teorias unindo as duas diretrizes, afinal, pensava-se que não só era possível unir a satisfação à produtividade, como também bom desempenho do trabalhador com satisfação e realização (MCGREGOR, 1960) .
Esta é a 1º Parte do Artigo que fiz sobre Bem Estar nas Organizações , na próxima semana tem mais.
Até...
Flávia Boni

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