quarta-feira, 29 de julho de 2009

Consumidores esperam mais ações sociais e ambientais por parte das empresas
Evento com empresas discutiu mudança no comportamento dos consumidores, que estão exigindo mais responsabilidade social
InfoMoney
29 julho 2009
SÃO PAULO - Os consumidores brasileiros não esperam das empresas apenas bons produtos e atendimento, mas também que elas sejam agentes sociais e ambientais, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.
Isso foi o que constatou a oficina "A transformação do consumidor para uma nova economia global", durante a Conferência Internacional Ethos 2009, em São Paulo. O evento, realizado pelo Instituto Akatu, teve a participação de mais de 100 representantes de empresas e instituições do Brasil, para discutir várias pesquisas sobre o perfil do consumidor.
Desconfiando das empresas
Além disso, os participantes constataram que os consumidores desconfiam das informações fornecidas pelas empresas sobre o que elas fazem em termos sociais e ambientais, e buscam informações a esse respeito.
A desconfiança ocorre mesmo com as melhores empresas, pois muitos consumidores se sentem mal informados sobre as ações de responsabilidade socioambiental.
Outra constatação do evento trata do fato e que os consumidores estão valorizando mais as questões ambientais em suas decisões de compra, e também estão dispostos a punir ou recompensar as empresas pelas suas práticas de responsabilidade social. E a mudança de um pode significar a mudança de muitos. Isso porque os consumidores brasileiros também estão buscando mobilizar outras pessoas a avaliar as ações das empresas.
"Diante da emergência de um novo consumidor, que exerce seu papel de cidadão por meio de um consumo mais consciente, percebemos que está em curso uma mudança de paradigmas na sociedade na direção da sustentabilidade", afirma o diretor-presidente do Instituto, Helio Mattar.
Entre as ações sugeridas pelos representantes, no evento, está a utilização de ferramentas digitais e redes sociais para informar os consumidores sobre as ações da empresa, além da manutenção de um diálogo constante e transparente com a cadeia produtiva, para viabilizar ações sustentáveis por parte dos fornecedores.
Mudança de comportamento
Em uma enquete feita no site da Akatu, com 664 participantes, 58,83% das pessoas afirmaram que, para influenciar as empresas a ofertar produtos e serviços mais sustentáveis, eles devem comprar apenas das companhias das quais tenham informações seguras de que agem de forma positiva.
Já outros 18,52% afirmaram que precisam comprar apenas o que realmente necessitam, enquanto 14,91% disseram que devem comprar os produtos de que tenham informações seguras de que são mais sustentáveis. Com menor representatividade, 8,73%, ficou a opção por separar o lixo e enviar para coleta seletiva.
http://dinheiro.br.msn.com/financaspessoais/noticia.aspx?cp-documentid=20940764

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou ?Comente este artigo que acabou de ler.
Obrigada