segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Ações que dão sustentação ao desenvolvimento do planeta

Ações que dão sustentação ao desenvolvimento do planeta

A sustentabilidade tem sido definida como a habilidade de satisfazer
às necessidades do planeta, do meio ambiente e da comunidade sem
comprometer as futuras gerações. Uma empresa sustentável é aquela que
contribui para o desenvolvimento ao gerar benefícios econômicos,
sociais e ambientais. A prática da sustentabilidade é representada
pelo aumento e pela manutenção de ações e programas que visam à
melhoria do meio ambiente e da comunidade em que a empresa está
inserida.

Atualmente, as organizações trabalham na conscientização dos
colaboradores e da comunidade para questões como a utilização
consciente desses recursos. Sendo assim, muitas organizações buscam
seguir regras de qualidade idealizadas pelos seus programas, como
responsabilidade social e ambiental e cidadania corporativa.

Whirpool

A Whirpool Latin America, que atua no Brasil com as marcas Brastemp,
Consul e KitchenAid, investiu mais de R$ 2,9 milhões em 2008 em
proteção ambiental nas três unidades localizadas em Joinville, Manaus
e Rio Claro, 56% a mais que o registrado em 2007. "A preocupação com o
aquecimento global, a destruição da camada de ozônio, a preservação de
rios e mananciais e a gestão de resíduos de seus produtos, ao longo de
seu ciclo de vida, faz parte, hoje, da operação da empresa e está
inserida na maneira como seus colaboradores trabalham", afirma Paulo
Vodianitskaia, assessor de Sustentabilidade e Relações Institucionais
para a América Latina.

A empresa utiliza papel reciclado nas impressoras, pratica a coleta
seletiva nas unidades e tem programas voltados para a redução do
consumo de água e de energia. Além disso, todas as áreas têm metas
voltadas para o desenvolvimento de processos mais sustentáveis

A Whirpool possui o programa "Brastemp Viva!", cujo intuito é promover
soluções ecologicamente corretas para a destinação de embalagens de
produtos. A organização retira na casa do consumidor as embalagens dos
produtos Brastemp e Consul, vendidos no sistema porta a porta. Em
2008, a Brastemp firmou parceria com o Wal Mart e dividiu seus
conhecimentos no processo de logística reversa de embalagens, que vão
desde a logística para a coleta até a maneira mais sustentável para o
descarte. Também no ano passado, foram recolhidas 48,28% das
embalagens dos produtos vendidos.

E M S

A empresa farmacêutica mantém como principal projeto de
responsabilidade ambiental um Sistema de Gestão Ambiental (SGA)
certificado pela ISO 14001:2004, comprovando que a empresa atua de
acordo com a legislação ambiental e adota procedimentos para proteger
o meio ambiente e minimizar impactos ambientais. O laboratório
farmacêutico mantém uma política rígida de reciclagem de materiais e
tratamento de efluentes gerados pelos processos industriais.

Como complemento a esse sistema, foi elaborada uma política ambiental,
contemplando as diretrizes e, também, as matrizes de aspectos e
impactos ambientais da EMS, que tem como missão atender à legislação
ambiental aplicável e outros requisitos subscritos pela empresa;
prevenir a poluição, minimizando a geração de resíduos sólidos;
melhorar continuamente o Sistema de Gestão Ambiental e manter canais
de comunicação entre a empresa e as partes interessadas.

"O Sistema de Gestão Ambiental prevê a melhoria ambiental contínua,
por meio da redução dos resíduos sólidos e dos efluentes líquidos
gerados e, também, do consumo de energia elétrica e de água. A empresa
também realiza treinamentos anuais, focados nas questões ambientais,
para os colaboradores. Todo novo colaborador recebe um treinamento na
área no primeiro dia de trabalho", afirma Telma Salles, diretora de
Relações Externas da EMS.

Fras – lê

O crescimento da empresa está vinculado à preservação do meio ambiente
e ao bem-estar dos acionistas, clientes, funcionários, sociedade e
fornecedores. A organização promove ações ambientais envolvendo a
comunidade, em especial, em atividades como a Semana da Qualidade e as
comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente. Na área ambiental, é
certificada na norma ISO 14001 e desenvolve projetos de
sustentabilidade ambiental. Em todos os projetos de expansão de
produção, necessariamente, há contrapartida em termos de reposição
vegetal. "O primeiro passo é a conscientização dos colaboradores, que
tem início no programa de Integração dos Novos Funcionários e é
constantemente estimulada em ações do dia-a-dia. O reconhecimento,
através dos canais de comunicação interna, dado pela empresa às
pessoas que desenvolvem ações dessa natureza, também é um estímulo a
outros colaboradores", ressalta o diretor-executivo, Luís Antônio
Oselame.

Natura

Para a empresa de cosméticos Natura, o desafio da sustentabilidade tem
sido convocar a capacidade de inovação interna e externa para encarnar
esse princípio nos próprios processos e produtos. A ação mais marcante
da empresa no percurso de incorporar as exigências da sustentabilidade
à estratégia do negócio foi o lançamento da linha Ekos, em 2000, que
assumiu o compromisso com o uso sustentável da biodiversidade
brasileira e com a repartição social dos benefícios gerados pela
inovação. Em 2004, a empresa implantou o Programa Qlicar (Qualidade,
Logística, Inovação, Custo, Condições Contratuais, Atendimento e
Rastreabilidade), que estabelece princípios de relacionamentos
pautados em aspectos econômicos e socioambientais, aos quais os
fornecedores precisam obedecer para serem certificados.


Suzano Papel e Celulose

O modelo de sustentabilidade da Suzano Papel e Celulose procura
conciliar crescimento, competitividade e sustentabilidade do negócio.
Com o objetivo de promover a integração entre o homem e a natureza,
por meio da educação ambiental, a empresa criou, em 1999, uma
organização não-governamental chamada Instituto Ecofuturo.

Wal Mart


A empresa adotou a sustentabilidade como diretriz que norteia o
trabalho dos colaboradores, o relacionamento com os fornecedores, o
atendimento ao cliente, a atuação na comunidade e o investimento
social. O programa de sustentabilidade é baseado em três pilares –
energia, resíduos e produtos – e os objetivos são o consumo de 100% de
energia renovável, desperdício zero e a venda de produtos que
sustentem os recursos naturais e o meio ambiente.

A empresa adotou algumas medidas no cotidiano dos trabalhadores que
minimizam a destruição do meio ambiente, como: uso de canecas, em vez
de copos plásticos descartáveis; impressão na frente e no verso do
papel em todas as impressoras; cartões de visita 35% menores e adoção
de torneiras com fechamento automático; e controle de vazão, reduzindo
o desperdício de água. Em 2008, o programa de reflorestamento plantou
6.673 árvores.
http://carreiras.empregos.com.br/comunidades/rh/fique_por_dentro/080609-gestao_desenvolvimento_planeta.shtm


--
Att,
Flávia Boni
Gestora de QVT ePessoas

"A habilidade de aprender mais rápido que seus concorrentes pode ser
a única vantagem competitiva sustentável." (Arie De Geus) ...

Comunidade Qualidade de Vida e Sustentabilidade Organizacional .
Para conferir, use o link abaixo:

http://qvtsustentabilidade.blogspot.com/

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